You are on page 1of 30

Estacas de e

Grupo:
Amanda Bezerra Diana Lopes Taisa Sângela

Estacas de Madeira
Um tipo muito conhecido de fundação profunda, utilizada desde os mais remotos tempos. Constituído por troncos de árvores, bem retos e regulares que são cravado no solo; As qualidades que devem ser atendidas são: durabilidade e resistência ao choque. As madeiras mais usadas são: aroeiras, maçaranduba, eucalipto, peroba-do-campo, etc.

Aroeira

Eucalipt o

Maçaranduba

Estacas de madeira .

.

que delas se alimentam. causando seu apodrecimento. .A.Estacas de madeira Duração ilimitada abaixo do N.. pois não sofrem o ataque de organismos aeróbios e organismos inferiores.

Campanário da Igreja de São Marcos Teatro Municipal do Rio de Janeiro .

com a parte mais grossa para cima e com a parte mais grossa para baixo. Ação dos insetos (termitas ou cupins).Estacas de madeira Pode ser cravada de duas formas diferentes. entre as quais vários moluscos e crustáceos. umidade e temperatura favorável. Ataque por brocas marinhas. As causas da deterioração das estacas de madeira são: O apodrecimento causado pela ação dos cogumelos. em presença do ar. .

mercúrio e etc. Proveniente da destilação do carvão ou do asfalto) . Sais de zinco.Estacas de madeira Métodos de preservação: Pintura. . O creosoto (subst. É a mais eficiente. cobre. imersão e impregnação. e seu consumo é de 30 kg/m³ quando usadas no mar. e a metade disso quando usadas em terra.

a Norma Alemã DIN 1 054 exige que: As constituições do subsolo seja bem conhecida. O comprimento mínimo cravado seja de 5 m e a estaca penetre suficientemente numa camada resistente e não ocorram trepidações apreciáveis. O diâmetro mínimo na ponta seja de 25 cm.5tm e a nega média para as três últimas dezenas de golpes seja. . seu peso seja o dobro do da estaca. Na cravação com martelo. igual a 40mm/10 golpes.Estacas de madeira Para a adoção dos valores das estacas. no máximo. a energia por golpe de um bate-estacas lento (menos de 60 golpes por minuto) seja de 1.

.Estacas Metálicas As estacas metálicas enquadram-se na categoria das estacas de deslocamento. tubos de chapas dobradas (de seção circular . Produzidas industrialmente. quadrada e retangular) e até trilhos. São constituídas por peças de aço laminado ou soldado tais como: Perfis de seção I e H.

.

Devem ser resistentes a corrosão pela natureza própria aço ou por tratamento adequado.Estacas Metálicas Praticamente retilíneas. .

portos e viadutos. na construção de estruturas industriais.Aplicações As estacas metálicas têm aplicação destacada como elementos de fundação. edifícios. pontes. . Está presente também nas estruturas de contenção.

propicia melhor resistência ao atrito lateral. O perímetro das estacas. Possibilidade de cravação em solos de difícil transposição. em contato direto com o solo. As propriedades mecânicas e geométricas uniformes dos perfis garantem a integridade da estaca. O pequeno deslocamento do solo adjacente durante a cravação minimiza a interferência com estacas vizinhas. .Vantagens Rapidez no processo de cravação e garantia de canteiro de obras limpo.

Nesse caso. substituem-se com muita vantagem as gaiolas de armação por uma peça estrutural de aço. Redução das perdas devido à inexistência de quebras e a viabilidade de se emendar sobras (soldas).Vantagens Garantia da aplicação de material com excelente qualidade e com grande resistência estrutural. tendo como resultado a consequente diminuição de mão de obra e agilização dos serviços. . Inexistência de vibração quando se implantam os perfis por meio de percussão ou por técnicas modernas tais como a perfuração com equipamentos de hélice contínua.

Hélice Contínua Bate-estaca com martelo de queda livre .

