You are on page 1of 29

Unidade 4

Planejamento e estratégia

Conteúdo do capítulo
 Planejamento e estratégia – Fundamentos de planejamento – Tipos de planos – O papel dos objetivos no planejamento

– Administração estratégica
– Análise estratégica do ambiente organizacional – Formulação estratégica – Implementação e controle estratégico
Fund. de Administração - Prof.ª Rosangela Alves

2

ª Rosangela Alves 3 . Fund.  Analisar as diferentes opções estratégias de nível de negócio.  Distinguir os diferentes tipos de planos.Prof.  Descrever as estratégias de nível corporativo e explicar a abordagem de portfólio.  Discutir os objetivos da análise estratégica do ambiente organizacional.Objetivos de aprendizagem  Definir planejamento e discutir sua importância.  Descrever o papel dos objetivos no planejamento.  Descrever o processo de administração estratégica. de Administração .

Fundamentos de planejamento Fund. de Administração .ª Rosangela Alves 4 .Prof.

Prof.  Focaliza esforços.  Potencializa o autoconhecimento organizacional.  Maximiza a eficiência.  Reduz o impacto do ambiente.  Fornece consistência.  Atua como fonte de motivação e comprometimento.Importância do planejamento  Proporciona senso de direção.ª Rosangela Alves 5 . Fund. de Administração .  Define parâmetros de controle.

Prof.ª Rosangela Alves 6 .Tipos de planos Fund. de Administração .

Prof.ª Rosangela Alves 7 .Planejamento por nível organizacional Fund. de Administração .

Fund. – Processo de definição (tradicional topo-base ou administração por objetivos). participação no mercado. desempenho socioambiental etc). – Nível de formalização (explícitos ou implícitos). satisfação dos clientes. por meio da alocação de esforços e recursos numa determinada direção. propósitos.ª Rosangela Alves 8 .Prof. intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar.Papel dos objetivos no planejamento  Objetivos são resultados. produtividade. de Administração .  Os objetivos podem ser classificados de acordo com: – Natureza (rentabilidade.

Hierarquia de objetivos Fund.Prof.ª Rosangela Alves 9 . de Administração .

ª Rosangela Alves 10 . de Administração .Características dos objetivos eficazes Fund.Prof.

 A idéia da nova abordagem é o envolvimento de todos os membros organizacionais no processo de definição dos objetivos.Prof.ª Rosangela Alves 11 . Fund.Sistemas de definição de objetivos  A perspectiva tradicional de definição dos objetivos baseiase numa perspectiva hierárquica cujo sentido de orientação é do topo para a base da organização. de Administração .  Esse novo sistema de definição dos objetivos é denominado administração por objetivos (APO).

Administração por objetivos Vantagens  Foco nas tarefas e atividades diretamente relacionadas ao cumprimento dos objetivos. a motivação e o comprometimento de todos os funcionários.ª Rosangela Alves 12 . responsabilidades e autoridade.  Estimula a participação.  Obriga os administradores a estabelecerem prioridades.  Aumenta a capacidade da empresa de responder às alterações do ambiente externo. Fund.  Proporciona uma clarificação de funções. de Administração .Prof.  Maior ligação entre os objetivos gerais da empresa e os objetivos individuais. metas e medidas de desempenho.

ª Rosangela Alves 13 .  Concentra os esforços no curto prazo em prejuízo do planejamento de longo prazo. Fund. de Administração .  Pode ser inútil e desmotivador em ambientes ou fases de mudança dinâmica.  Pode consumir tempo excessivo e dar origem a demasiada burocracia.Administração por objetivos Desvantagens  Depende do apoio e empenho da administração de topo.Prof.  Sobrevaloriza os objetivos individuais em detrimento dos objetivos organizacionais.

de Administração .Fundamentos da estratégia empresarial Fund.ª Rosangela Alves 14 .Prof.

Prof.ª Rosangela Alves 15 . de Administração .Estratégias deliberadas e emergentes Fund.

de Administração .ª Rosangela Alves 16 .Processo de administração estratégica Fund.Prof.

Prof.ª Rosangela Alves 17 . de Administração .Níveis de decisão estratégica Fund.

 A análise SWOT é uma ferramenta gerencial para analisar. depois de identificadas as oportunidades e ameaças ambientais e os pontos fortes e fracos da organização. o processo de análise estratégica. de forma integrada.Análise estratégica do ambiente organizacional  Antes de formular uma estratégia.Prof. os administradores precisam analisar as principais tendências de seu ambiente externo e conhecer as competências e os recursos de que a organização dispõe.ª Rosangela Alves 18 . de Administração . Fund.

Prof.Análise SWOT Fund.ª Rosangela Alves 19 . de Administração .

ª Rosangela Alves 20 .Prof.Formulação estratégica de nível corporativo Fund. de Administração .

 Integração: – Vertical. de Administração . – Não relacionada.  Fusões e aquisições.Estratégias de crescimento  Estratégia de expansão direta: – Estratégia de penetração de mercado. – Estratégia de desenvolvimento de mercado.ª Rosangela Alves 21 . – Horizontal. – Estratégia de desenvolvimento de produto.  Diversificação: – Relacionada.Prof. Fund.

 Estratégia de saída: – Desinvestimento. Fund. – Reengenharia. – Downsizing.Estratégias de retração  Estratégia de saneamento: – Reestruturação.Prof.ª Rosangela Alves 22 . de Administração . – Liquidação.

Abordagem de portfólio Matriz BCG Fund. de Administração .ª Rosangela Alves 23 .Prof.

Prof. de Administração .ª Rosangela Alves 24 .Abordagem de portfólio Matriz GE/McKinsey Fund.

ª Rosangela Alves 25 .  A estratégia de negócio deve: – Definir como cada unidade estratégica de negócio deve competir. – Posicionar a organização de forma a possuir uma vantagem competitiva sobre os seus competidores. Fund.Prof.Formulação estratégica de nível de negócio  A estratégia de nível de negócio tem como objetivo definir como a unidade de negócio deve competir para conseguir alcançar uma posição de superioridade em relação a seus concorrentes. de Administração .

de Administração .Modelo das cinco forças competitivas de Porter Fund.Prof.ª Rosangela Alves 26 .

ª Rosangela Alves 27 .Prof.Estratégias competitivas de Porter Fund. de Administração .

Prof. de Administração . Fund.Formulação estratégica de nível funcional  As estratégias de nível funcional são formuladas pelos departamentos da empresa e constituem planos de ação que servem para sustentar a estratégia de nível de negócio.  É fundamental que as estratégias funcionais sejam coordenadas entre si para evitar conflitos e a natural tendência de tratar o departamento como uma unidade organizacional independente.ª Rosangela Alves 28 .  É por meio das estratégias funcionais que se define o papel de cada área funcional (ex: RH ou marketing) de forma a apoiar a estratégia de negócio.

Fund. de Administração .Prof.  Toda estratégia deve ser avaliada e controlada para que se verifique se ela está sendo implementada corretamente e para que sejam tomadas medidas corretivas quando se percebem desvios significativos.ª Rosangela Alves 29 .Implementação e controle estratégico  A implementação estratégica é uma das mais etapas difíceis do processo de administração estratégica e engloba a execução de um conjunto de tarefas e ações gerenciais com o objetivo de colocar a estratégia em prática.