You are on page 1of 20

Movimentos Retilíneos Uniformemente Variados e Aplicações

FÍSICA GERAL PARA O ENSINO MÉDIO

02

Introdução

 Na maioria dos exemplos da vida cotidiana, a velocidade de um móvel varia em intensidade e/ou direção.  Vamos imaginar um automóvel, cujo velocímetro está indicando, em certo instante, uma velocidade de 50 km/h. Se após 1 s, a indicação do velocímetro passar para 60 km/h, podemos dizer que a velocidade do carro variou 10 km/h em 1 s, ou seja, o carro sofreu uma aceleração.  Nesses termos, definimos aceleração escalar média (am) como a razão entre a variação de velocidade escalar sofrida pelo móvel (∆v) e a variação de tempo (∆t) correspondente.

v v  v0 am   t t  t 0
FÍSICA GERAL PARA O ENSINO MÉDIO

dizemos que o ponto material possui aceleração variável.  A aceleração escalar instantânea é definida como sendo a aceleração escalar calculada em um intervalo de tempo muito pequeno (∆t→0)  A unidade de aceleração no SI é o m/s2.02 Introdução  Quando um ponto material está se deslocando de tal maneira que sua aceleração média não se mantém constante. v m / s m 1 m am      2  m / s2 t s s s s FÍSICA GERAL PARA O ENSINO MÉDIO .

1) Movimento progressivo e acelerado 2) Movimento retrógrado e acelerado  Se o movimento é acelerado v e a têm o mesmo sinal.02 Classificação dos Movimentos quanto a relação entre velocidade e aceleração Movimento Acelerado Um movimento é dito acelerado quando o valor absoluto da velocidade instantânea aumenta com o passar do tempo. FÍSICA GERAL PARA O ENSINO MÉDIO .

1) Movimento progressivo e retardado 2) Movimento retrógrado e retardado  Se o movimento é retardado v e a têm sinais diferentes. FÍSICA GERAL PARA O ENSINO MÉDIO .02 Classificação dos Movimentos quanto a relação entre velocidade e aceleração Movimento Retardado Um movimento é dito retardado quando o valor absoluto da velocidade instantânea diminui com o passar do tempo.

02 Classificação dos Movimentos quanto a relação entre velocidade e aceleração  Para exemplificar as ideias apresentadas. vamos observar as tabelas abaixo: v (m/s) 10 20 30 t (s) 2 4 6 v (m/s) -6 -12 -18 t (s) 0 3 6 v (m/s) 20 16 12 t (s) 2 4 6 v (m/s) -15 -12 -9 t (s) 1 4 7 FÍSICA GERAL PARA O ENSINO MÉDIO .

 Um exemplo de MRUV na natureza seria a queda livre dos corpos próximos à superfície da Terra. FÍSICA GERAL PARA O ENSINO MÉDIO .02 Movimento Retilíneo Uniformemente variado (MRUV)  Um ponto material tem movimento retilíneo uniformemente variado quando a sua trajetória é retilínea e a velocidade varia de maneira uniforme.

4) A velocidade média do móvel entre dois instantes quaisquer é dada pela média aritmética das suas velocidades nos instantes considerados. am = a. 3) A aceleração escalar é constante e não nula. e portanto. v1  v2 vm  2 FÍSICA GERAL PARA O ENSINO MÉDIO . 2) O módulo da velocidade escalar do móvel varia proporcionalmente aos respectivos intervalos de tempo.02 Movimento Retilíneo Uniformemente variado (MRUV)  O MRUV apresenta as seguintes propriedades: 1) A trajetória descrita pelo móvel é retilínea.

sendo v0 e a constantes e a cada valor de t corresponde um valor de v. v  v0  a  t  Esta função estabelece como varia a velocidade escalar de um móvel no decorrer do tempo no MRUV. Ex : v  4  2t. v  12  4t FÍSICA GERAL PARA O ENSINO MÉDIO .Função Horária da Velocidade no MRUV  A função horária da velocidade do ponto material em MRUV é a expressão matemática que fornece a velocidade do ponto material em qualquer instante.

