You are on page 1of 26

EMPREENDEDORISMO

PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA

Prof. Gilberto Estevam

EMPREENDEDORISMO

A importância do planejamento e do plano

Plano Presente projetos
Prof. Gilberto Estevam

Futuro desejado

conduzido por pessoas. com características próprias.EMPREENDEDORISMO Ações . meio e fim.Plano Estratégico Empreendimento. Prof. tendo princípio. custo e qualidade. Gilberto Estevam . para atingir metas estabelecidas dentro dos parâmetros de prazo.

com quais produtos e com quem competir. Estratégias objetivo mais abrangente da empresa. como. Prof. sua utilidade para os clientes.EMPREENDEDORISMO PLANEJAMENTO Objetivo Missão situação futura que a empresa pretende alcançar. Gilberto Estevam . direção que a empresa toma: onde.

EMPREENDEDORISMO Planejamento: Processo de se estabelecer objetivos e determinar o que precisa ser feito para realizá-los Planejamento . Gilberto Estevam .Passos •Define os objetivos do planejamento •Determina o ponto em que as coisas estão agora •Desenvolve premissas sobre as futuras condições •Identifica meios de realizar os objetivos •Implementa plano de ação e avalia resultados Organização Liderança Controle Figura: O planejamento visto em relação as outras funções gerenciais Prof.

Gilberto Estevam .EMPREENDEDORISMO A missão da empresa e seus desdobramentos Qual o negócio da empresa? Missão da Empresa Qual é o cliente e o que é valor para ele? Tecnologia e recursos Modo de fazer Competências (como fazer) Produtos/Serviços (O que fazer) Mercado (Para quem fazer) (Conhecimento s e habilidades) Prof.

Projeta "quem desejamos ser". É orientadora. Dá o rumo à empresa. É o passaporte para o futuro. Energiza a empresa. Prof.EMPREENDEDORISMO Diferenças entre missão e visão Missão Visão Inclui o negócio da empresa. Gilberto Estevam . É mutável conforme os desafios. Identifica "quem somos". É o que se sonha no negócio. É o ponto de partida. É a carteira de identidade da empresa. É inspiradora. Vocação para a eternidade. Foco do presente para o futuro. Focalizada no futuro. É aonde vamos.

delinear estratégias. os quais não ocorrerão a menos que se pratique uma ação.EMPREENDEDORISMO FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS  Planejamento  Organização  Direção  Controle diagnosticar e analisar situações atuais. antecipando-se aos acontecimentos. Processo que objetiva a produção de resultados futuros desejáveis. PLANEJAMENTO estabelecer resultados (objetivos e metas). Gilberto Estevam . leis e normas que servem como sustentação a este procedimento administrativo. escolhendo uma dentre diversas alternativas. Trata-se de tomar decisões. Prof.

projeto e de recursos alocados. Gilberto Estevam . visando o processo decisório direcionado ao alcance dos objetivos estabelecidos. visando alcançar os objetivos estabelecidos. ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO CONTROLE Procura medir e avaliar o desempenho corporativo e os resultados das ações e estratégias. alocados nas atividades das empresas. Prof. estruturação e apresentação de um sistema. com a finalidade de realimentar com informações os tomadores de decisões. Cuida da capacidade e habilidade de supervisionar e orientar os recursos.EMPREENDEDORISMO Orienta a capacidade de ordenação.

Gilberto Estevam .EMPREENDEDORISMO Sumário executivo Plano financeiro ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS A empresa Plano de marketing Prof.

a empresa e o negócio. Gilberto Estevam . se possa entender. apresentando os cenários.EMPREENDEDORISMO SUMÁRIO EXECUTIVO Sintetiza os principais pontos. Prof. seus produtos. rapidamente. avaliar e acompanhar o planejamento administrativo e financeiro da empresa. serviços e o mercado. Permite que.

Gilberto Estevam .EMPREENDEDORISMO Prof.

Descrição dos registros fiscais. Descrição da equipe de gestão 5. patentes e marcas da atual empresa 9. gerenciais. Descrição da localização e infra-estrutura disponíveis 8. Descrição dos aspectos chaves que tornam o empreendimento único 4.assessoria jurídica. História e status atual da empresa 3. Descrição dos aspectos relacionados a segurança das informações ou de mercadorias 10. Breve resumo da organização da empresa 2. Organograma do Empreendimento 6. etc. Prof. Gilberto Estevam . Descrição da estrutura legal da empresa 7. escritórios de engenharia. manutenção preventiva. Descrição dos serviços fornecidos por terceiros .EMPREENDEDORISMO DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO 1.

