You are on page 1of 25

Charts & Graphs

Introdução
• Muitas vezes, apenas tabelas numéricas não são o suficiente para entender uma situação, ou um processo. Todas essas variáveis devem, então, ser trabalhadas, a fim de demonstrar visualmente o que significam. Gráficos são uma ferramenta essencial em qualquer meio de estudo. Facilitando o entendimento e otimizando o trabalho, eles se tornam ferramentas que merecem um estudo aprofundado. O LabView trabalha com duas formas de se “plotar” dados. Umas delas é através de Gráficos e outra através de Charts. Suas diferenças serão vistas mais tarde.

Nesses eixos dispomos os valores que trabalhamos. podendo assim relacionar diversas variáveis . Muitas das opções relacionadas a charts e gráficos são comuns. é preciso que se entenda como eles são feitos. Eixo Y Eixo X . servem tanto para um quanto para o outro. ou seja.• Antes de se trabalhar com gráficos. habitualmente chamados de X e Y. A maioria dos gráficos é constituída de dois eixos.

que neste caso é da tensão.5 -100 5 Eixo X = tempo ( ms ) A seguir.• A forma mais comum de utilização de um gráfico. um exemplo de gráfico do LabView : . e o eixo X o tempo. Eixo Y = tensão ( mV ) 100 0 2. é a de visualizar uma variação ao longo do tempo. • O eixo Y representa essa variação.

.

usando cores para indicar os valores da terceira dimensão. . adquirida a uma taxa constante.Tipos de Gráficos e Charts • WaveForm Chart and Graph : Mostra a informação. como quando se quer uma informação mediante uma certa condição. • Intensity Chart and Graph : Mostra informações 3D em um gráfico 2D. • XY Graph : Mostra a informação adquirida a uma taxa não constante.

Computadores transferem informações de um para outro em pulsos. . • (Windows) 3D Graph : Permite visualizar informações 3D em um gráfico 3D.Tipos de Gráfico e Charts . no painel frontal. através de um objeto ActiveX.Cont. • Digital WaveForm Graph : Exibe as informações em pulsos ou grupos de linhas.

É acessada na legenda. porém requer mais processamento. o que pode deixar o processo mais lento. pode-se melhorar esse aspecto através desta opção. e selecionando a opção Duplicate Scale.and .Aliased Line Plots for Graphs and Charts : Algumas vezes as linhas dos gráficos podem ficar com uma aparência serrilhada. Isso. que “mascara” essa característica.Opções de Gráficos e Charts Multiple X . através de clique direito. Anti . . É habilitada através de um clique direito na escala X ou Y. Isso se deve á forma como toda a informação é demonstrada pelo monitor. cujas escalas não são comuns. Ela é utilizada quando é necessário que se visualize diversos gráficos.Y Scales on Graphs and Charts : Todos o gráficos e charts possuem esta opção.

Scale Legend : Define as legendas para as escalas. ou escondendo algumas opções. Redimensione a legenda para mostrar múltiplos gráficos. e configura suas propriedades. Plot Legend : Define a cor e o estilo das linhas. Dê um clique direito no Gráfico ou Chart e selecione Visible Items para modificar as opções.Customizando a Aparência de Charts e Gráficos • É possível customizar a aparência de charts e gráficos habilitando. .

Pode-se inserir quantas legendas forem necessárias ( múltiplas linhas ). X Scale and Y Scale : Formata os eixos X e Y. Scrollbar ( chart only ) : Rola através do gráfico do chart. Cursor Legend ( graphic only ) : Exibe uma legenda em determinada coordenada da linha. porém armazenadas no buffer. . enquanto o programa está rodando. É utilizada para se ver informações que não estão mais na tela.Graph palette : Modifica a escala e a formatação.

Esse valor pode ser diminúído através de um clique direito no chart. para se verificar estados anteriores. Charts utilizam um buffer para armazenar valores passados. até o ponto que se desejar. selecionando Chart History Length .Customização de Charts • Ao contrário de gráficos. que subescreve a informação a cada atualização da tela.024 pontos de dados. Char History Length : O tamanho máximo do buffer de um chart é de 1. • Com isso pode-se voltar.

essas opções podem ser acessadas : Strip Chart (Padrão) : Mostra um gráfico constantemente atualizado. separadas por uma linha vertical. Scope Chart : Mostra um item da informação. Através de um clique direito no chart. porém neste caso ele mostra a informação nova à direita. selecionando a opção Advanced>>Update Mode. rolando parte dela através do chart. e a velha à esquerda. através do chart. .Chart Update Modes : Charts podem utilizar três diferentes meios de se se rolar os gráficos. da esquerda para a direita. Sweep Chart : Funciona similar ao Scope Chart. como um pulso. ou uma onda. da esquerda para a direita.

chamada Stacked Plots. através de duas formas. ou através de múltiplas escalas verticais.Overlaid Versus Stacked Plots • Vários gráficos podem ser mostrados em um chart ao mesmo tempo. Ou se utilizando de uma única escala vertical. . chamada de Overlaid Plots.

tais como Graph Cursors.Customização de Gráficos Pode-se adequar diversos elementos de um gráfico. Esses ítens estão localizados em Visible Item. é preciso habilitar a opção Visible Item>>Cursor Legend. no menu acessado através de clique direito no gráfico. O valor do cursor é mostrado em sua legenda. Para se adicionar um cursor. pois pode-se obter o exato valor e determinado ponto. através de clique direito. Scaling Options e Graph Axes. no gráfico. Graph Cursors : Cursores possibilitam que se tenha precisão na leitura de gráficos. .

Scale Format : Configura o formato. porém ele pode prejudicar a performance. Existem dois botões de controle. .Scale Options : gráficos ajustam automaticamente suas escalas horizontal e vertical aos valores a ele ligados. precisão e a forma de mapeamento. O padrão é que o AutoScale esteja habilitado. Esta característica é chamada de AutoScaling. que pode ser ativada ou desativada na opção X Scale>>AutoScale X ou Y Scale>>AutoScale Y. WaveForm Graph Scale Legend : Usa-se Scale Legend para se identificar escalas e configurar suas propriedades.

as linhas do grid. as escalas dos labels.Scale Format Scale Lock Scale Lock : Habilita AutoScale para cada escala. a visibilidade das escalas. . e plots. e suas cores. é para formatar grids.

. e tela pisca. Esse efeito pode ser minimizado utilizando um buffer. antes que eles entrem no gráfico. pode haver perda de performance com a utilização deste recurso. Essa opção está em Advanced>>Smooth Updates. que irá armazenar os dados. Em alguns casos. no gráfico.Smoothing Updates : Às vezes as atualizações dos gráficos podem atrapalhar a visualização. através do clique direito. pois a cada nova leitura.

Exemplos Charts e Graphs .

vi Exemplo 3 – Graph Temperature.vi Exemplo 5 – Simple Digital Waveform Graph.vi .Charts.vi Exemplo 4 – Graph Waveform Arrays.Charts e Graphs .vi Exemplo 2 – Waveform Graph.Exemplos Teste os exemplos abaixo : • • • • • Exemplo 1 .

Exercícios Charts e Graphs .

Scope Chart e Sweep Chart. Selecione a opção Advanced / Update Mode e teste as opções : Strip Chart.Chart Update Mode Click com o botão direito do mouse ao lado da palavra “Amplitude”.Exercício 1 . .

Exercício 2 .Charts Simultâneos .

Exercício 3 .Três Charts Simultâneos .

Waveform Graphs .Exercício 4 .

Graphs Simultâneos .Exercício 5 .