You are on page 1of 10

LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Lourdes Teles

PROPOSTA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR LETRANDO • O CONSTRUTIVISMO COMO TEORIA EPISTEMOLÓGICA • A LINGUÍSTICA COMO CIÊNCIA DA LÍNGUA • A DIDÁTICA COMO PRÁXIS PEDAGÓGICA .

indissociavelmente biológico e histórico-cultural. que constrói seu conhecimento em interação com as pessoas. nos cursos de formação. A aprendizagem surge da experimentação e sempre se incide numa ação mental/prática. Essa teoria está presente nos referenciais curriculares do MEC. as linguagens e a cultura.O CONSTRUTIVISMO COMO TEORIA EPISTEMOLÓGICA    Explica de modo convincente uma concepção de aluno/sujeito enquanto ser humano capaz de aprender. .

 - - - O referencial é útil para conduzir teoricamente. Os alunos aprendem a ler lendo e escrevendo. as ações didáticas do professor por que nos diz: Os alunos são protagonistas da sua aprendizagem. Os alunos formulam hipóteses sobre leitura e escrita passando por diferentes níveis de construção e com erros produtivos. . como “pano de fundo”.

em particular.A LINGUÍSTICA COMO CIÊNCIA DA LÍNGUA   - A Linguística é vista como a ciência da língua. A linguística abarca várias áreas de estudo: FONÉTICA FONOLOGIA MORFOLOGIA SINTAXE SEMÂNTICA ANÁLISE DO DISCURSO PRAGMÁTICA SOCIOLINGUÍSTICA PSICOLINGUÍSTICA . estudo científico da linguagem voltado para a explicação de como a linguagem humana funciona e para os estudos das línguas. ou seja.

Os estudos e as pesquisas em Linguística têm evoluído bastante e esclarecido muitas questões específicas da linguagem como sistema e como apropriação do código alfabético pela criança na fase de alfabetização. necessariamente.  Para alfabetizar. o professor deve. . recorrer ao estudo da Linguística como ciência da linguagem.

A DIDÁTICA COMO PRÁXIS PEDAGÓGICA   Para alfabetizar o professor precisa de uma didática. intencional e potencialmente eficaz para que o aluno aprenda a ler e escrever. . PALAVRA. de um caminho metodológico. para ensinar a ler e escrever. recheado de atividades didáticas com todas as unidades linguísticas ( TEXTO. Consideramos uma didática de alfabetização e letramento como um combinado metodológico. FRASE. SÍLABA E LETRA ).

O ALICERCE PROFESSOR ALUNO CONTEÚDO .

constrói e reconstrói hipóteses sobre a natureza e o funcionamento da erscrita. . De acordo coma Psicogênese da Língua Escrita. a origem dom conhecimento da escrita. isto é. o aprendizado do sistema da escrita não se reduz à decodificação e a codificação da relação grafema-fonema. no qual o sujeito.PSICOLINGUÍSTICAPSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA    Explica o caminho que os alunos percorrem na apropriação da língua escrita. A apropriação dá-se via processo interativo. desde os primeiros contatos com a escrita.

Para ensinar a ler e escrever faz-se necessário compreender que os alunos terão de lidar com as características do sistema de escrita e o uso funcional da linguagem. . Alfabetizar é construir conhecimento.SEGUNDO A TEORIA:    Alfabetizar é um processo de construção conceitual. desenvolvendo-se simultaneamente dentro e fora da sala de aula. iniciado muito antes de a criança ir para a escola. contínuo.