You are on page 1of 26

SENSOR HALL
ESTUDOS: EFEITO HALL

CAMPO MAGNÉTICO
ANDERSON PAIS
JOSÉ ROBERTO MURARA LINEU ALFLEN

Hall verificou que uma diferença de potencial elétrico aparecia nas laterais deste condutor na presença do campo magnético. É colocado na presença de um campo magnético. As cargas deste condutor sofrerão um força. percorrido por uma corrente elétrica. .EFEITO HALL FOI DESCOBERTO EM 1879 POR EDWIN HERBERT HALL Explicação: Quando um fio condutor.

. Esta força fará com que o movimento dos elétrons seja desviado para baixo. e cargas positivas na face superior. resulta numa força magnética na direção perpendicular ao movimento eletrônico. cargas negativas acumulam-se na face inferior.EFEITO HALL Funcionamento: Aplicando-se um campo magnético na direção horizontal. no sentido de cima para baixo. Com o tempo.

A relação final é dada por: Onde: VH: tensão do efeito Hall K : constante dependente do material I : corrente propiciada por fonte externa B : densidade de fluxo magnético D : constante de espessura .EFEITO HALL Funcionamento: Quando varia-se o campo magnético. a tensão gerada varia proporcionalmente. pelo movimento de um magneto ou pela alteração do caminho do campo magnético.

Ao contrário de transistores e diodos.EFEITO HALL O efeito Hall é basicamente um mecanismo de controle de corrente e que depende das propriedades do material semicondutor do substrato. corrente de perda na junção e tensões de disparo na junção. Estes fatores colaboram para sua grande estabilidade. é completamente independente de efeitos de superfície. . reprodutibilidade e confiabilidade. quando comparado a outros componentes semicondutores.

índio antimônio arsenieto de gálio . arsenieto de índio (InAs) e arsenieto de gálio (GaAs). seu efeito é mais intenso em materiais semicondutores Alguns matérias semicondutores usados em sensores Hall são índio antimônio (InSb).EFEITO HALL Apesar do efeito Hall existir em qualquer material condutor.

O tipo Axial pode ser usado onde o campo é paralelo ao eixo de cilindro. Podem ser útil em aplicações que requerem a máxima eficiência magnética como bússolas eletrônicas e sensores de proximidade. O tipo transversal é útil onde o campo precisa ser medido em estreitos “gap’s” e para aplicações mutiplicadoras. como em solenóides. por exemplo.EFEITO HALL FORMAS TIPICAS E DIMENSÕES Os dois tipos básicos de encapsulamento são o axial e o transversal. .

a área da placa Hall deve ser pequena. mas a pastilha Hall não é igualmente sensível por toda a sua área.25mm2 estão disponíveis e menores já foram fabricadas. Se a resolução é importante. Áreas ativas de 0. . a área da placa do sensor Hall deve ser menor que a seção transversal do campo a ser medido.EFEITO HALL FORMAS TIPICAS E DIMENSÕES Para que um sensor Hall meça a densidade do fluxo magnético com precisão. A tensão de saída é proporcional a densidade de fluxo.

Sensores de efeito Hall são também utilizados para detectar fluxo de fluidos em tubos. Eles também são usados ​em bússolas eletrônicas para calcular posicionamentos em relação ao campo magnético da Terra. Eles são especialmente úteis para medir pequenas correntes diretas que não induziram correntes suficientes para ser medidas com precisão por outros instrumentos. .EFEITO HALL Sensores de efeito Hall são utilizados em medidores que detectam fluxo de corrente sem fazer contato com o condutor.

.EFEITO HALL TIPOS DE SENSORIAMENTO EFEITO HALL Sensor de corrente A saída é proporcional tanto ao campo magnético aplicado quanto à tensão de sensoriamento aplicada. Como exemplo podemos citar os atuais medidores de potência que combinam o sensoriamento de corrente com sensoriamente de tensão em um único dispositivo de efeito Hall.

a expectativa de vida típica é melhorada comparada aos interruptores eletromecânicos tradicionais. o sensor e o ímã podem ser encapsulados em um material protetor apropriado. porque não há nenhuma peça móvel dentro do sensor ou do ímã. .EFEITO HALL TIPOS DE SENSORIAMENTO EFEITO HALL Sensoriamento de Movimento e Posicionamento Os dispositivos do efeito Hall usados como detectores e interruptores de limite do movimento e de movimento podem oferecer a confiabilidade realçada em ambientes extremos. Adicionalmente. Exemplo: Sensores para Air Bag.

. substituindo pontos frágeis (que tendiam a desgastar e quebrar demandando ajustes periódicos e substituições).EFEITO HALL TIPOS DE SENSORIAMENTO EFEITO HALL Sensoriamento da Ignição e injeção eletrônica de combustível Se o campo magnético for fornecido por um magneto de rotação parecido com um disco dentado. um pulso de saída será gerado a cada vez que um dente passar pelo sensor. Usado em sistemas automotivos modernos de ignição do distribuidor primário.

