You are on page 1of 32

PROPOSTA DO BATE-PAPO:
 identificar o alcance e sentido das noções de inclusão social e cidadania;  foco no sujeito de direitos prioritário da PNRS: catador(a) e o grupo social ao qual pertence;
 Lei 12305/10: produto da luta por direitos do MNCR;  Desafios na busca pela efetividade da PNRS: outro campo de batalha.
PATRICIA MAGNO patymagno@gmail.com

ESTADO DE DIREITO E CIDADANIA: RELAÇÃO

UMBILICAL E INAFASTÁVEL.
 P. Igualdade e não-discriminação;

 José Ricardo Cunha: “excluídos para baixo” e
“excluídos para cima”.
PATRICIA MAGNO patymagno@gmail.com

com .Cidadania:  aptidão para exercer direitos e cumprir deveres (cidadania universal) Inclusão Social:  instrumento do acesso à Justiça (# produto pronto) PATRICIA MAGNO patymagno@gmail.

com .  acesso aos meios alternativos de solução de litígios.QUAL O CONTEÚDO DE ACESSO À JUSTIÇA?  acesso aos Tribunais. PATRICIA MAGNO patymagno@gmail.  acesso ao exercício pleno e pacífico de direitos.

PATRICIA MAGNO patymagno@gmail.O EFETIVO ACESSO À JUSTIÇA PROMOVE INCLUSÃO SOCIAL E PERMITE O EXERCÍCIO DA CIDADANIA = FINALIDADE DA POLÍTICA PÚBLICA.com .

com .PARA QUEM É DIRIGIDA a POLÍTICA da PNRS? QUEM É A CATADORA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS? O QUE É O MNCR? PATRICIA MAGNO patymagno@gmail.

com .  uma agente ambiental que exerce função pública.A CATADORA É:  uma trabalhadora (Código Brasileiro de Ocupações – CBO).  sujeito de direitos prioritário na PNRS.  parte de um grupo social organizado no MNCR (Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis). PATRICIA MAGNO patymagno@gmail.

 fundação: junho 2001 – Carta de Brasília (princípios do MNCR) PATRICIA MAGNO patymagno@gmail.MNCR:  surgimento: meados de 1999 – Marcha Nacional de Pop Rua + 1o Encontro Nacional de Catadores de Papéis (Brasília).com .

à cidade) PATRICIA MAGNO patymagno@gmail.com .org.Princípios do MNCR (www.br):  auto-gestão e organização participativa direta (estímulo ao cooperativismo e associativismo).mncr.  apoio mútuo e solidariedade de classe (dir.  ação direta popular (protagonismo dos catadores).  independência de classe.

com .  Condição de interdependência: inter-relação sobre a identidade e o bem-estar dos membros do grupo e a identidade e o bem-estar do grupo. (Grupos y La Cláusula de La Igual Protección.Grupo Social Características (OWEN FISS):  Entidade: o grupo possui existência distinta da dos seus membros e identidade própria. 1999) PATRICIA MAGNO patymagno@gmail.

 MNCR: representa grupo social vulnerável que demanda por acesso a justiça. “excluído para baixo”. PATRICIA MAGNO patymagno@gmail.com .Catadores e MNCR:  catador(a): pessoa em situação de vulnerabilidade.

encontram especiais dificuldades em exercitar com plenitude perante o sistema de justiça os direitos reconhecidos pelo ordenamento jurídico. a pobreza. por razão da sua idade. a pertença a comunidades indígenas ou a minorias. o gênero e a privação de liberdade. a migração e o deslocamento interno. ou por circunstâncias sociais. PATRICIA MAGNO patymagno@gmail. (4) Poderão constituir causas de vulnerabilidade. estado físico ou mental.“Excluídos para baixo” e 100 Regras de Brasília sobre acesso à justiça das pessoas em condição de vulnerabilidade: (3) Consideram-se em condição de vulnerabilidade aquelas pessoas que. a incapacidade. a vitimização. as seguintes: a idade. entre outras. econômicas.com . étnicas e/ou culturais. gênero.

 motor da luta por direitos. especialmente o direito a acesso a trabalho e renda (perspectiva histórica do MNCR e a PNRS). PATRICIA MAGNO patymagno@gmail.POBREZA:  fator de vulnerabilidade (conceito heterodoxo).com .

por empresas sociais de catadores de materiais recicláveis. em todo o país. já qualificadas em mais de cinco décadas de atuação cotidiana.Carta de Brasília (2001) Conscientes da nossa cidadania e da importância do trabalho que desenvolvemos e das tecnologias por nós elaboradas. tomamos a iniciativa de apresentar ao Congresso Nacional um anteprojeto de lei que regulamenta a profissão catador de materiais recicláveis e determina que o processo de industrialização (reciclagem) seja desenvolvido. PATRICIA MAGNO patymagno@gmail. prioritariamente.com .

com seu trabalho de Catadores. É uma história em que descobrimos o valor e o significado do nosso trabalho: coletando e reciclando materiais descartados. somos agentes ambientais e contribuímos com a limpeza das cidades. PATRICIA MAGNO patymagno@gmail. Ela é fruto de uma longa história de mulheres e homens que. garantiram a sobrevivência a partir do que a sociedade descarta e joga fora.Carta de Caxias (2003) Esta luta não começou agora.com . A organização de associações e cooperativas criou a possibilidade de trabalho e renda para os setores mais excluídos da sociedade.

