OBJETIVO Apresentar ao aluno da Escola Bíblica uma breve introdução à Carta aos Efésios e mostrar o quanto é precioso o papel das comunidades locais. . no conceito bíblico de igreja de Cristo.

aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso: A vocês.TEXTO BÁSICO Paulo. (Ef 1:1-2) . apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus. graça e paz.

e. conhecerá mais de perto a noiva do Cordeiro. assim.INTRODUÇÃO Quer entender o que é ser igreja? Basta estudar Efésios. .

ela está “em Cristo”. A noiva de Cristo não pode esquecer essas verdades. faremos uma breve introdução à Carta aos Efésios. está “em Éfeso”. .DIRETO AO PONTO Neste estudo. é uma comunidade cristã local. ela está nas “regiões celestiais em Cristo” (v. Em segundo lugar. Vale observar a descrição que Paulo faz desta igreja que era a destinatária desta carta: Em primeiro lugar. Em terceiro lugar. nas palavras do apóstolo. ela vive a “graça” e a “paz” da parte de Deus. ou seja. 3). localizada no tempo e no espaço. Em quarto lugar. é composta por “santos”.

PARA A IGREJA SABER 1. O escritor da carta 2. O assunto da carta . O destino da carta 4. A ocasião da carta 3.

Baseie-se em Gl 1:13-14. Quem foi o escritor da Carta aos Efésios? Que ligação ele tinha com a comunidade cristã de Éfeso? Fale também sobre o valor que ele dava às igrejas locais. 19:1-10. . At 18:18-21.PARA A IGREJA PENSAR 01.

e responda: Onde Paulo estava. quando escreveu a Carta aos Efésios? Como essa chegou ao seu destino? Comente sobre o contexto histórico. .PARA A IGREJA PENSAR 02. Leia Ef 6:20-22. Cl 4:7-9. Fm 1-17.

PARA A IGREJA PENSAR 03. responda: Como Paulo descreveu os destinatários de sua carta? Quem eles eram e qual a sua situação? . Com base no item 3 e em Ef 1:1.

sim. De acordo com o item 4. Qual é a contradição dessa frase? Para responder. não!”. igreja. há um número crescente de crentes cujo lema é: “Cristo. . leia Ef 1:1-3 e o item 4.PARA A IGREJA PENSAR 04.

PARA A IGREJA PENSAR 05. na prática. o que é ser ou pertencer a essa igreja? O que nossa participação na igreja local tem a ver com isso? . O assunto principal da Carta aos Efésios é a “igreja de Cristo”. Mas.

Aqui. vivemos e cumprimos a nossa missão proclamadora. porque é nela que nos relacionamos e ministramos uns aos outros. A igreja local é preciosa: participe ativamente dela! A igreja local é preciosa. através dos dons espirituais.PARA A IGREJA VIVER 1. na comunidade. . É através dela que nos tornamos agentes transformadores da sociedade.

Qual é a importância da igreja local em sua vida? O que significa participar ativamente da igreja local? .PARA A IGREJA PENSAR 06.

A igreja local é preciosa: cuide firmemente dela! Faça algo por sua igreja: doe-se mais pelo fortalecimento do corpo de Cristo. trabalhe para que sua igreja local cresça. respeite as autoridades eclesiásticas constituídas. comprometa-se financeiramente. esteja presente nos cultos.PARA A IGREJA VIVER 2. lute pela unidade. .

PARA A IGREJA PENSAR 07. . Dê exemplos de como podemos cuidar da igreja local onde congregamos.

não tanto porque decidiram agir assim. É na igreja local da qual participamos que aprendemos o evangelho e é dela que saímos para praticálo. Ela é preciosa! Se você quer. Quer um exemplo? Envolva-se em algum ministério dentro dela. de fato. usando seus dons para edificar os demais irmãos.DESAFIO DA SEMANA A noiva de Cristo tem sua face mais bem revelada na igreja local. Podemos vivenciar isso nas nossas comunidades cristãs locais. mas para escutarem a voz de Deus”. Como afirma Barclay. a ekklesia. faça parte ativamente da sua igreja local. Escolha uma área em que você tem aptidão e dedique-se com fidelidade. é um grupo de pessoas que se reúnem. em essência. ser igreja de Cristo. “mas porque Deus as chamou para Si. não se reúnem tanto para compartilharem dos seus próprios pensamentos e opiniões. Pense nisso! .

Desfrutar de bênçãos espirituais ...PRÓXIMO ESTUDO: Lição 2: SER IGREJA É.