CHÁ COM PROSA: POLÍTICAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO PÚBLICO

POLÍTICAS PÚBLICAS

CONCEITOS E CONDICIONANTES

os conflitos precisam ser administrados. . Para tornar possível a convivência.A vida em sociedade é complexa e envolve diferentes interesses que geram conflitos.

ADMINISTRAR CONFLITOS  Há duas formas de administrar os conflitos:  Através da coerção.  Através da POLÍTICA .

O QUE É POLITÍCA ? .

“A POLÍTICA É UM CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS FORMAIS E INFORMAIS QUE EXPRESSAM RELAÇÕES DE PODER E QUE DESTINAM A RESOLUÇÃO PACIFICA DOS CONFLITOS QUANTO A BENS PÚBLICOS (INTERESSE PÚBLICO)!.” .

.]. POIS. UMA POLÍTICA PÚBLICA ENVOLVE MAIS QUE UMA DECISÃO E REQUER DIVERSAS AÇÕES ESTRATEGICAMENTE SELECIONADAS PARA IMPLEMENTAR AS DECISÕES TOMADAS.. POLÍTICA PÚBLICA NÃO É O MESMO QUE DECISÃO POLÍTICA.POLÍTICAS PÚBLICAS SÃO O CONJUNTO DE DECISÕES E AÇÕES DE UM GOVERNO PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS QUE EM UM DADO MOMENTO OS CIDADÃOS E O PRÓPRIO GOVERNO DE UMA COMUNIDADE POLÍTICA CONSIDERAM PRIORITÁRIOS OU DE INTERESSE PÚBLICO [.

 São outputs. resultantes da atividade política.CARACTERÍSTICAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS:  As decisões e ações são revestidas pela autoridade do Poder Público – Caráter imperativo. .  Diferenciam-se das políticas privadas ou apenas coletivas pelo seu caráter imperativo.  São geradas por inputs originários do meio ambiente e do próprio sistema político (withinputs).

Outputs = tipos de Políticas Públicas resultado da atividade política. podendo transformar-se em Políticas Públicas. Inputs = demandas do meio ambiente processadas pelo sistema político . Withinputs.demandas do próprio sistema político. .

.

.

grupos religiosos. . Agentes políticos. ONG’s.. funcionários públicos. pesquisadores.O ciclo de políticas públicas • AGENDA ELABORAÇÃO FORMULAÇÃO MPLEMENTAÇÃO EXECUÇÃO COMPANHAMENTO AVALIAÇÃO • Atores: Partidos. mídia.. Associações de Classe.

Demandas recorrentes – expressam problemas não resolvidos ou mal resolvidos.   .TIPOS DE DEMANDAS Demandas novas – elaboradas por novos atores políticos ou surgimento de novos problemas.

. DEPENDENDO DA SUA GRAVIDADE E DA SUA DURAÇÃO. UMA CRISE QUE AMEAÇA A ESTABILIDADE DO SISTEMA.QUANDO SE ACUMULAM AS DEMANDAS E O SISTEMA NÃO CONSEGUE ENCAMINHAR SOLUÇÕES ACEITÁVEIS. OCORRE O QUE SE DENOMINA DE “SOBRECARGA DE DEMANDAS”. LEVA À CRISE DE GOVERNABILIDADE E ATÉ MESMO À RUPTURA INSTITUCIONAL.

• • • . trabalhadores). Atores privados . Agentes internacionais e a mídia.Os políticos e os burocratas.(empresários.ATORES POLÍTICOS  As demandas por políticas e ações políticas são geradas pelos interesses de diversos atores: Atores públicos .

é necessário que os atores políticos se mobilizem para provocar inputs que sejam processados pelo sistema político e inserido na Agenda Governamental. .CONSTRUINDO A AGENDA DE GOVERNO  Para um problema chegar a ser enfrentado por políticas públicas.

UM PROBLEMA QUE INCOMODA E QUE GERA INSATISFAÇÃO. QUANDO ESSE “ESTADO DE COISAS” PASSA A PREOCUPAR AS AUTORIDADES TORNA-SE UM “PROBLEMA POLÍTICO”. MAS. . NÃO MOBILIZA AS AUTORIDADES ENCONTRA-SE NUM “ESTADO DE COISAS”. “PROBLEMAS POLÍTICOS” COMPÕEM A AGENDA GOVERNAMENTAL.

CONDIÇÕES DA PASSAGEM DO “ESTADO DE COISAS” PARA “PROBLEMA POLÍTICO”. . Mobilização de ação política: seja ação coletiva de grandes grupos. seja ação coletiva de pequenos grupos dotados de fortes recursos de poder. seja ação de atores individuais estrategicamente situados.

calamidade ou catástrofe. de maneira que o ônus de não resolver o problema seja maior que o ônus de resolvê-lo.CONDIÇÕES DA PASSAGEM DO “ESTADO DE COISAS” PARA “PROBLEMA POLÍTICO” NA AGENDA GOVERNAMENTAL Situação de crise. .

a serem obtidas com o tratamento daquele problema. haja vantagens. antevistas por algum ator relevante. ou seja.CONDIÇÕES DA PASSAGEM DO “ESTADO DE COISAS” PARA “PROBLEMA POLÍTICO” NA AGENDA GOVERNAMENTAL  situação de oportunidade. .

observando os limites das condições e do momento específico da decisão. mas. Isso significa nada tecnicamente perfeito.O QUE É QUE GARANTE QUE UMA DECISÃO SE TRANSFORME EM AÇÃO EM REGIMES DEMOCRÁTICOS? R: A efetiva resolução de todos os pontos de conflito envolvidos naquela política pública. . uma decisão em que todos os atores sintam que ganharam alguma coisa e nenhum sinta-se completamente prejudicado.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful