You are on page 1of 14

Agrupamento de Escolas Gil Paes Escola de 2º e 3º ciclo Manuel de Figueiredo

Recursos energéticos não renováveis – combustíveis fósseis e energia nuclear
Trabalho elaborado por: - Fábio Cruz (nº 3) - Joana Ferreira (nº 6) - João Matos (nº 8) 8º B

Identificar a energia nuclear.Objectivos para este trabalho • Identificar recursos energéticos não renováveis. • Descrever o método de extracção destas matérias • • • • primas. o carvão e gás natural. Compreender as consequências da utilização das matérias primas. Reconhecer os suas desvantagens. 2 . Reconhecer as suas vantagens. • Identificar o petróleo.

o petróleo … 3 . Os recursos energéticos dividem-se em dois grupos: Energéticos renováveis e não renováveis. Dos renováveis é exemplo a energia animal e o vento … Dos não renováveis são exemplo o carvão.Recursos energéticos Recursos energéticos são tudo o que o Homem pode retirar da Natureza onde se obtém energia.

petróleo e gás natural deu-se uma reviravolta nas sociedades modernas. Em suma recursos energéticos não renováveis são todos aqueles que a velocidade de consumo é muito rápida e os seus períodos de formação e inferior (dentro de poucos anos extinguir-se-ão).Recursos energéticos não renováveis Desde a Revolução Industrial e com a descoberta do carvão. 4 .

O que é o petróleo? O petróleo é um hidrocarboneto e formam-se em ambientes com grande abundância de matéria orgânica e pouco oxigénio. 5 . Ao longo do tempo o petróleo acumula-se em rochas-armazém que mais tarde serão as rochas de cobertura. É neste contexto que se forma as jazidas petrolíferas que são úteis ao Homem. sendo uma energia não renovável.

É neste contexto que se forma as jazidas petrolíferas que são úteis ao Homem para o nosso dia-a-dia.O que é gás natural? O gás natural. é um hidrocarboneto. tal como o petróleo. Ao longo do tempo o gás natural acumulase em rochas-armazém que mais tarde serão as rochas de cobertura. 6 .

A seguir são transportados em gasodutos para reservatórios e posteriormente para refinarias.Extracção/Exploração de Hidrocarbonetos Para verificar se existe hidrocarbonetos numa zona só é possível através de perfurações. a mercadoria é transportada via marítima. Construir as torres de perfuração. Depois é preciso avaliar as suas condições. 7 .

Mas antes disso passa por 3 fases: Lignite Carvão Betuminoso Antracite Sendo uma das fontes utilizadas no Mundo. energéticas mais 8 .O que é carvão? É uma rocha que resulta da decomposição de restos de plantas que juntamente com a temperatura e a pressão transforma-se em carvão.

9 .Quais são as vantagens da utilização de recursos não renováveis? O crescente consumo destas matérias-primas tem levado à exaustão das reservas globais que terá consequências na economia global.

Quais são as desvantagens da utilização destas matérias-primas Invariavelmente estas matérias-primas provocarão distúrbios na saúde pública: Derrame de hidrocarbonetos. .Alterações climáticas 10 . .Impacte ambiental resultante da exploração de jazidas fósseis.

11 .O que é a energia nuclear? É um recurso energético não renovável a partir de minerais radioactivos como o urânio e o tório que se produz uma grande quantidade de calor para a produção de energia eléctrica.

12 .Quais são as vantagens da utilização da energia nuclear? A energia nuclear é mais barata e permite não depender tanto dos combustíveis fósseis.

Quais são as desvantagens da utilização da energia nuclear? Qualquer construção de uma central nuclear acarreta problemas ambientais porque os resíduos radioactivos ficam activos durante milhares de anos. 13 .

14 .