You are on page 1of 36

Planejamento e Projetos

Planejamento Estratégico

•Aluno:

Planejamento Estratégico
Planejamento estratégico é uma ferramenta gerencial que permite a previsão dos acontecimentos futuros e, baseando-se neste cenário, prepara a organização para o alcance dos objetivos traçados.

Planejamento Estratégico
Para preparar a organização para o futuro, o Planejamento Estratégico avalia a organização e o seu contexto, analisando pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.

Planejamento Estratégico O Planejamento Estratégico tem quatro etapas bastante definidas: Diagnóstico Visão Estratégica Plano de Ação Execução .

do meio em que ela está inserida e dos atores que competem neste meio. .Planejamento Estratégico O diagnóstico pode ser entendido como o conhecimento da organização.

O diagrama de Michael Poter explicita os principais atores competitivos que influenciam a organização: Parceiros Fornecedores Concorrentes Organização Clientes Sociedade Governo ..Planejamento Estratégico Do fim para o começo..

por exemplo. Esse entendimento leva ao desenho de cenários atuais e futuros. pessimista ou otimista? Que oportunidade ou ameaças esse cenário nos proporciona? . Como podemos imaginar.Planejamento Estratégico A organização não está isolada do meio. o cenário atual da política e como poderemos imaginá-lo para cinco anos? É um cenário adverso. O entendimento do meio é fundamental para o planejamento estratégico.

o diagnóstico. .Planejamento Estratégico Portanto. Quanto aos indicadores de desempenho. posiciona a organização. diante do contexto atual e futuro. Quanto aos fatores críticos de sucesso.. Quanto aos recursos.. Quanto aos pontos fortes e fracos.

Algumas técnicas de planejamento elaboram a Visão Estratégica antes do Diagnóstico. .Planejamento Estratégico A Visão Estratégica é a parte do Planejamento Estratégico em que a organização vai definir as bases filosóficas de sua existência e os objetivos de longo prazo.

Planejamento Estratégico A Visão Estratégica é subdividida em: Missão Valores Visão de Futuro Objetivos Estratégicos .

objetiva partilhada por todos os dirigentes e colaboradores da empresa ou entidade” .Conceito de „visão‟ “É um modelo mental claro e „luminoso‟ de um estado ou situação altamente desejável!!! de uma realidade futura – possível descrito de forma simples.

A importância da visão compartilhada  explicita o que a instituição quer ser  unifica as expectativas  dá um sentido de direção  facilita a comunicação  ajuda o envolvimento  favorece o comprometimento  dá energia às equipes de trabalho  inspira as grandes diretrizes da entidade  baliza as estratégias e demais ações .

É a razão de ser da empresa.A MISSÃO DA EMPRESA CONCEITO: Missão é o papel desempenhado pela empresa em seu negócio. qual é a necessidade básica que a organização pretende suprir?  que diferença faz ela existir ou não? para que serve?  para que existe? qual é a sua „razão de ser‟?  qual a motivação básica que inspirou seus fundadores? .

BR. a garantia da qualidade e segurança. promovendo o desenvolvimento tecnológico. outros produtos e serviços correlatos nos mercados nacional e internacional. “Comercialização.A. objetivando a satisafação do cliente.Petrobrás Distribuidora S. energéticos.” . com rentabilidade e competitividade. distribuição e industrialização de derivados de petróleo. contribuindo para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sócio-econômico do país.

colaboradores e comunidade. visando à satisafação de clientes. acionistas.Copel – Companhia Paranaense de Energia “Promover o desenvolvimento sócio-econômico e tecnológico do Estado do Paraná. produção.” . pela atuação na área de energia e em áreas vinculadas. assistência e comercialização de bens e serviços.” Randon “Oferecer soluções para transporte através do desenvolvimento.

Motorauto “Comercializar. respeitando e satisfazendo clientes. produtos e serviços para atender às necessidades de transporte. com rapidez e simpatia. num ambiente limpo e agradável. funcionários e fornecedores. assegurando resultados que permitam a expansão e o aprimoramento das atividades.” MCDonald’s explicou assim sua “McMissão”: “Servir alimentos de qualidade. com excelência.” .

buscando a excelência.” .É a seguinte Missão orientada do Sistema TELEBRÁS: “Propiciar à sociedade serviços de telecomunicações adequados ao seu desenvolvimento político e econômico e ao bem-estar social.” LOCALIZA NACIONAL “Oferecer soluções em transporte. através do aluguel de carros.

com eficácia e lucratividade. acionistas e empregados e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. harmonizando os interesses de clientes.BESC.” . através do apoio financeiro e da prestação de serviço.BANCO DO ESTADO DE SANTA CATARINA “Ajudar o crescimento de organizações e pessoas.

o seguinte: “A Fundação Roberto Marinho tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento social através de ações educacionais. conduzidas através de criação de modelos ou de programas sistêmicos de caráter permanente. culturais e de apoio a atividades comunitárias. nos principais veículos de comunicação.” .A Fundação Roberto Marinho divulgou em 1981.

E da Honda? Motos. é uma visão míope. É natural que centremos nossa resposta no produto ou serviços da empresa. pois não nos induz a pensar nas oportunidades e ameaças a empresa. Só pensarmos na visão estratégica mudamos as respostas para: Honda – “Estamos no negócio de transportes” .

Vejamos o caso Kopenhagen pela sua visão estratégica quanto aos aspectos: Preço Se fosse a visão míope de chocolate estaria concorrendo com a Garoto. compra presentes. Embalagem Todos os presentes já são embrulhados para presente. Pela visão estratégica tem faixas de preços maiores pois o cliente não compra chocolate. Lacta. Nestle. Kopenhagen – “Estamos no negócio de Presentes” . com faixa de preço idêntico ou próximo.