. sendo estas. constituídas por rochas. na maioria das vezes.Vantagens Como essas estacas podem ser emendadas. é permitida a cravação até profundidades muitos grandes. de forma que transfiram a carga para camadas profundas e firmes. Maior facilidade de manuseio devido ao menor peso das peças quando comparados com os elementos prémoldados de concreto.

. pontos alcalinos. • Corrosão. • Reduzida resistência de ponta.Limitações • Alto custo quando comparada às estacas prémoldadas. solos contaminados). • Para fabricação exige maquinário específico. a distância entre fabricação e destino pode acarretar custos altos. Atacável por águas agressivas e solos corrosivos (pântanos. estacas Franki e estacas Strauss.

Corrosão O efeito de corrosão nas estruturas enterradas está condicionado basicamente aos seguintes fatores: Granulometria do solo Profundidade Características químicas dos solos Acidez do solo Resistividade do solo .

que estacas de aço que estiverem total ou permanentemente enterradas. dispensam tratamento especial.Proteção É um critério estabelecido. independentemente da situação d’água. desde que seja descontada a espessura indicada na tabela: . pela ABNT NBR 8800.

2 .0 2.Espessura Descontada Classe Solos em estado natural e aterros controlados Argila orgânica.0 1.5 3. solos porosos não saturados Turfa Aterros não controlados Solos contaminados* *Casos de solos agressivos devem ser estudados especificamente Espessura mínima de sacrifício (mm) 1.Tabela .0 3.

. como: Encamisamento de concreto. pintura a base de resina epóxi.Proteção Além disso existem outros tratamentos. proteção catódica.

é possível adequar a solução aos mais variados tipos de obras. Aliando um custo competitivo à rapidez de execução. desde terminais portuários a passagens de nível rodoviárias.Contenção: Estacas .Pranchas As estacas prancha metálicas têm sido usadas nos últimos cem anos em obras de contenção ao redor do mundo. a parede de estacas metálicas tem se mostrado a solução mais econômica para um grande número de obras. Regulamentadas pelas normas europeias e com uma grande gama de alternativas. .

Contenção: Estacas .Pranchas Elevado reaproveitamento Obtenção de contenções impermeáveis Execução rápida Execução em obras temporárias e definitivas Atingem grandes profundidades Custo médio a alto .

.

Aplicação As aplicações das estacas prancha são numerosas e podem ser de caráter provisório ou definitivo. Estacionamentos subterrâneos. Exemplos de projetos em estacas pranchas laminadas a quente: Obras de contenção dentro e fora d’água. . Construção de novos piers / cais e expansão de piers / cais existentes entre outros.

3. Obra de estacionamento subterrâneo – Bruxelas Obra de contenção provisória em ambiente urbano Metrô de Viena Obra de construção de um novo cais Itália . 2.1.

Exemplo de Aplicações EDIFÍCIO MARQUÊS DE HERVAL (Avenida Rio Branco. Estacas de sustentação e Contenção. . 1953) Perfis duplo I. Projeto MMM Roberto. 185.

CAPUTO.wordpress. CONCRESOLO/COPESOLO – Geotecnia e Fundações. edição.com/2011/06/20/edificiosmarcantes-no-centro-do-rio-de-janeiro/ > acesso no dia 25/03/2013 as 16:30. Encontrado em <http://www.com. MÊCANICA DOS SOLOS E SUAS APLICAÇÕES. Estacas metálicas. Equipamentos. • • .Referências • COISAS DA ARQUITETURA. Encontrado em <http://www.eng. 6ª • • METÁLICA.br/estacas-metalicas > acesso no dia 24/03/2013 as 16:47. A TÉCNICA DE EDIFICAR. encontrado em: http://coisasdaarquitetura. 1987.solo. YAZIGI.br/index/equipamentos# > acesso no dia 25/03/2013 as 16:42. 2009. 10ª edição. Homero Pinto. Edifícios marcantes no centro do Rio de Janeiro.metalica. Walld.