You are on page 1of 11

RELAÇÕES ECOLÓGICAS

Relações Ecológicas Intra-específicas Inter-específicas Desarmônicas Harmônicas Desarmônicas Harmônicas canibalismo colônias amensalismo inquilinismo competição competição sociedades mutualismo parasitismo simbiose predatismo comensalismo .

Simbiose .Relações Harmônicas Interespecíficas (entre espécies diferentes) .Inquilinismo .Mutualismo .Comensalismo .

Os indivíduos de uma sociedade têm independência física uns dos outros. podendo ou não ocorrer divisão do trabalho. Insetos sociais:Abelhas. sendo-lhes impossível a vida quando isolados do conjuntos. SOCIEDADE COLÔNIA Agrupamento de indivíduos da mesma espécie que revelam profundo grau de interdependência e se mostram ligados uns aos outros.RELAÇÕES ECOLÓGICAS São agrupamentos de indivíduos da mesma espécie que têm plena capacidade de vida isolada mas preferem viver na coletividade. . cupins e formigas.

Colônia .

Ex. aranhas.: ocorre com escorpiões. roedores.RELAÇÕES ECOLÓGICAS INTRA-ESPECÍFICAS DESARMÔNICAS CANIBALISMO Canibal é o indivíduo que mata e come outro da mesma espécie. . peixes. COMPETIÇÃO Prejuízo para os seres envolvidos. planárias. etc.

cada espécie só consegue viver na presença da outra. bactérias e raízes de leguminosas. entre espécies diferentes. tubo digestivo de ruminantes. associação permanente e obrigatória entre dois seres vivos de espécies diferentes. tal associação não é obrigatória. . insetos polinizadores. Ex: Líquens. porém. na qual ambas se beneficiam. Ex: Caranguejo-eremita. podendo cada espécie viver isoladamente. anu e gado. SIMBIOSE Trata-se de uma associação bilateral. pássaro-palito e crocodilo. micorrizas.RELAÇÕES ECOLÓGICAS HARMÔNICAS Associação na qual duas espécies envolvidas MUTUALISMO são beneficiadas. protozoários e Cupins. contudo.

sem prejudicá-lo. Ex.RELAÇÕES ECOLÓGICAS HARMÔNICAS Inquilinismo Associação em que apenas uma espécie (inquilino) se beneficia. usando-as apenas como suporte.: as orquídeas e as bromélias. sem causar benefício ou prejuízo ao outro (não-comensal). procurando abrigo ou suporte no corpo de outra espécie (hospedeiro). Ex: Pepino-do-mar As epífitas são plantas que crescem sobre outras plantas sem parasitá-las. Ex:Tubarão e rêmora . Comensalismo É uma associação em que uma das espécies — a comensal — é beneficiada.

Predatismo .Amensalismo .RELAÇÕES INTERESPECÍFICAS DESARMÔNICAS .Competição .Parasitismo .

Relação Hospedeiro/Parasita. PREDATISMO O predatismo é o ato de um animal capturar outro para alimentar-se. . em conseqüência.RELAÇÕES ECOLÓGICAS DESARMÔNICAS PARASITISMO O parasitismo é caracterizado pela espécie que se instala no corpo de outra. Relação Presa/Predador. dela retirando matéria para a sua nutrição e causando-lhe. desde pequenos distúrbios até a própria morte do indivíduo parasitado. danos cuja gravidade pode ser muito variável. O predador e a presa pertencem a espécies diferentes. sendo exemplificados pelos animais carnívoros. Os predadores são geralmente maiores e menos numerosos que suas presas.

COMPETIÇÃO Prejuízo para ambas as espécies.RELAÇÕES ECOLÓGICAS DESARMÔNICAS AMENSALISMO (antibiose) Relação na qual uma espécie bloqueia o crescimento ou a reprodução de outra espécie. denominada amensal. através da liberação de substâncias tóxicas. É a relação em que um dos seres é prejudicado sem que disso resulte benefícios para o outro. etc. . com ou sem benefício para a espécie inibidora. Prejuízo para a espécie inibida. Ex: maré vermelha. antibióticos.