CIGARRO

=e Laís

O tabaco é uma planta cultivada por suas folhas, que são fumadas, mascadas ou aspiradas, produzindo uma variedade de efeitos. É considerada uma substância que causa dependência, pois contém nicotina.

 Acredita-se que a planta do tabaco seja

originária do hemisfério ocidental. A espécie mais freqüentemente cultivada para os produtos derivados do tabaco norteamericanos e europeus é a Nicotiana tabacum.

Aspirado

Cigarro

Inalado Mascado


Folha do tabaco

  

Cigarro de Bali Charuto Cachimbo Fumo-derolo Rapé

    

Séc. XVI Entrada na Europa Séc. XVII Cachimbo Séc. XVIII Rapé e tabaco mascado Séc. XIX Charuto Séc. XX Cigarro industrializado

Antes da influência européia nas Américas, o tabaco era utilizado pelos índios do México e Peru em seus rituais, com propósitos medicinais, e para aliviar a angústia causada pela fome durante os períodos de escassez de alimentos. Acredita-se que Colombo tenha trazido o tabaco para a Europa. O consumo do tabaco se tornou comum entre: portugueses, espanhóis, franceses, britânicos e escandinavos.

iniciou-se a sua industrialização sob a forma de cigarro. Seu uso espalhou-se de forma epidêmica por todo o mundo a partir de meados do século XX. no final do século XIX. ajudado pelo desenvolvimento de técnicas avançadas de publicidade e marketing. Suas folhas foram comercializadas sob a forma de fumo para cachimbo. até que. tabaco para mascar e charuto. . rapé.

.

.

Estudos apontam que 90% dos fumantes iniciou o tabagismo antes dos 19 anos  Principais motivos alegados p/ iniciação:  Curiosidade/Brincadeira  Propaganda/Marketing  Influência de amigos  Modelo parental/familiar  E por que será que é tão difícil para o fumante parar de fumar?  Dependência Determinada por processos biológicos. psicológicos e socioculturais  Dependência nicotínica  Hábito  Ligação emocional .

.

.

.

.

.

.

Os resultados gerais são aumento da frequência de batimentos cardíacos. a nicotina chega ao cérebro pela corrente sangüínea. da freqüência respiratória e da atividade motora. substâncias neurotransmissoras (como a dopamina) que produzem uma sensação de euforia. como um estimulante. Essas substâncias aderem aos alvéolos pulmonares e. enfisema pulmonar. alojando-se nos vários órgãos e provocando. à heroína e ao álcool. a longo prazo. Estes liberam.   O prazer de fumar que todo fumante sente está associado à nicotina. doenças sérias como câncer do pulmão. além de rápida dependência química. então.700 substâncias tóxicas – da nicotina ao monóxido de carbono. da pressão arterial. a substância viciante do cigarro. Cerca de nove segundos após a tragada. Como outras drogas. passando por Elementos radioativos. trombose e insuficiência renal. via Corrente sangüínea. mais de 4. ingere. aumento da vigília (falta de sono) e relaxamento. ou seja. a nicotina cria dependência fisiológica . circulam pelo corpo. em segundos.Quando uma pessoa dá uma tragada no cigarro. Ela age no cérebro de forma semelhante à cocaína. acelerando a transmissão dos impulsos nervosos entre os neurônios.

é distribuído para todos os órgãos do corpo. onde o dióxido de carbono é exalado durante a expiração. 3) Em seguida.     1) Na inspiração. a ser chamado de venoso. em vez dos cerca de 20% normalmente presentes no ar. 5) Finalmente. rico em oxigênio e pobre em dióxido de carbono. 4) A próxima etapa é a respiração celular: o oxigênio move-se do sangue para dentro de cada célula e o dióxido de carbono e outros resíduos gasosos são liberados das células para o sangue – que passa. o gás carbônico (CO2) é trocado pelo oxigênio puro. inclusive o cérebro. então. o ar inalado. É neles que ocorrem as trocas gasosas. As várias substâncias tóxicas existentes na fumaça do cigarro aderem aos alvéolos pulmonares. passando através de finíssimos vasos capilares. via sistema circulatório. o sangue oxigenado (chamado de sangue arterial) é carregado para o coração e. viaja para dentro dos pulmões. No ar inalado pelo fumante. 2) Dentro do pulmão. Os problemas aparecem depois de alguns anos. . o oxigênio espalha-se pelos brônquios e bronquíolos até os alvéolos. a mistura gasosa que chega aos pulmões contém apenas 12% de oxigênio. agora. o sangue venoso é carregado de volta para os pulmões. ou seja.