.Localização A localização estratégica. Horário de Funcionamento Funcionam até as 22 horas para os presentes de última hora. normalmente em Shopping Centers ou lugar compatível.

Prazer e Status Automação de Escritório Transporte .EMPRESA Visão Míope (Produto ou serviço) Filmes Cosméticos Copiadoras Motos/ automóveis NEGÓCIO Visão Estratégica (Benefício) Produtoras de Hollywood Avon Xerox Honda Diversão. Cultura e Lazer Beleza.

Localiza Arisco Freios Vargas Exxon (Esso) Monsanto Randon SLC Cemig Aluguel de Carros Tempero Freios Combustível Química Veículos e Implementos Máquinas Agrícolas Energia elétrica Soluções em transporte Alimentos Desaceleração de Veículos automotivos Energia Bem Estar Soluções para o Transporte Tecnologia para a Agricultura Energia .

entretenimento Serviços Soluções Financeiras Financeiros Livros e Revistas Informação.IBM Mercedes Benz Estrela Citibanhk (Brasil) Abril Computadores Veículos Brinquedos Informação Soluções de transporte Alegria. Entretenimento e Lazer Serviços telefônicos Transporte de Informações Telefônica . Cultura.

EMPRESA Adidas Agabe SETOR Roupas esportivas Calçados Alarde Alcan Ind. Química Panela Rochedo SLOGAN A marca dos campeões Esse italiano vai pegar no seu pé. Fragância Exclusiva Sempre faz mais pelo consumidor O lado íntimo do homem de classe Alert Cuecas .

voltada a: Sobrevivência – Manutenção – Crescimento e Desenvolvimento – sempre frente ao cenário ambiente.Estratégias Empresariais Deve ser estabelecido de acordo com a situação da empresa. Deve-se analisar as oportunidades para desenvolver e aproveitar todas as oportunidades possíveis. .

Tem que ser bem pensada. pois se prolongado vai ser suplantada pelo ambiente e pelos concorrentes. não por medo e nem por longo prazo.Estratégia de Sobrevivência Praticada quando o ambiente e a empresa estão em situação imprópria ou muitos pontos fracos e ameaças externas. .

diminuir cargos. mas também melhorar a produtividade pode ser redução.Desinvestimento Analisar e desaquecer ou mesmo encerrar linhas de produto que não apresentem vantagens competitivas. e se dá pela redução de todos os custos possíveis.Tipos de Estratégia de Sobrevivência 1). reduzir custos de promoção. . 2). Alguns exemplos – redução de estoque.Redução de Custos Forma mais utilizada. reduzir pessoal.

3). Só quando não há saída. o seu esforço de produção e de venda prejudica o mix de margem obtida pelo(s) outro(s) modelo (s). .Exemplo: modelo de veículo lançado que não apresentar aceitação no mercado.Liquidação do negócio: Última instância. Em caso de não dar certo. Principalmente em empresas que dependem de um só produto ou determinado mercado.

.Utilizada quando a empresa contém muitas ameaças.Estratégia de Manutenção . Três situações da estratégia de manutenção: . e maximizando seus pontos fortes combatendo os pontos fortes da concorrência.Minimizando seus pontos fracos e explorando os pontos fracos dos concorrentes. . mas a empresa possui uma série de pontos fortes. sem parar totalmente.Investimentos moderados.

Identificada as variáveis ambientais e diante do negócio e missão da empresa devemos responder as seguintes perguntas: . Estabelecer que variáveis ambientais internas e externas nos interessam. Qual é o nosso negócio. Qual é a missão da empresa.DIFICULDADES DE PLANEJAR As informações seguras e rápidas sobre o ambiente externo e interno.

 Quais nossos pontos fortes?  Quais nossos pontos fracos?  Quais os pontos fortes dos concorrentes?  Quais os pontos fracos dos concorrentes?  Quais pontos fortes poderemos desenvolver?  Quais pontos fracos poderemos desenvolver?  De que modo nossos pontos fortes e fracos podem ser afetados pelas mudanças de ambiente?  Quais as oportunidades que o ambiente oferece?  Quais as ameaças ambientais?  Que mudanças poderão ocorrer? .

Podem ser vistas como ameaças por muitos executivos – mas todas precisam ser exploradas como uma oportunidade – para fazer algo diferente. algo de novo e. acima de tudo. Druker adverte: “Mudanças são oportunidades. para fazer algo melhor. . algo mais produtivo e lucrativo”.Para os que temem mudanças.

Vários executivos questionam sobre como converter planos em ações concretas. é preciso descer da estratosfera das idéias e intenções para o terreno firme das realizações. humanos e materiais) necessários para viabilizar planos.Enfim. financeiros. Como garantir a disponibilidade e o timing dos recursos (tecnológicos. principalmente quando vivemos em um contexto de incertezas e surpresas de toda ordem. informáticos. programas e projetos? .

Ofereça-me horas de prazer e conhecimento. Ofereça-me uma aparência rica e atraente.  Não me ofereça livros.  Não me ofereça sapatos. Ofereça-me conforto e tranqüilidade de um ambiente aconchegante. emoções e ambiência. .  Não me ofereça coisas. comodidade e um lugar que prime pela limpeza e felicidade. Ofereça-me lazer e a sonoridade da música.  Não me ofereça ferramentas. Ofereça-me segurança.  Não me ofereça móveis. Ofereça-me comodidade para meus pés e o prazer de caminhar.Negócio (autor anônimo)  Não me ofereça coisas. Ofereça-me idéias.  Não me ofereça casa. Ofereça-me o benefício e o prazer de fazer coisas bonitas.  Não me ofereça discos.  Não me ofereça roupas.