You are on page 1of 13

A Roda dos Alimentos

11  Bibliografia – pág. 10  Conclusão – pág. Como surgiu a Roda dos Alimentos ? – pág. 12 2 Índice . 9  A Água – pág. 8  A antiga e a nova Roda dos Alimentos – pág. 3  A Nova Roda dos Alimentos – pág.

A Roda dos Alimentos surgiu no seguimento da campanha de Educação Alimentar “Saber Comer é Saber Viver” iniciada em 1977. tendo sido utilizada como instrumento essencial na promoção de hábitos alimentares saudáveis. Como surgiu a Roda dos Alimentos ? 3 .

pois as disponibilidades alimentares aumentaram e diversificaram-se.A evolução dos padrões de consumo de bens e serviços que se verificou nos últimos anos aplica-se igualmente aos alimentos. 4 . o Centro de Estudos de Nutrição do Instituto Nacional de Saúde entendeu propor ao Conselho Nacional de Alimentação e Nutrição (CNAN) novos objectivos alimentares. que foram adoptados em 1989. Por isso.

O reconhecimento da evolução dos aspectos nutricionais e alimentares em Portugal levou o CNAN a reformular e apresentar novas recomendações assim enunciadas: 5 .

 Redução dos consumo de gorduras.  Aumentar o consumo de peixe.  Aumento do consumo de produtos hortícolas e frutos frescos. 6 .  Moderação do consumo de bebidas alcoólicas.  Redução do consumo de sal.  Consumo adequado de leite e seus derivados. Consumo adequado de cereais e seus derivados.  Dar preferência ao consumo de azeite. em especial das gorduras sólidas sobre-aquecidas. batatas e leguminosas.  Redução do consumo de açúcar e produtos açucarados.

Face a estas realidades surge agora a nova Roda dos Alimentos. e foram estabelecidas as chamadas porções diárias equivalentes. O formato original manteve-se praticamente inalterado. assim como as fatias correspondentes aos grupos alimentares pois foram feitas novas divisões. mais adaptada às necessidades alimentares e nutricionais da população do nosso país. mas o grafismo foi modificado. 7 .

correspondentes à proporção em peso que devem ter na alimentação diária.A Nova Roda dos Alimentos Sob o lema “Coma Bem. Viva Melhor”. a nova Roda apresenta-se como um guia para a escolha alimentar diária. É constituída por sete grupos de alimentos de diferentes dimensões. 8 .

tubérculos – 28%  Hortícolas – 23%  Fruta – 20%  Lacticínios – 18%  Carnes. legumes e frutos  Cereais e derivados. pescado e ovos – 5%  Leguminosas – 4%  Gorduras e óleos – 2% 9 .A antiga e a nova Roda dos Alimentos I – Leite e derivados II – Carne. peixe e ovos III – Óleos e Gorduras IV – Cereais e leguminosas V – Hortaliças.

clima. Representa-se no centro da nova Roda. dependendo de vários factores. tais como.5 a 3 litros por dia. a idade.A Água A água é um alimento vital e como entra na constituição de todos os alimentos não possui grupo próprio. actividade física. pois deve beber-se em abundância entre 1. entre outros. 10 .

Seja um portador.“ .Para termos um estilo de vida saudável devemos comer diariamente alimentos de todos os grupos na proporção em que estes estão representados. "Uma atitude saudável é contagiosa. não falhar nem exagerar com nenhum deles e ainda variar o mais possível de alimentos dentro de cada grupo.Mestre Arievlis Conclusão 11 . mas não espere para contagiar-se através dos outros.

Dezembro 2004.wikipedia.org/wiki/Roda_dos_Alime ntos.Bibliografia  Guia-Os Alimentos na Roda.  http://pt. 12 .

13 .