.

desenvolver um software em linguagem BASIC para o computador Altair 8800 da IBM. Em 1975. a princípio. os dois amigos fundaram uma pequena empresa chamada Microsoft (originada a partir das palavras inglesas microcomputer e software) que pretendia.IBM .FUNDAÇÃO: Bill Gates e Paul Allen se conheceram ainda no colégio e compartilhavam um interesse em comum: computadores. Gates e Allen Altair 8800 .

A solução foi comprar o Q-DOS da Seattle Computer Products por 50 mil dólares. O dono da Apple havia pego interface gráfica e a ideia de usar um mouse de outra empresa. Então. a IBM procura um sistema operacional para seu novo computador e contrata a Microsoft para o serviço. Xerox. Gates não só formou a parceria como conseguiu copiar a interface gráfica do Macintosh e vender uma versão parecida no Japão. e adicionou-a ao seu produto. a interface de comando de texto do MS-DOS — similar com aquela utilizada pelo Unix — não conseguiu ofuscar a atenção recebida pelo Apple Lisa de Steve Jobs. Apesar do contrato com uma companhia de porte como a IBM. Gates e Jobs . melhorá-lo e transformá-lo em MS-DOS (sistema operacional em disco da Microsoft). O próximo passo foi a criação do Macintosh. os jovens Gates e Allen se encontraram em uma situação arriscada porque não possuíam um sistema completo.A “JOGADA” QUE DEU CERTO Em 1979. Bill Gates encontra nessa situação uma oportunidade para convencer Jobs a participar do projeto do novo computador da Apple. Porém. Ao descobrir isso. Jobs quebrou a aliança entre as duas empresas.

PRIMEIROS “PASSOS” DO MICROSOFT .

calculadora. calendário. com ícones e janelas. Apresentava alguns aplicativos: jogo reversi. antes mesmo do lançamento do Apple Lisa. e outros. mas o produto chega ao mercado somente em 1985 com o nome de Windows 1.0. Apesar das limitações. bloco de notas.A história do Windows começou em 1981. WINDOWS 1. o primeiro projeto de sistema operacional da Microsoft trouxe para o usuário doméstico o acessório mouse e a possibilidade do uso de mais de um programa ao mesmo tempo (recurso multitarefa) e uma interface colorida. Paint. relógio.0 .

0 . e começaram a ser usadas as palavras “minimizar” e “maximizar”. WINDOWS 2.O segundo membro da família — Windows 2. a sobreposição e controle das janelas abertas. atalhos no teclado. mais recursos e ferramentas. Foram incluídos os programas MS Word e MS Excel. A nova versão possuía uma interface parecida com seu antecessor. com gráficos consideravelmente melhores. mesmo ano em que a empresa compra o PowerPoint e a planilha Excel.0 — surgiu em 1987.

foi o primeiro sucesso amplo da Microsoft. conseguiu ultrapassar o limite de 1 MB do MS-DOS e permitiu a utilzação máxima de 16 MB de aplicações.0 .Lançado em 22 de Maio de 1990. Windows 3.

A Microsoft foi conquistando o mercado cada vez mais. 98. 95. Vista. Seven e o Oito. XP. Lançou ainda as versões do Windows: 3.1. . a mais nova versão do sistema operacional da Microsoft. Me (Millennium Edition).

nesse sistema.Lançado em 24 de agosto de 1995. Windows 95 . e que já era um sistema de 32 bits. foram introduzidos o menu iniciar e a barra de tarefas. foi o primeiro sistema da Família 9x.

utilizando o I. com a internet.O.E 4.Lançado em junho de 1998. esse sistema corrigiu muitas falhas do seu antecessor e tem como maior novidade a integração do S. era um sistema que permitia sua restauração via MS-DOS Windows 98 . passou a apresentar suporte para mais de um monitor e suporte ao USB.

ao jogos multiplayer na internet e a criação de redes domésticas. Windows ME .Lançada em Setembro de 2000. essa versão trouxe algumas inovações como suporte às máquinas digitais. introduziu o movie maker e o media player 7.

tratase de um sistema operacional bastante estável em 32 bits. facilitando a ação de crackers e invasores. temos o Windows 2000. multiusuário e multitarefa real.Na Família NT. sofreu problemas de aceitação no mercado por falhas de segurança. Windows 2000 . que marcou o começo da era NT (nova tecnologia) para usuários comuns.

Esta versão do Windows foi considerada por diversos anos como a melhor versão lançada para usuários domésticos. Windows XP . nota-se uma melhoria em termos de velocidade e de suporte a hardware. possui uma interface simples e inovadora.Lançada em outubro de 2001. essa versão apresenta a interface diferenciada de seus antecessores.

é nativamente preparado para alta definição. tem um centro de entretenimento digital. trouxe ferramentas integradas de segurança como o windows defender e o windows firewall. o windows vista é considerado um sistema pesado e que exige muito do hardware do computador.Lançado em novembro de 2006. o windows media center. apresentam recursos de transparência e sistema de alternância 3D de janelas. Windows Vista . esse sistema apresentam seis versões que se ajustam coforme o usuário utilizará seu PC.

O Windows 8 traz a nova interface Metro para facilitar o acesso a documentos e informações e também à Windows App Store. .HOJ E O novo sistema operacional da Microsoft promete grandes revoluções. loja de aplicativos especialmente criada para o Windows 8.

O terror dos sistemas Windows: a Blue Screen É uma Tela apresentado nos sistemas operacionais da Microsoft em caso de erro grave de sistema. essa tela sofre uma modificação. No Windows 8. . a aparição da Blue Screen mais conhecida foi durante a demonstração do windows 98. famosa por suas regulares aparições. quando Bill Gates acidentalmente exibiu essa tela ao Público. Essa tela ajuda a identificar o erro por meio de um cojunto de quatro valores Hexadécimais. onde ganha uma nova interface.