You are on page 1of 23

PROCESSO DECISÓRIO

UNIDADE 1 A Informação e a Comunicação no Processo Decisório

Processo Decisório
• Processo de identificar um problema específico e selecionar uma linha de ação para resolvê-lo Stoner e Freeman PROBLEMA

DECISÃO
OPORTUNIDADE

Processo Decisório • Instrumento administrativo destinado a facilitar a consecução de objetivos na organizações modernas. Miller. estrutural e funcionalmente diferenciadas. complexas. Hickson e Wilson PAPEL ARTICULADOR .

Processo Decisório • Análise e escolha entre várias alternativas disponíveis do curso de ação que a pessoa deverá seguir. Tersine apud Chiavenato v v .

e a escolha final. a busca de soluções alternativas e o exame de suas consequências.Processo Decisório • Envolve as pressões imediatas sobre o tomador de decisões. inclusive a antecipação de vários tipos de conflito pós-decisórios. Katz e Kahn apud Hall . a análise do tipo de problema e de suas dimensões básicas.

DADOS INFORMAÇÃO COMUNICAÇÃO .Informação x Comunicação • INFORMAÇÃO – Processo através do qual as pessoas tentam compartilhar significados através da transmissão de mensagens simbólicas. • COMUNICAÇÃO – Dados que foram organizados ou analisados de algum modo significativo.

Informação ao Longo do Tempo Período Medieval Estática Idade Moderna Dinâmica Pós-Modernismo Complexo - Flexibilidade e Acesso da Informação + .

.O Valor da Informação na Decisão A base da decisão é a informação A qualidade da informação é mais importante que sua quantidade A dinâmica da informação e o seu valor para a Administração estão no fato de que conferem vantagens competitivas em relação ao mercado concorrencial Profissional de sistemas de Informação provê os meios para facilitar o acesso do tomador de decisões a informações relevantes de forma flexível.

Informação dinâmica De que informação você precisa? Como você obtém essa informação? Administrando a informação Segurança da informação (Banco de Dados) .

Informação e Comunicação no Processo Decisório .

o planejamento e a tomada de decisão de seu nível. • informação intermediária (corpo gerencial) – permite observar as variáveis presentes nos ambientes externo e interno. . monitorar e avaliar seus processos. com a finalidade de monitorar e avaliar o desempenho. o planejamento e a tomada de decisão de característica gerencial.Arquitetura da informação empresarial • informação institucional (direção da empresa) – possibilita observar as variáveis presentes nos ambientes externo e interno. e • informação operacional (chefia de setores e seções) – possibilita executar as suas atividades e tarefas. monitorar o espaço geográfico sob sua responsabilidade. o planejamento e as decisões de alto nível.

Informação como ferramenta gerencial apropriada completa precisa pontual .

Informação como ferramenta gerencial Informação A Informação B Informação C Informação D $ $ $ $ .

dados e equipamentos em um sistema abrangente que produz as informações requeridas para todos os níveis da organização.Informação como ferramenta gerencial • Sistema de Informações Gerenciais (SIG) – o total integrado de informações de todo o pessoal corporativo. procedimentos. .

Exemplo: Abertura de uma conta no Banco do Brasil – rotina pré-definida e devidamente manualizada. – Sistemas de Relatórios Gerenciais (SRG). . – decisões estruturadas.Decisão rotineiras e não rotineiras Rotineiras – que se repetem dentro da organização com regularidade. – parâmetros para tomadas de decisão são bem entendidos.

decisões não estruturadas. dificuldade em projetar sistemas para fornecer informações (Sistema de Informações Gerencias Flexível). caracterizada por sua singularidade. .Decisão rotineiras e não rotineiras Não Rotineiras – – – – decisões tomadas uma única vez. Exemplo: Substituição de funcionário com ausência não programada (emergência médica).

Comunicação administrativa ‘sistema nervoso de qualquer grupo organizado’ ‘cola que mantém a organização unida’ ‘quem não se comunica se trumbica’ .

Mensagem 5.Fonte ou Emissor 2.Transmissão por Canal de Comunicação 4.Receptor .Comunicação administrativa 1.Realimentação 3.

desempenho monitorado. . problemas identificados. • Inculturação – criação e manutenção da cultura organizacional e à assimilação dos membros à organização. mitos.Papel da comunicação nas organizações • Comando e controle – orientações dadas. • Ligação – fluxo de informação entre diferentes partes da organização. metáforas. Rituais. declarações de missão e outros gêneros simbólicos contribuem para essa função. A função de ligação tem um papel crucial na inovação e na difusão de inovações dentro das organizações. • Ligação interorganizacional – criação e manutenção de laços entre diferentes organizações.

• Ideacional – se refere ao papel da comunicação na geração e utilização de idéias e conhecimento dentro da empresa. • Ideológica da comunicação – ela é o veículo para o desenvolvimento e difusão de ideologias e sistemas de pensamento que normatizam e justificam as relações de poder e controle. Essa função contribui para a manutenção da legitimidade institucional de uma organização. .Papel da comunicação nas organizações • Apresentação organizacional – define a organização para públicos importantes como clientes em potencial. o governo e as pessoas em geral. outras organizações.

comitês permanente e sistemas de informação da administração. .Comunicação formal x informal Comunicação Formal – Sistema de comunicação formal é uma parte da estrutura organizacional e inclui relações de supervisão. grupos de trabalho.

mais do que em deveres formais do cargo. . amizade. interesses comuns e benefícios políticos. Os laços da cadeia informal baseiamse em proximidade.Comunicação formal x informal Comunicação Informal – Sistema de comunicação informal surge na interação diária dos membros da organização.

CONCLUSÃO .