Gráfico da Velocidade no MRUV  A função horária da velocidade de um móvel que descreve um MRUV é um segmento de reta que pode ser crescente ou decrescente. Observe os exemplos apresentados. conforme o sinal da aceleração escalar seja positivo ou negativo. FÍSICA GERAL PARA O ENSINO MÉDIO .

Função Horária da Posição no MRUV  A função horária da posição do ponto material em MRUV é a expressão matemática que fornece a posição do ponto material em qualquer instante de tempo. a t s  s0  v0  t  2 2 FÍSICA GERAL PARA O ENSINO MÉDIO .

conforme o sinal da aceleração escalar seja positivo ou negativo. respectivamente.Gráfico da Posição no MRUV  Por ser uma função do 2º grau em t. FÍSICA GERAL PARA O ENSINO MÉDIO . que pode ter sua concavidade voltada para cima ou para baixo. o gráfico que descreve as posições de um móvel em MRUV é um arco de parábola.

Observe os exemplos. o gráfico (a x t) é um segmento de reta paralela ao eixo das abscissas (eixo dos tempos). FÍSICA GERAL PARA O ENSINO MÉDIO .Gráfico da Aceleração no MRUV  Como no MUV a aceleração escalar do móvel é constante e não nula.

resolvemos alguns tipos de problemas do MRUV usando a função horária dos espaços e da velocidade. obtida inicialmente por Torricelli. em torno de 1644. Assim é interessante que conheçamos uma equação que relaciona diretamente a velocidade v ao espaço s. v  v  2  a  s 2 2 0  Nesta função o tempo não aparece. FÍSICA GERAL PARA O ENSINO MÉDIO .Equação de Torricelli  Muitas vezes. Por isso ela torna mais fácil a resolução de problemas em que essa variável não´é conhecida.

abandonando corpos leves e pesados de uma mesma altura.Queda Livre dos Corpos o Quando abandonamos um objeto de certa altura. Essa aceleração. acreditava que. é chamado queda livre. o O movimento vertical para baixo.é representada pelo símbolo g. todos os corpos. durante o movimento sua velocidade escalar aumenta com o decorrer do tempo.seus tempos de queda não seriam iguais. o O grande filósofo Aristóteles. que ocorra no vácuo ou quando se considere desprezível a resistência imposta pelo ar. formato ou do material de que são feitos. o O Movimento de queda livre é um MUV com aceleração constante.podemos verificar que. FÍSICA GERAL PARA O ENSINO MÉDIO . independente de sua massa. quando abandonados de certa altura. atingirão o solo ao mesmo tempo e com a mesma velocidade.descrito por um corpo nas proximidades do solo.denominada aceleração da gravidade. o No vácuo.

04 Aplicações do Movimento Uniformemente Variado Funções horárias que descrevem o movimento de queda livre FÍSICA GERAL PARA O ENSINO MÉDIO .

Funções MRUV Queda Livre Posição em relação ao 1 s  s0  v0  t  a  t 2 tempo 2 1 2 H  g t 2 Velocidade em relação ao tempo Velocidade em relação à posição (equação de Torricelli) v  v0  a  t v  g t v  2 g  H 2 v  v  2a  s 2 2 0 FÍSICA GERAL PARA O ENSINO MÉDIO .

quando desprezamos a resistência do ar. o módulo de sua velocidade escalar vai aumentando até atingir seu valor máximo quando estiver na iminência de atingir o solo. FÍSICA GERAL PARA O ENSINO MÉDIO . o Qualquer corpo lançado verticalmente para cima ou para baixo. À medida que o corpo desce. observamos que.Lançamento Vertical o Desprezando a resistência do ar. o módulo de sua velocidade escalar vai diminuindo até ela se tornar nula. à medida que o corpo sobe. sofre uma aceleração ou desaceleração constante e igual a g.

FÍSICA GERAL PARA O ENSINO MÉDIO .04 Aplicações do Movimento Uniformemente Variado Lançamento vertical no vácuo OBS: Se o eixo de referência for orientado para cima. a aceleração da gravidade será sempre negativa.

As Funções Usadas no Lançamento Vertical 1 2 H  H 0  v0  t  g  t 2 1 2 H  v0  t  g  t 2 v  v0  g  t v  v  2 g  H 2 2 0 FÍSICA GERAL PARA O ENSINO MÉDIO .