20 minutos: a pressão volta ao normal 8 horas: as taxas de nicotina e de monóxido de carbono caem pela metade e o oxigênio volta ao normal 2 dias: seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar degusta melhor os alimentos. 15 anos: o seu risco de infarto é igual ao de alguem que nunca fumou . 3 meses: a função pulmonar aumenta em 30% 5-10 anos: o risco de sofrer infarto será igual ao de uma pessoa que nunca fumou e o risco de câncer de pulmão é a metade do que de um fumante. 3 semanas: a respiração fica mais fácil e a circulação melhora.

.......72% .55% Analfabetos.......................................Quem fuma mais? Universitários....................47% Primários.46% Secundários...............

.

Câncer de pulmão ---------90% Bronquite--------------------80% Enfisema pulmonar---------90% Doenças Coronarianas----60% Infartos-------------------. entre elas 13 tipos de câncer         .40% Outras Acidente Vascular cerebral Impotência e diminuição do desempenho sexual masculino  Infertilidade  Aborto  56 tipos de doenças tabaco relacionadas foram descritas.

.

.

DEPENDÊNCIA RUGAS CATARATAS CANCER .

.

.

Tabagista pesado (> 2 maços/dia) tem risco 30x maior de câncer de pulmão que o não-fumante .

O risco de fumantes desenvolverem doença coronariana é 2 a 4x maior do que os não-fumantes .

Infarto agudo do miocárdio O tabagismo é responsável por 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio .

O tabagismo é responsável por 25% das doenças cerebrovasculares (principalmente derrame cerebral) .

.O cigarro afeta as artérias do cérebro e impede a chegada de sangue.

O QUE É AVC? É A DESTRUIÇÃO SÚBITA DE UMA ÁREA DO CÉREBRO POR FALTA DE CIRCULAÇÃO DE SANGUE .

Doença de Buerger A doença de Buerger (tromboangeíte obliterante) é a obstrução de artérias e veias de pequeno e médio calibre por uma inflamação causada pelo tabagismo. .

.

.

.

O tabagismo aumenta o risco de desenvolvimento de Catarata em 2.5 vezes .Catarata  consiste consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula.

o que causa a perda de capacidade respiratória e uma oxigenação insuficiente . • Enfisema O tabagismo é responsável por 85% dos casos de DPOC Enfisema é uma doença pulmonar caracterizada pela dilatação excessiva dos alvéolos pulmonares.DPOC Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica • Bronquite Crônica Bronquite é a inflamação dos brônquios.

Câncer de língua .

.

.

Câncer de laringe .

Câncer de laringe .

e seu filho Bryan Jr.29/03/99 Bryan Lee Curtis. 32 anos. . fumante desde os 13 anos.

32 anos. no dia de sua morte por câncer de pulmão .03/06/99 Bryan.

FFUMO PASSIVO .

.

num ambiente poluído pelo cigarro.  A fumaça que sai da ponta do cigarro contém maior concentração de substâncias tóxicas do que aquela inalada pelo fumante.O fumante passivo possui um risco 50% maior de adquirir câncer de pulmão e doença isquêmica do coração do que a população geral.  . pode chegar a inalar a quantidade de tóxicos equivalente a ter fumado um a quatro cigarros. havendo maior incidência de bronquite e outras Infecções.  O fumante passivo após uma jornada de 8 horas de trabalho.  As crianças são muito sensíveis à ação irritante e inflamatória da fumaça do cigarro.

Risco aumentado em 30% para câncer de pulmão que os nãofumantes não expostos à PTA.Efeitos a médio e longo prazo  Efeitos a curto prazo  Irritação nos olhos  Manifestações Redução da capacidade respiratória Risco aumentado em até 50% para infecções respiratórias em crianças Aumento do risco de aterosclerose Risco aumentado em 24% para infarto do miocárdio que os não-fumantes não expostos à PTA.   nasais   Tosse e cefaléia  Aumento dos problemas alérgicos e cardíacos  .

.

.

         Ficar sem cigarro Beber muita água ou suco Fazer atividades físicas Respirar profundamente Escovar os dentes imediatamente após as refeições Recusar cigarros ofertados por amigos Renovar seus propósitos em não fumar Evitar tomar café Vontade de fumar não dura mais que 5 minutos .

.

.

.

FUMAR MATA!!! .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful