ORGANIZAÇÃO CONTROLE E REGULAÇÃO DO CORPO

interpreta e armazena. associa as informações. .PARA FUNCIONAR BEM O CORPO É COORDENADO POR DOIS SITEMAS :  SISTEMA NEURAL: Recebe informações do organismo e do meio externo.( memória )  SISTEMA HORMONAL: Produzem hormônios para serem transportados pelo sangue até os órgãos onde vão atuar.

 Parte Periférica : Nervos cranianos e nervos espinhais. .  Divisão autônoma : Simpática e parassimpática. Divide-se em 3 partes :  Parte central : Encéfalo e medula espinhal.SISTEMA NEURAL Constituído por um conjunto de órgãos formados por células denominada neurônios.

 Cérebro – É o órgão mais volumoso do sistema neural e ocupa toda a caixa craniana.Parte central : Encéfalo e medula espinhal  Encéfalo – É um conjunto de estruturas que formam o sistema nervoso central dos animais vertebrados. . • Recebe e interpreta os estímulos enviados pelos órgãos dos sentidos. o raciocínio e a imaginação. • Responsável pelo controle dos nossos atos voluntários. a memória. • Controla a linguagem.

o funcionamento de várias glândulas produtoras de hormônio e regula a temperatura corporal.  Cerebelo – Localizado abaixo do cerebro na parte traseira. . a fome e as emoções do ser humano. possui uma região chamada hipotálamo. é responsável pelo equilíbrio e tônus muscular. Diencéfalo – Localizado na base do cérebro. Controla a pressão arterial. Ponte – Localizado abaixo do cérebro é responsável pelos reflexos associados a emoções. controla a sede.

as lágrimas e o piscar de olhos. .  Meninges – São três membranas que envolvem e protegem o encéfalo contra choques mecânicos com líquor cefalorraquidiano. é localizada acima da medula espinhal e faz a ligação desta ao cérebro. Medula Oblonga – Antes conhecida como bulbo raquidiano. responsável pela comunicação dos nervos periféricos com os órgãos do encéfalo. a tosse. comanda os ritmos cardíacos e respiratórios.  Medula espinhal – Localizada no interior da coluna vertebral. funciona como condutor dos impulsos neurais e comanda os atos reflexos ( Respostas rápidas e automáticas aos estímulos sensitivos).

 Nervos espinhais – Impulsos neurais da medula.Parte Periférica : Nervos cranianos e nervos espinhais A parte periférica do sistema neural é constituída por nervos que se espalham por todo o organismo levando e trazendo impulsos neurais do encéfalo e da medula espinhal. .  Nervos cranianos – Impulsos neurais do encéfalo.

.  Nervos Simpáticos – Preparar o corpo para uma emergência e responder a um estímulo do ambiente quando o organismo se encontra ameaçado.  Nervos Parassimpáticos .Divisão autônoma : Simpática e Parassimpática As funções do corpo que não dependem da nossa vontade são controladas pela divisão autônoma por dois tipos de nervos com funções opostas. excitando e ativando os órgãos necessários às respostas. relaxando os órgãos envolvidos diretamente. provocando a regulação do organismo.Reorganizar as atividades desencadeadas.

.

SISTEMA HORMONAL Os hormônios mensageiros químicos produzidos pelas glândulas de secreção interna. as glândulas endócrinas. ovários e pâncreas .  Hipófise – Encéfalo(Hipotálamo)  Tireoide – Pescoço ( frente da traquéia )  Paratireoides – Parte posterior da tireoide  Suprarrenais – Sobre os rins  Glandulas mistas – Testículos.

• Ocitocina – Contraçõs do útero. Hormonio do amor ( sexo. . bebê. • Somatotrofina – hormônio do crescimento. Nanismo e Gigantismo • Prolactina – produção de leite materno. chocolate) • Antidiurético – Diminui a eliminação de água. Hipófise – Controlada pelo hipotálamo produz hormônios que estimula as outras glândulas e também produz diretamente alguns hormônios que são lançados no sangue: • Tróficos – Estimula a tireoide e as gônadas.

irritabilidade.preguiça. Tireoidea – Situada no pescoço na frente da traqueia produz os seguintes hormônios : • Calcitonina –Baixa os níveis de cálcio no sangue. bócio (papeira) . olhos esbugalhados (exoftalmia)  Hipotireoidismo – Diminui o batimento cardíaco e a temperatura.sonolência.  Hipertireoidismo – Aumenta o batimento cardíaco e a temperatura. emagrecimento. reações e movimentos lentos. obesidade. nervosismo. • Tiroxina – Controla os níveis de iodo no corpo.

e água bem como o consumo de lipídios e glicose. • Cortisona – Poderoso anti-inflamatório.  Tetania – fortes contrações musculares  Suprarrenais – Produzem hormônios que controlam os níveis de sódio. . Paratireoideas – São quatro pequenas glândulas localizadas na parte posterior da tireoidea e produz os seguinte hormônio: • Paratormônio – Aumenta os níveis de cálcio no sangue. • Adrenalina – Prepara o corpo para situaçoes de perigo ou grande esforço. potássio.

 Ovários . Pâncreas – Glândula mista.  Diabetes  Testículos . • Insulina – Baixa os níveis de açucar (energia). • Glucagon – Aumenta os níveis de açucar.Produz as células reprodutoras e o hormônio feminino: Estrógeno . produz dois hormônios.Produz as células reprodutoras e o hormônio masculino : Testosterona.