You are on page 1of 25

PROEX

PROGRAMA DE FINANCIAMENTO AS
EXPORTAÇÕES

Componentes: Karla Marisa ,Edgelson Nunes, Manoel José , Janaina cristina

PROEX
É

um programa do Governo Federal que apoia às exportações brasileiras de bens e serviços, a custos compatíveis com os praticados no mercado internacional .

MODALIDADES Financiamento Equalização .

Proex financiamento  Itens financiáveis e prazos de financiamento financiável do crédito de moeda de  Percentual  Beneficiário pagamento  Amortização  Quais do financiamento as vantagens do Proex financiamento ? .

consolidação de embarques ou faturamento dos serviços . . são calculados sobre o saldo devedor pelo n° de dias decorridos desde a data de embarque .PAGAMENTO DOS JUROS Não há carência e sendo assim devem ser pagos a cada três ou seis meses apartir do inicio da contagem do prazo de financiamento .emissão da fatura comercial .com vencimento nas mesmas datas das prestações de principal. assinatura do contrato .

PAGAMENTO DOS JUROS  Carência  Calculo  Taxa Libor Credit X Buyer´s Credit  Suplie´rs .

GARANTIAS  Aval  Fiança  Carta de Crédito .

PROEX FINANCIAMENTO  Comissão  Alçada  Ciclo de agente decisória operacional .

com vistas a constituição das garantias . C)Encaminhamento dos documentos representativos da exportação ao BB para envio ao exterior . . com anterioridade ao embarque das mercadorias . vinculação ao correspondente RC. e realização em embarque de mercadorias .PASSO A PASSO DO FINANCIAMENTO De acordo com a operação “suplir´s credit” : A)Preenchimento e validação no Siscomex do RC . B)Emissão do RE .

conforme o caso .PASSO A PASSO DO FINANCIAMENTO D)Retorno de tais documentos ao pais para endosso /cessão de direitos creditórios ao BB . .

Ciclo de operação do suplie´r credit 8 Importador Pagamento da exportação Banco Garantidor 1 3 faturament o Embarque constituição de e/ou garantia 5 9 Remessa financeira (pagamento) de 2 Pedido enquadramento Exportador 4 negociação de documentos BB 6 Repasse de recursos financeiro s 7 Desembolso ao exportador Solicitação de recursos financeiros STN .

PROEX EQUALIZAÇÃO É um sistema de equalização de taxas de juros. . e uma modalidade em que o governo federal paga parte dos encargos financeiros dos créditos á exportação brasileira de bens e serviços contratadas por instituições financeiras estabelecidas no Brasil e no exterior.

a mesma lista elaborada para o financiamento também é valida para o sistema de equalização de taxas de juros . a lista e única.ITENS ELEGÍVEIS É a relação de bens e serviços cadastrados no MDIC. . ou seja.

limitado.PERCENTUAL EQUALIZÁVEL  Desde que as mercadorias negociadas apresentem o índice de nacionalização mínimo equivalente a 60%. de qualquer maneira . . o percentual máximo de equalização admissível poderá corresponder a 85% do valor total da exportação .ao valor do financiamento.

incluídas as agências de bancos brasileiros.  No exterior . .BENEFICIÁRIOS DA EQUALIZAÇÃO  No Brasil podem se habilitar ao PROEX equalização os bancos múltiplos . de investimento e de desenvolvimento .comerciais . figuram como entidades habilitadas ao beneficio da equalização os estabelecimentos de credito ou financeiros . residentes ou domiciliados no Brasil.

● Prazo de financiamento e regime de amortização. ● Pagamento de Juros .

PRAZO DE EQUALIZAÇÃO  Valor agregado da mercadoria do Serviço  Complexidade  Varia de 60 dias a 10 anos .

ELEVAÇÃO DO PRAZO/ PRAZO MÁXIMO  Valor unitário do item da negociado no NCM  Particularidade do Serviço  Nem sempre cobre todo o financiamento .

 Responsabilidade quanto a forma. constituição é do banco financiador .GARANTIAS  Caráter acessório . . natureza.

o percentual máximo de equalização admissível será a diferença entre o valor da exportação compactuada de venda e o da comissão.COMISSÃO DE AGENTE  Quando maior de 15%. .

ALÇADA DECISÓRIA  Banco do Brasil  COFIG .

CICLO OPERACIONAL  Negociação  RC dos termos de venda no Siscomex do RE  Emissão  Documentos  Desembolso ao exportador  Comprovação  Emissão da NTN-I .

PAGAMENTO  Escritural (SELIC)  Bancos Estrangeiros  Aprovação do Banco do Brasil  Documentação Comprobatória .

.PROEX MIX  Modalidade que reúne as modalidade de Financiamento e equalização.

A EQUIPE AGRADECE PELA ATENÇÃO TENHA UMA BOA NOITE ! .