You are on page 1of 13

COM A VOZ A LETRA DOS ESTUDANTES

O ensino de literatura: algumas imagens

OPINIES SOBRE O ENSINO DE LITERATURA: A VOZ DOS BLOGS


http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?c mm=527996 http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/159481/ http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/129070/

A LISTA DO VESTIBULAR EM ANLISE PELOS VESTIBULANDOS


Pesquisa do ncleo Literatura e Memria (nuLIME)

Coperve, vertibular 2006


Uma das propostas de redao:

Considerando a lista das obras literrias indicadas para

este vestibular, qual ou quais dos livros desta relao voc indicaria para leitura e qual ou quais voc no aconselharia? Por qu?

Quais eram os livros:


Os Sertes, de Euclides da Cunha,

Poemas Escolhidos, de Jorge de Lima,


O Fantstico na Ilha de Santa Catarina, de Franklin

Cascaes, Apenas um Curumim, de Werner Zotz, Amigo Velho, de Guido Wilmar Sassi, 200 crnicas escolhidas, de Rubem Braga, Imprio Caboclo, de Donaldo Schller, Brs, Bexiga e Barra Funda, de Alcntara Machado, A Rosa do povo, de Carlos Drummmond de Andrade Resumo de Ana, de Modesto Carone

Pesquisa em amostra de 500 redaes


Questo: At que ponto os livros indicados para o

vestibular da UFSC formam um novo leitor ou solidificam uma outra prtica de leitura?

Questionando as escolhas, alguns exemplos:


Redao 33: O mais chato nome designado por

alguns vestibulandos para definir Os Sertes o que eu no aconselho. So mais de quinhentas pginas de puro sofrimento, no quesito veracidade histrica, Imprio Caboclo deixa muito a desejar. Redao 48: os livros de fico no possuem informaes teis e necessrias. Por ex: O homem que sabia javans interessante, porm desnecessrio. Redao 53: no se tem muita ideia de como e porque de certos livros serem escolhidos, mas tem a certeza que esses mesmos livros so timas obras que foram muito discutidas j, e assim foram compor o vestibular.

Continuando...
Redao 117: sempre tem um livro desconhecido que

entra na lista, como Apenas um curumim. Eu nunca tinha sequer ouvido esse nome, mas tive que ler o livro, que por sinal gostei e me identifiquei com alguns aspectos do livro. Redao 142: So livros bem conceituados, de bons escritores, mas que nem sempre agradam seus leitores. s vezes pela dificuldade da linguagem, do entendimento do livro, por razes de apresentar bastantes palavras desconhecidas ou que foi escrito h tempos. Redao 200: E Os Sertes? No vai falar dos Sertes? Ah, Os Sertes voltou para a estante que de onde nunca deveria ter sado.

As escolhas alheias e as prprias


Redao 52: As leituras obrigatrias devem [...] ser cada vez mais

contemporneas. O hbito de ler no realizado por prazer acarreta ao [sic] desinteresse e ao possvel abandono permanente dos livros. Redao 58: Para mim os livros so bons quando prendem minha ateno, me secam a boca ou quando no consigo parar de lerlos [sic] at o fim. Redao 80: Algumas vezes, o papel da escolha dos livros a serem lidos primeiro fica a cargo da instituio de ensino e no do estudante, fazendo-o perder a disposio ou o interesse para a leitura de algumas obras. Redao 139: Falar de Os Sertes talvez j parea chato, todos tm horror ao livro, no querem saber de ler. [...] Talvez devssemos deixar de lado o fato de as leituras serem obrigatrias e pensar nas oportunidades de aprendizado que elas podem nos oferecer. Redao X: E se lssemos tudo o que fosse de nosso agrado, qual seria nosso conhecimento hoje?

260 recomendaes e 119 no-recomendaes

Razes para recomendao:


a) Os Sertes: sobre importante fato histrico, traz cultura

e informaes sobre historia e geografia para os amantes da guerra e da complexidade; para quem tem mais conhecimento da Lngua Portuguesa, e uma leitura inteligente; indica, apesar da linguagem, aprendizado gramatical; e um livro cannico; permite adquirir vocabulrio e leva a reflexo. b) Apenas um curumim: pela mensagem ecolgica que nos traz; pela linguagem; pela cultura indgena; pela natureza descrita; pelo ensinamento de respeitar a terra; pela descontrao, por ser dinmico e reflexivo; pelo autor ser catarinense; por ser emocionante e levar a conscientizao; por fazer o leitor se prender a historia.

Os no recomendados;

Razes:
Os Sertes possui linguagem complicada, tem excesso

de detalhes, exige conhecimento prvio sobre o assunto, denso, longo, violento, cansativo...
Ramos, Tnia Regina Oliveira & Ramos, GizelleKaminski Corso.

Literatura e ensino Florianpolis : LLV/CCE/UFSC, 2010.

You might also like