You are on page 1of 14

Fios Cirúrgicos & Agulhas

Greice Soares de Campos Karen Cristine Cardoso Priscila Rodrigues Souto Thamires kurche Martins

Fios Cirúrgicos História
Diversos artigos foram usados ao longo da história, tais como ouro, tendão de canguru, crina de cavalo, tântalo, linho, arame, tecidos intestinal, algodão, seda e no momento presente artigos de origem sintética.

Características que devem ser consideradas
Manter a força de tensão por tempo
suficiente até que a cicatrização adquira sua própria resistência; Portar-se como material inerente, provocando o mínimo possível de reação tecidual; Tipo de tecido a ser suturado.

CONFIGURAÇÃO FÍSICA
Refere-se à composição dos fios quanto aos seus filamentos. Monofilamentar: Constituído de um único filamento Multifilamentar: Várias fibras trançadas ou intercaladas compondo um único fio.

FORÇA DE TENSÃO
É a quantidade de peso necessária para ruptura do fio cirúrgico. A força de tensão varia de acordo com o tipo de material de construção do fio cirúrgico.

ELASTICIDADE
Capacidade inerente do fio cirúrgico de recuperar a forma e o comprimento originais depois de um estiramento. A elasticidade do fio cirúrgico contribui para diminuir a possibilidade de romper as bordas da incisão cirúrgica.

FIOS CIRÚRGICOS ABSORVÍVEIS
Os fios absorvíveis são fagocitados e degradados pelo tecido em que são implantados. Os de origem animal são fagocitados por meio de atividade enzimática durante o processo de cicatrização. Os de origem sintética são hidrolisados quando da reação com as moléculas de água dos líquidos corporais, que se degradam pelos tecidos em cicatrização.

Fios não Absorvíveis
São resistentes à digestão enzimática em tecido animal.

ABSORVÍVEIS SINTÉTICOS
Fio multifilamento tem uma excelente maleabilidade, tem sido substituto pelos fios de absorção lenta e dos inabsorvíveis.

NYLON
Fio de sutura do tipo não absorvível, estéril. Pode ser monofilamentar, traçado ou torcido. O Fio de sutura nylon. O produto atende as especificações estabelecidas pelas Suturas cirúrgicas, Brasileira pela Norma ABNT.

Indicação
O fio de sutura de nylon é indicado para o uso em aproximação de tecidos internos ligaduras e suturas da pele, incluindo-se o uso em procedimentos cardiovasculares, oftálmicos utilizando em procedimentos internos.

FIO DE SUTURA DE CATGUT CROMADO

O fio de sutura Catgut Cromado é absorvível estéril. Contém uma solução de sais crômicos para retardar a absorção. O produto atende as especificações estabelecidas para Suturas cirúrgicas absorvíveis e pelas Normas ABNT.

Indicação
O fio de sutura de Catgut Cromado é indicado para o uso em aproximação geral dos tecidos suaves e ou ligaduras, incluindo-se procedimentos oftálmicos, mas não deve ser usada em procedimentos cardiovasculares e neurológicos.

AGULHAS CIRÚRGICAS
As agulhas têm por função promover a passagem do fio pelo tecido com o menor trauma possível. Classificam-se em: Atraumáticas: Trazem o fio montado, asseguram fácil penetração nos tecidos, sem deixar lacerações.  Traumáticas: São montados no momento de uso e elas provocam lacerações.