UM OLHAR SOBRE A CATEQUESE...

Apostar na Catequese Paroquial

Pastores... Catequistas... Famílias... Todos

temos uma responsabilidade comum que é educar o catequizando na fé, a cada membro são atribuidas responsabilidades pastorais diferentes...

ORGANIZAÇÃO PAROQUIAL

A Coordenação...

A Coordenação
Actualizar-se... Formação permanente... Mudança de mentalidade... Abrir novos horizontes...

Renovação

A Coordenação

Desafios
A catequese não pode ser improvisação Organizar
Criar um clima humano afectivo

Pensar Buscar novos rumos

Actualizar Animar os catequistas

A Coordenação

A

coordenação tem por finalidades:
 Criar

relações  Facilitar a participação  Desenvolver a sociabilidade  Levar à cooperação  Tornar eficaz o conjunto da caminhada catequética

Esta missão requer um trabalho de grupo

Organização na Catequese
A

organização na catequese supõe vários níveis de actuação. pela necessidade de pequenas acções que ajudem a estruturar todo o trabalho.

 Passa

Organização na Catequese

 “A

coordenação da catequese é uma tarefa importante no âmbito de uma Igreja particular. Ela pode ser considerada:
 No

interior da própria catequese, entre as suas diversas formas, dirigidas às diferentes idades e ambientes sociais;  Com referência aos laços que a catequese mantém com as outras formas do ministério da Palavra e com outras acções evangelizadoras.

Organização na Catequese

A coordenação da catequese não é um facto meramente estratégico mas possui uma dimensão teológica de fundo.

“A acção evangelizadora da Igreja deve ser bem coordenada porque ela visa à unidade da fé, a qual, por sua vez, sustenta todas as acções da Igreja.”

Organização na Catequese

A coordenação tem em vista a realização do projecto de Deus, o serviço de Deus, feito na alegria, simplicidade, humildade e entusiasmo.

“A organização da pastoral catequética tem como ponto de referência o Bispo da Diocese.”

O Exemplo de Jesus

A coordenação reveste-se de uma espiritualidade e de uma missão. Coordenar é integrar, animar, avaliar, celebrar, incentivar a caminhada da catequese. A coordenação é o serviço que mantém viva a caminhada da catequese em sintonia com as opções diocesanas, paroquiais e segundo as exigências de uma catequese renovada. O coordenador encontra o seu modelo, a sua inspiração e a fonte de graça para exercer o seu serviço da pessoa de Jesus.

O Exemplo de Jesus

Jesus Cristo assumiu a sua missão... Fez-se cercar do grupo dos doze.

É

a Pessoa de Jesus Cristo que está no centro da Catequese...

A equipa coordenadora Coloca os seus alicerces n’Ele...

A equipa coordenadora deve atingir três processos
Animação

Comunhão Fraterna

Mobilização

A equipa coordenadora deve atingir três processos

Animação
A

equipa deverá criar condições para que todos participem no trabalho com os seus esforços e conquistas.  Animar significa “gerar vida”.  Entusiasmo significa “cheio de Deus”.  Estas duas características são imprescindíveis numa equipa, para uma busca do melhor para a comunidade cristã.

A equipa coordenadora deve atingir três processos

Comunhão Fraterna
 Devemos

incentivar o bom nível de relacionamento interpessoal no grupo de catequistas.  A experiência de comunhão torna-se sinal de conversão e caridade dentro da comunidade.  Conviver com a diferença dos outros só traz enriquecimento quando é partilhada de maneira construtiva e numa visão de fé.

A equipa coordenadora deve atingir três processos

Mobilização

Promover

a união entre todos, apesar das diferenças pessoais de cada um.

A Coordenação
A coordenação é o serviço que suscita e integra através de acções concretas as forças vivas da catequese: pároco, catequistas, pais, catequizandos e os outros serviços pastorais

Este serviço deve ser exercido com alegria, como fonte de espiritualidade, como um serviço em prol do Reino: animando, actualizando-se, estando em sintonia com as orientações diocesanas.

A Equipa Coordenadora
Pároco
Coordenador Secretário Tesoureiro

Casal Pais

A equipa coordenadora

Coordenador de catecismo

Responsável Infância

Responsável Adolescência

Funções dos Membros da Equipa coordenadora

Pároco
 Responsável

por toda

a actividade catequética da sua paróquia, zelando pelo cumprimento de todas as actividades programadas.

COORDENADOR
O

coordenador é um Catequista eleito pelos outros catequistas ou pelo Pároco. - Tem por missão: - Animar os Catequistas - Abrir novos horizontes - Actualizar-se continuamente - Criar clima de acolhimento, partilha e confiança entre todos os membros. - Estar atento ao cumprimento do programa, à assuidade e pontualidade dos catequistas e catequizandos. -Incentivar as reuniões de pais com os catequistas.

Funções dos Membros da Equipa coordenadora

Secretário
   

  

Coordenar e executar o processo burocrático da catequese. Programar e coordenar as reuniões de catequistas. Registar em acta os temas tratados nas reuniões. Coordenar os registos de assiduidade e transição dos catequizandos e as fichas individuais dos catequistas. Elaborar um relatório da tesouraria. Comunicar a todos os catequistas as informações recebidas. Manter um quadro de avisos com informações úteis para a catequese.

Funções dos Membros da Equipa coordenadora

Responsável Infância / Adolescência
   

Acompanha a preparação das catequeses com os restantes catequistas. Agenda as reuniões de catequistas e de pais, das quais apresenta relatórios à equipa. Programa e prepara as Festas de Catequese com as respectivas catequistas. Centraliza as situações problemáticas dos catequizandos, famílias ou catequistas resolvendo-as ou apresentando-as à equipa ou pároco. Participa nas acções de formação.

Funções dos Membros da Equipa coordenadora

Casal de Pais
 Nomeado

pelo pároco ou sugerido pelos catequistas.  São colaboradores dos catequistas podendo mesmo participar nas reuniões de catequistas e estabelecem uma ponte com os outros pais.

Funções dos Membros da Equipa coordenadora

O Coordenador de Catecismo
 

 

Fazer chegar aos catequistas do seu catecismo TODOS os avisos e convocatórias. Transmitir à equipa coordenadora informações e/ou problemas surgidos no seu catecismo ou sugestões das catequistas. Realizar reuniões periódicas com os Catequistas do seu catecismo, para orientação conjunta de trabalho. Dinamizar e preparar, com os catequistas do seu catecismo, as respectivas celebrações e actividades ao longo do ano. Verificar se, no seu catecismo, há catequistas sem curso. Caso haja motivá-los a participar neles.

Funções dos Membros da Equipa coordenadora

O Coordenador de Catecismo
 Programar

com os catequistas do seu catecismo as reuniões de pais e estar presente nelas.  Substituir ou designar substituto, quando necessário, a qualquer dos catequistas do seu catecismo.  Participar nas reuniões da equipa coordenadora.
O Coordenador de catecismo é o elo de ligação dos catequistas

Regulamento da Catequese

A

Catequese da Infância e da Adolescência é uma acção comunitária que engloba o compromisso de todos: pais, catequistas, comunidade cristã e o pároco.

NOVOS CATECISMOS Esteticamente mais atractivos.  Mais evangelizadores.  Mais iniciadores.  Mais inculturados  Mais testemunhais  Mais pedagógicos  Mais paroquiais

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful