You are on page 1of 24

O que é :
 Placa-mãe

(motherboard) é o elemento principal do computador , onde nós encontramos o processador.

A

sua função consiste em gerenciar a transacção de dados entre o hardware interno e os periféricos externos.

placas de vídeo.  Contém . disco rígido. mouse. teclado. vários componentes eletrônicos como também entradas para slots para que possamos conectar vários dispositivos. Realiza a interconexão das placas componentes do computador: processador. etc ( todos estes componentes estão ligados diretamente á placa-mãe). memórias.

Os seus conectores e componentes .

PROJETANDO A PLACA .

A BASE DA PLACA .

CIRCUITO IMPRESSO .

SOQUETES .

.

 MSI.  Intel.  PCChips.  Soyo.  Abit.Fabricantes de Placas Asus.  Gigabyte.  .  ECS.

É ele quem controla os barramentos. periféricos. Hoje em dia. É ele quem vai definir qual a quantidade e tipo de memória suportada. qual a velocidade máxima que o processador que será ligado à placa-mãe poderá ter. portas USB. e transfere dados com a Ponte Norte – e a Ponte Sul (South Bridge) – que controla componentes. dispositivos de som e rede. que são a Ponte Norte (North Bridge) – que controla a memória. ele é divido em dois (na maioria das vezes). barramento de vídeo (slot AGP ou slot PCI-Express). acesso à memória. dentre outros. barramentos PCI. quantos e quais tipos de HDs serão suportados (por exemplo. .CHIPSET  Outro componente de grande importância nas placasmãe é o Chipset. o Chipset é também uma espécie de delimitador de capacidade nas placas-mãe. tais como HDs. HDs SATA). dentre outros.

.SLOTS  Sua função é ligar os periféricos ao barramento e suas velocidades são correspondentes as dos seus respectivos barramentos.

uma memória do tipo DDR2 não encaixa em um slot para memórias DDR3. .Memórias  Os slots de memória variam de acordo com o tipo de memória suportado. Por exemplo. e vice-versa.

o mais rápido e que está sendo cada vez mais usado no mercado é o slot SATA2. Atualmente. uma vez que a taxa de transferência de dados do SATA é de 150MB/s e do SATA2 é de 300MB/s.Conexão com HD/Drivers ópticos  Os slots usados para a conexão entre a placamãe e HDs/drivers de CD/DVD são os famosos IDE e SATA/SATA2. . ele é duas vezes mais rápido. Em relação aos SATAs “normais”.

Os mais usados atualmente são os slots PCI (Peripheral Component Interconnect). PCIExpress e AGP. PCI-Express 1x. etc. Neles você conecta placas de rede. placa de som.Expansão  Os slots de expansão servem para que seja possível adicionar recursos à sua placa-mãe. modems. . placa de captura.

.CONECTORES DE ALIMENTAÇÃO  O conector de alimentação é o local onde você deve conectar a fonte (a qual distribui energia elétrica à placa e todos os demais componentes) à placa-mãe.

De acordo com o modo como estes “quadradinhos” são colocados nos pinos. diferentes configurações da placa-mãe podem ser mudadas.JUMPERS  Jumpers são compostos de pequenos “quadradinhos” plásticos revestidos de metal por dentro. . Estas pecinhas servem para serem colocadas em pequenos pinos que se encontram na placa-mãe.

. a qual se ligam dispositivos de entrada e saída (I/O ports) e que estão diretamente ligadas à placa-mãe.PORTAS DE ENTRADA  As portas são tomadas na face posterior da caixa do computador.

na qual você podê ligar dispositivos sem a necessidade de desligar o computador.PS/2 e USB  A maior vantagem de utilizar mouses e teclados com este padrão de conexão é que assim ficam liberadas mais portas USB em seu computador. Nela você pode conectar inúmeros dispositivos. de placas de captura à pen drives. Ela é uma porta do tipo Plug & Play. Já a porta USB é a porta de entrada mais “versátil” da placa-mãe. .

sendo mais rápida que ela. tais como câmeras digitais. A Firewire serve para a conexão de dispositivos digitais. . devido ao baixo custo).FIREWIRE  A porta Firewire é uma concorrente direta da porta USB (apesar da USB já ter ganhado a briga.

FABRICANTES DE PLACAMÃE ASUS ABIT GIGABYTE SOYO .

PCCHIPS MSI INTEL ECS .

MODELOS DE PLACAS-MÃE TX VX FX AT .

ATX BTX LPX ITX .