You are on page 1of 11

interdependentes e recorrentes  Art. relacionadas. instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde. entre outros. escolas. públicos ou privados. de modo deliberado e sistemático. domicílios. associações comunitárias. 1º O Processo de Enfermagem deve ser realizado. 2º O Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter- .  § 1º –os ambientes de que trata o caput deste artigo referem-se a  § 2º – quando realizado em instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde. fábricas. entre outros. o Processo de Saúde de Enfermagem corresponde ao usualmente denominado nesses ambientes como Consulta de Enfermagem. escolas. em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem instituições prestadoras de serviços de internação hospitalar. associações comunitárias. em todos os ambientes. domicílios.Processo de Enfermagem  Art.

ETAPAS DO PROCESSO .

Investigação Diagnóstico Processo Avaliação Planejamento Implementação .

família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença. que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa.I- COLETA DE DADOS Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) processo deliberado. . sistemático e contínuo. realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas.

INVESTIGAÇÃO SISTEMÁTICA COLETA DE DADOS REGISTRO DE DADOS VALIDAÇÃO DADOS INVESTIGAÇÃO INVESTIGAÇÃO DE DADOS AGRUPAMENTO DE DADOS .

família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença.II. as respostas da pessoa.DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM Diagnóstico de Enfermagem – processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa. . com mais exatidão. e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados. que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam.

PLANEJAMENTO DE ENFERMAGEM Planejamento de Enfermagem – determinação dos resultados que se espera alcançar. família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença. e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face às respostas da pessoa.III. identificadas na etapa de Diagnóstico de Enfermagem .

na etapa de Planejamento de .IMPLEMENTAÇÃO  Implementação – realização das ações ou intervenções determinadas Enfermagem.IV.

sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa.AVALIAÇÃO DE ENFERMAGEM  Avaliação de Enfermagem – processo deliberado.V. para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado. família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença. . e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem.

Quando lutamos por idéias nas quais acreditamos nasce daí um sentimento de dignidade de ser alguém que faz a diferença”.“Existem dois jeitos de viver: acomodar-se ou ousar. Roberto Shinyashiki .