.EFEITO HALL TIPOS DE SENSORIAMENTO EFEITO HALL Sensoriamento de rotação de disco O sensoriamento da rotação de disco é especialmente útil em sistemas de antitravamento de freios “ABS”. provendo agora melhorias de "controle" do veículo. O princípio de tais sistemas tem sido evoluído e refinado para funções além do antiderrapamento.

os dentes da roda dentada ou ressaltos.EFEITO HALL TIPOS DE SENSORIAMENTO EFEITO HALL Sensoriamento de rotação em roda dentada Exemplo: Sensor de rotação do virabrequim O sinal gerado pelo sensor é obtido através da variação do fluxo magnético. . por sua vez. Com a rotação do motor. passam de fronte ao sensor e este. fornece um sinal de tensão ao módulo de injeção a cada passagem dos dentes ou ressaltos.

Sensor Hall Sensores de corrente Motores DC Brushless Teclados de computador. Gaussmeters Sensores de proximidade Medidores Watt-hora Tacômetros de rotor dentado Medições de imãs permanentes Leitores de cartões magnéticos Desenho de circuitos magnéticos Sensores rotativos de velocidade Medições de vazamentos de fluxo Medições de potência (W) Leituras de memória não destrutivas Multiplicadores Transdutores lineares/angulares Medições de campo magnético Cabeças para fita magnética Medições de potência elétrica Sistemas de guia Sistemas de ignição APLICAÇÕES .

Sensor Hall APLICAÇÕES .

A vida útil mais longa A eliminação da ionização do comutador.Sensor Hall APLICAÇÕES O MOTOR BRUSHLESS Motor sem escovas. Tem geralmente 4 ímãs em torno do perímetro. O estator do motor é composto pelos electroímas. A redução total de interferência eletromagnética (EMI). O ruído reduzido. tem ímãs permanentes colados no rotor. Vantagem: não precisa de alimentação no rotor. Confiabilidade mais elevada. .

Sensor Hall APLICAÇÕES O MOTOR BRUSHLESS Sensor hall .

Outros usam sensores Hall. O sensor Hall transmitirá então este sinal para o controlador do motor. . liga ou desliga as bobinas apropriadas que se revelem necessárias para fornecer o torque. então. Ele pode sentir se à sua frente está o pólo Norte ou o pólo Sul. O controlador. o sensor Hall é colocado numa posição adequada.Sensor Hall APLICAÇÕES Para saber a posição do rotor existem várias maneiras: Codificadores rotativos juntamente com seus controladores sabem exatamente o ângulo em que o rotor está.

Praticamente todos os gaussímetros portáteis utilizam sensores Hall.EFEITO HALL VANTAGENS ● A grande vantagem do sensor Hall como elemento de medida do campo magnético é a capacidade de medir tanto campos contínuos (DC) como alternados em um único instrumento. Exemplo de um Gaussímetro: .

. sujeira. Estas características tornam os dispositivos melhores para a função de sensoriamento de posição do que outros meios como sensores óticos ou eletromecânicos.EFEITO HALL VANTAGENS Sobre outros métodos Dispositivos de efeito Hall quando apropriadamente embalados são imunes a poeira. lama e água.

Isto apresenta várias vantagens: . .Nenhuma resistência precisa ser inserida no circuito primário. Uma tensão é aplicada entre dois terminais do sensor e o terceiro provê uma tensão proporcional à corrente sensoriada.A tensão presente na linha a ser sensoriada não é transmitida ao sensor. um campo magnético é produzido. Portanto. é possível criar um sensor de corrente sem contato. O dispositivo possui três terminais. .EFEITO HALL VANTAGENS Quando os elétrons circulam por meio de um condutor.

ou peças que precisa para ficar limpas. Eles são mais robustos do que os sensores mecânicos ou ópticos. que sofrem com a poeira e água. . e precisam ser limpos regularmente.EFEITO HALL VANTAGENS Equipamentos que devem operar em ambientes agressivos utilizam sensores Hall porque eles não têm partes móveis.

.EFEITO HALL VANTAGENS Sensores de efeito Hall são usados ​extensivamente em carros e caminhões. Eles também são usados ​com outros sensores para medir a quantidade de derrapagem. permitindo que o controle da movimentação para compensar. Eles são usados ​em vez de pontos de quebra mecânica para o sincronismo em sistemas de ignição moderno. Elas são usadas em sistemas anti-bloqueio de travagem para detectar quando as rodas pararam de se mover.

html • http://www.br/instrumentacao/inst_text.ufpr.htm • http://www.br/tex/fis142/mod08/m_s03.ufrgs.html .br/plasmas/pionhall.magsystem. • http://mpmendes-electronica.com/2010/08/como-funcionam-osmotores-dc-brushless.acessado em 02/04/2011.fis.unb.3bscientific.blogspot.br/edu/Sensores/2000/neis/index.eletrica.org/wiki/Edwin_Herbert_Hall • http://www.html acessado em 02/04/2011.com. • http://pt.if.html • http://www.SENSOR DE EFEITO HALL REFERÊNCIAS • www.es/inducao/motor-de-lorentz .wikipedia.