You are on page 1of 41

Grandes Temas da Bioética

Experimentação Animal

.

.

mesmo que não envolva cortar um corpo vivo. Esses experimentos são comumente chamados vivissecção.O que é Experimentação Animal? Experimentações animais são estudos com o objetivo fornecer conhecimentos e possíveis benefícios à eles próprios e a saúde humana. .

.

.

quase todas as experiências científicas são realizadas em animais. • Grandes cientistas da época.• Já na pré-história homem mostrava interesse biológico ao observar e retratar animais e plantas. • Hoje em dia. . realizaram estudos utilizando animais. como Aristóteles e Hipócrates.

. demonstrar técnicas ou confirmar ou refutar certas hipóteses e a sua elaboração não leva em consideração os sentimentos do animal que servirá de cobaia ou modelo. Quanto aos tipos.Os testes podem ter diversos fins. como a exploração biológica. é importante ressaltar que os testes são aplicados para testar produtos. ensino e outros.

produtos são aplicados diretamente nos olhos de coelhos. .Em testes de irritação ocular. por exemplo.

Experimentação ou tortura? .

lei que regulamenta a experimentação animal nos EUA. hamsters. Este número não inclui aves. porquinhos da índia.Animais Utilizados De um modo geral os animais são escolhidos de acordo com a sua semelhança com a área s ser estudada no ser humano. camundongos e ratos. estima entre 17 e 70 de animais sejam torturados e mortos anualmente em laboratórios. constituem cerca de 90% dos animais utilizados em pesquisas. Segundo dados divulgados camundongos. ratos. . O Animal Welfare Act.

.

.

.

Porém a senciência pode ter evoluído há muito tempo e estar distribuída de maneira muito mais ampla através das espécies animais. Os cientistas afirmam que pelo menos os animais vertebrados certamente sentem. e não estão conscientes do que está acontecendo. . medo.Senciência Animal Muitas pessoas maltratam animais por acreditarem que eles não sente dor. Uma coisa é certa. porém: não é exclusividade nossa.

.

.

“A experimentação animal é um direito integral e absoluto. nem vê o sangue que escorre. não ouve o grito dos animais. 1813-1878) . Só vê a sua vida e só repara nos organismos que lhes escondem problemas que ele quer descobrir” (Claude Bernard. O fisiologista não é um homem do mundo. é um sábio. é um homem que está empenhado e absorto por uma ideia científica que prossegue.

.

O MUNDO SEM EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL .

não só o corpo humano era considerado sagrado como a igreja não via com bom olhos as medidas higiênicas e a Medicina: “Tertuliano dizia que o Evangelho tornava desnecessária a especulação científica. Na idade média. . era blasfêmia consultar médico em vez de ir à tumba de São Martinho. São Jerônimo dizia que quem se lavou no sangue de Cristo não precisava se lavar de novo”. Para São Gregório de Tours.Na antiguidade era aceitável fazer experimentos com corpo de criminosos.

.

.

financiadas e incentivadas por governos e instituições científicas. Menguelli castrou os adolescentes judeus para ver se nascia novo pênis.Mundo Moderno Algumas pesquisas. . e arrancou a pele morena das jovens judias para ver se nascia uma pele branca. na época no Nazismo. são criminosas: O exemplo mais dramático de todos foi a Alemanha.

.

Porém. como a dos indígenas. a expectativa de vida de um índio é de. no máximo. 48 anos. que é baseada em remédios naturais e práticas mágicas.Sociedades Indígenas Podemos sonhar com uma sociedade sem sofrimento e sem tortura. .

.

O MUNDO COM EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL .

engenharia genética e outras.O enriquecimento científico e tecnológico das ciências biomédicas em muito se desenvolveu graças à experimentação animal. transplantes. antibióticos. oncologia. . de anestésicos. como os estudos da raiva. cirurgias cardíacas.

.

programas de computador e modelos no ensino Trabalho clínico em animais voluntários Auto-experimentação . A seguir.Métodos Alternativos Métodos alternativos são procedimentos utilizam os 3 “erres”:  Substituir o uso de animais em experimentos  reduzirem o número de animais necessários ou  Refinam a metodologia. de forma a diminuir a dor ou desconforto sofrido pelos animais. serão mostrados alguns destes caminhos:     Tecnologia “In Vitro” Uso de vídeos.

.

.605.645. a "Lei dos Crimes Ambientais".Aspectos Legais No Brasil há diversas leis que regulam a relação entre homens e animais no país. As principais: .Decreto Lei N° 24.Lei Federal N° 9. de 10 de julho de 1934. de 12 de fevereiro de 1998. . que define maus-tratos contra animais.

.

foram criados comités de ética para assegurar que a lei é cumprida.No Brasil. . pois não existe um cadastro nacional e nenhuma forma de regulamentação vigente no momento. mas existem apenas 14 instituições possuem Comissões de Ética no Uso de Animais no país inteiro.

Discussão .

 Se você não pode fazer esse tipo de experimentação. qual você escolhe? .  a fisiologia não teria avançado se não fossem experimentos com animais vivos. por exemplo.  Entre o sofrimento e de alguns animais e o da Humanidade. ninguém mais vai tomar vacina.PONTOS FAVORÁVEIS: OS PRÁTICOS  Os animais usados em pesquisas têm um tratamento médico melhor que grande parte dos seres humanos.

a humanidade continuaria evoluindo.  Porque tanto afã em acrescentar a vida humana mais meia-dúzia de anos a qualquer custo se no final todos nos iremos morrer? . embora de maneira mais lenta.PONTOS CONTRAS: OS MORALISTAS  É possível reproduzir a maioria dos experimentações animais de uma maneira ética  Os animais tem sentimentos. sensações e consciência similares as dos seres humanos  Sem crueldade nas pesquisas.