You are on page 1of 14

TRANSPORTE

E RESGATES DE VITIMAS

Tem por finalidade de fornecer os atendimentos básicos para que você,sem ser medico, possa prestar socorro a um acidentado, a um doente ou uma vitima de mal súbito .

Por isso. O transporte traz consigo sempre o risco de agravamento da lesão. nunca remova uma pessoa ferida a menos que esteja correndo perigo imediato ou que necessite de proteção enquanto aguarda socorro médico. O transporte ou a remoção da vítima é a atitude tomada após o resgate. O transporte se faz com o acompanhamento da vítima para local onde possa ser atendida com segurança e tranquilidade. .RESGATES DE VITIMAS  O resgate é a retirada de uma pessoa de um local que lhe oferece perigo.

 Realize rapidamente o ABC da vitima: Abertura das VAS/ boa ventilação circulação. evitando confusão é para que você possa trabalhar de melhor forma possível.COMO RESGATAR A VÍTIMA? Avalie rapidamente a cena é certifique-se de que há segurança para a vitima para você .  Solicite socorro especializado. Lembre-se que toda vitima de trauma deverá ser transportada para o hospital.  .  Procure anotar com clareza os dados de vitima.  Mantenha afastados os curiosos.

a hemorragia deverá ser controlada .TRANSPORTE DE ACIDENTADOS O transporte de acidentados ou vitimas de mal súbito requer o máximo cuidado.  Antes de iniciar qualquer atividade de remoção. e todas as lesões traumato-ortopédicas deverão ser imobilizadas  .com objetivo de não complicar o estado de saúde com agravante das lesões existentes. o socorrista de assegurar-se da manutenção da respiração e dos batimentos cardíacos .

ferimentos leves ou pequenas perturbações que não os tornem inconscientes  MÉTODOS DE TRANSPORTES .De Apoio  Passe o seu braço em torno da cintura da vítima e o braço da vítima ao redor de seu pescoço . desmaio.É usado em casos de vertigem.Uma pessoa .

Caso se encontre inconsciente. ficará com a cabeça estendida para trás. Em casos de envenenamento. em torno de suas costas.TRANSPORTES AO COLO colocando um braço debaixo dos joelhos do acidentado e o outro. picadas por animal peçonhentos. inclinando o corpo um pouco para trás. pois melhora bastante a sua ventilação. bem firme. o que é muito bom.desmaio ou em casos de fratura. .

passe os braços dela ao redor de seu pescoço. previamente imobilizados  .TRANSPORTES NAS COSTAS Dê as costas para a vítima. com entroses ou luxações dos MMII. incline-a para frente e levante-a.  Esse tipo de transporte é usado para remoção de pessoas envenenada.

.

suspende-se um pouco e arrasta-se a pessoa para o local desejado. onde se encontra apoiada a cabeça da vitima.cobertor ou lona.TRANSPORTE DE ARRASTO LENÇOL  Seguram-se as pontas de umas das extremidades do lençol. .

apoiando suas costas nas coxas. e a arrasta para fora do veículo.  A pessoa que for prestar os primeiros socorros.MANOBRA DE RETIRADA DE ACIDENTADO. segura um de seus braços de encontro ao seu tórax. COM SUSPEITA DE FRATURA DE COLUNA. colocando-se por trás passa as mãos sob as axilas do acidentado. DE UM VEÍCULO. . Esta manobra deve ser feita apenas em situações de extrema urgência. como pode ser visto na seqüência de procedimentos mostrados na figura a seguir.

TRANSPORTES PELA EXTREMIDADES  Um dos socorristas segura com os braços o tronco de vitima. segura as pernas da vitima com seus braços . passando-os por baixo das axilas da mesma. O outro de costas para o primeiro.

deve ser transportada nesta posição. pois colocá-la em outra posição pode agravar a lesão .TRANSPORTES DE MACA  A maca é melhor meio de transporte. e apresentar vias aéreas permeáveis e sinais vitais presentes. com todo cuidado. Se a vitima estiver em decúbito ventral.

A cabeça é colocada em posição neutra. O segundo socorrista segura o capacete pelas laterais e vai tracionado-se cuidadosamente em sua direção . apoiando uma das mãos sob a região posterior do pescoço e a outra na mandíbula.REMOÇÃO DE CAPACETE NOS ACIDENTES DE MOTOCICLETA  Estabilizar manualmente a cabeça e o pescoço da vítima por trás .

 .html  Data : 27/09/2012  ANTES DE AGIR OBSERVE !! Nomes : Edilaene Alves & Dayene Mello Turma: 4t  Disciplina : Primeiros socorros prof: Lauracy.br/2010/0 6/transporte-de-acidentados.com.blogspot.Bibliografia  Manual de socorro de emergência –ED.ATHENEU  Manual para monitores em primeiros socorros – promem(programa médico para situações de emergências)-Petrobrás  http://concursoparaenfermagem.