Lutar para que a erradicação dos lixões aconteça só depois de garantir infra-estrutura de trabalho para os Catadores/as e implantação de programas de coleta seletiva com sua participação.com .Carta de S Leopoldo (2005) 12. PATRICIA MAGNO patymagno@gmail.

 v. Lei 11 445/07 (PNSB).PNRS: produto da luta por direitos MNCR  é medida afirmativa de política pública destinada a enfrentar a DISCRIMINAÇÃO ESTRUTURAL que sofre o grupo social vulnerável de catadores. Motivos. itens 18 e 19 da Expo. PATRICIA MAGNO patymagno@gmail.com .  v.

promovendo a inclusão social de catadores e catadoras.com . PATRICIA MAGNO patymagno@gmail.PNRS: produto da luta por direitos MNCR  integra e articula questões voltadas a preservação ambiental e a redução das desigualdades sociais (erradicação do trabalho infantil).

com .PNRS  PRINCÍPIO (por quê?)  OBJETIVOS (para quê?)  INSTRUMENTOS (como?)  DIRETRIZES (em que direção?/ qual o mapa?/ qual o plano?) PATRICIA MAGNO patymagno@gmail.

 reciclagem como bem gerador de renda e promotor da cidadania (6o.com . ampliado pela ação dos catadores (6o. VII).Princípios da PNRS (por quê?):  reponsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto. PATRICIA MAGNO patymagno@gmail. VIII).

I). cooperação técnica e financeira (7o.  reciclagem e incentivo (7o. X) – previsão contratação prioritária de catadores para serviços de limpeza urbana. PATRICIA MAGNO patymagno@gmail.com .  ponte com a Lei 11445/07 (7o.Objetivos da PNRS (para quê?):  proteção da qualidade ambiental (7o. II e VI). VIII) – financiamento de cooperativas de catadores.

. XII).com . PATRICIA MAGNO patymagno@gmail..  CATADORES SÃO PROTAGONISTAS NA PNRS: integração dos catadores nas ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos (7o.Objetivos .

XVI). III). logística reversa (8o.  acordos setoriais (8o.  incentivo ao cooperativismo popular (8o. I).com .  coleta seletiva. PATRICIA MAGNO patymagno@gmail.Instrumentos da PNRS (como?):  planos (8o. IV).  educação ambiental (8o. VIII).  cooperação técnica e financeira para reciclagem (8o. VI).

caput): não geração – redução – reutilização – reciclagem – tratamento dos resíduos sólidos – disposição final adequada de rejeitos. SEM A PRÉVIA RECICLAGEM!!!! PATRICIA MAGNO patymagno@gmail. É UM DESRESPEITO A ESTA REGRA A DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS COMO SE REJEITOS FOSSEM.com .Diretrizes da PNRS (qual o plano?):  Regra da Ordem de Prioridade na Gestão (9º.

Diretrizes . III)!! PATRICIA MAGNO patymagno@gmail.  META DE ELIMINAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE LIXÕES ASSOCIADA À INCLUSÃO SOCIAL E EMANCIPAÇÃO DE COOPERATIVAS E ASSOCIAÇÕES DE CATADORES (15.com . 16. V)..  coleta seletiva é DEVER (35. V.  incentivo ao cooperativismo popular com infra estrutura física e equipamentos (42.. 1o). II e par.

universidades.com . PATRICIA MAGNO patymagno@gmail. Comitês. DP. Conselhos. ONGs. MPT.  LITÍGIO ESTRATÉGICO.DESAFIO da PNRS: luta pela efetividade dos direitos reconhecidos  parcerias interinstitucionais (MPE. setor privado). Casas Legislativas.

PATRICIA MAGNO patymagno@gmail. cuja causa principal são os problemas estruturais do Estado.CASO PARADIGMA  é o que exemplifica uma situação violatória de DH. que lhe impedem de cumprir com suas obrigações de respeito e garantia dos DH. ampla e reiterada (demonstra um padrão).com .

LITÍGIO ESTRUTURAL  objetiva produzir impacto para promover mudanças na estrutura do Estado e das políticas públicas.com .  pretende resolver problemas típicos do processo político. para além do caso individual.  cuidado com o precedente negativo! PATRICIA MAGNO patymagno@gmail.

LITÍGIO ESTRUTURAL – aspectos:  seleção do caso e estudo de sua viabilidade.  forma de definição dos objetivos (individual ou coletivo).  alcance dos objetivos do litígio estratégico. PATRICIA MAGNO patymagno@gmail.  ponderação de recursos (escassez versus tempo litígio). historicidade – oportunidades e obstáculos jurídicos e sociais.  solidez das bases jurídicas e sociais da estratégia.com .

com . PATRICIA MAGNO patymagno@gmail. É um dos aspectos do litígio estratégico. A incidëncia legislativa não é um fim em si mesma.ATUAR ESTRATEGICAMENTE significa REALIZAR INCIDËNCIA na busca pela EFETIVIDADE dos direitos previstos na PNRS.

já!” (Carta de Brasilia) “A única luta que se perde é a que se abandona” (frase da camisa dos familiares dos desaparecidos na Guerrilha do Araguaia) PATRICIA MAGNO patymagno@gmail.“Pelo fim dos lixões! Reciclagem feita pelos catadores.com .