Regulamentações governamentais e tendências futuras Prof. Barreiras de entrada e de saída 8. Comprovações da existência do mercado no nível descrito (explicação do raciocínio e fontes) 6.Avanços tecnológicos recentes 11. nacional. potencial e pretendido 5. A descrição do público alvo (características) 2. internacional) 4. Análise do setor 9. Níveis de crescimento do mercado e tendências 7. A segmentação do mercado conforme seu público alvo 3. municipal.EMPREENDEDORISMO Análise de Mercado 1. estadual. A mensuração do mesmo em mercado total. Gilberto Estevam . A abrangência do mercado pretendido (regional. Análise da cadeia do setor 10.

possibilidades de parcerias. quantos são. perfil do tomador de decisões. prováveis ações futuras. política de qualidade. quantos são.EMPREENDEDORISMO A análise dos consumidores  Taxa de compra por cliente. perfil posicionamento (como se apresentam. plano de contingências Prof. nível de RH. evidenciar se o comportamento do consumidor está alinhado com o descrito no projeto Análise da concorrência  Quem são. nível tecnológico. preços praticados. espaço que pretendem ocupar). preços praticados/preço de produtos similares Análise de fornecedores  Quem são. participação de mercado. política de fornecimento. desenvolvimento futuro. Gilberto Estevam .

qualidade. pós-venda. serviços. posicionamento em relação à concorrência) 2. • localização – como diferencial de marketing 4 Promoção • como será a divulgação da empresa junto ao seu público alvo. propaganda – veículos apropriados. embalagens. relações públicas. • margens. • • • • • • • Produto marca. Gilberto Estevam . • descontos. garantias. promoções de vendas. • financiamentos 3. imagem da empresa e dos produtos) Prof.EMPREENDEDORISMO PLANO DE MARKETING 1. marketing direto. • logística. design. Preço • nível de preço. Ponto • canais de distribuição.

Relacionar os custos envolvidos para abertura e manutenção de um empreendimento está dentre os principais desafios na confecção de um plano de negócios Prof. Gilberto Estevam .EMPREENDEDORISMO Transformando o plano em realidade PLANO DE NEGÓCIOS Principal ferramenta para empreendedores no financiamento de projetos Se não sabemos onde queremos chegar.. será difícil decidirmos quem são os parceiros mais adequados e que métodos de captação serão mais eficientes.

EMPREENDEDORISMO Tipos de Planejamento: Planejamento estratégico: Processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa. Normalmente é de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa diz respeito tanto da formulação de objetivos como dos cursos de ação a serem seguidos. Gilberto Estevam . Planejamento tático: Tem como objetivo otimizar determinada área e não a empresa como um todo trabalha com decomposições de objetivos. estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico. Prof.

Nesta situação tem-se os planos de ação ou planos operacionais. Planejamento Contingencial: Identificar cursos de ação alternativos que possam ser implementados se e quando um plano original se torna impróprio porque as circunstâncias mudaram.EMPREENDEDORISMO Tipos de Planejamento: Planejamento operacional: Pode ser considerado como a formalização das metodologias de desenvolvimento implantações estabelecidas. Prof. Gilberto Estevam .

Uma condição que o deixa em desvantagens. Pode ser uma habilidade. Algo a ser usado para desenvolver vantagem competitiva. Fraquezas: Algo que você não tem ou que faz mal em relação aos rivais. Gilberto Estevam . Prof.EMPREENDEDORISMO Análise SWOT ou FOFA Forças: Algo que você faz direito. Oportunidades: Uma via realista para o crescimento de seu negócio no futuro. uma capacidade ou uma vantagem competitiva sobre o concorrente. Ameaças: Um fator sobre o qual você pode levar a uma queda seus negócios.

Gilberto Estevam Oportunidades: Quais são as tendências de mercado ? Como podem ser exploradas? Que chances há para mim ? .EMPREENDEDORISMO Análise SWOT ou FOFA Forças: Quais são suas vantagens ? O que você faz bem ? Fraquezas: O que pode ser melhorado ? O que é mal feito ? O que deve ser evitado ? Ameaças: Que obstáculos você encara? O que a concorrência está fazendo ? Que efeito terá o avanço da tecnologia ? Prof.

Pontos fortes e fracos dos concorrentes. Facilidade de entrada novos concorrentes. Dados sobre os clientes. Poder sobre as empresas que atuam no mercado.EMPREENDEDORISMO ANÁLISE DO MERCADO  Concorrência        Dados sobre empresas. Comportamento: atitudes e preferências. Gilberto Estevam  Compradores   . Tendências sociais. Possibilidade de entrada de produtos ou serviços substitutos. Prof. Linhas e características de produtos.

Gilberto Estevam .  Participação dos clientes no faturamento.EMPREENDEDORISMO DIAGNÓSTICO DA EMPRESA  Desempenho financeiro.  Pontos fortes e fracos. Prof.  Participação dos produtos e serviços no faturamento.  Participação no mercado.

Liderança do custo. Gilberto Estevam . Desenvolvimento de mercado. Penetração no mercado. Diversificação. Desenvolvimento de produto.EMPREENDEDORISMO ALTERNATIVAS ESTRATÉGICAS Estratégias competitivas de Michael Porter Estratégias de crescimento de Igor Ansoff Foco. Prof. Diferenciação.

EMPREENDEDORISMO ATIVIDADE EM GRUPO Prof. Gilberto Estevam .

Gilberto Estevam .EMPREENDEDORISMO Prof.