You are on page 1of 21

COMPETNCIA

Prof. Jlio Coelho

Imagine que voc esteja formado, logrou xito em seu exame da OAB e se encontra agora em seu escritrio de advocacia... Ao receber seu primeiro cliente, ele lhe apresenta determinada situao jurdica que dar ensejo sua primeira demanda.

Contrato de honorrios advocatcios devidamente assinado, s resta agora distribuir a petio inicial. Surge uma dvida: a qual rgo de nosso imenso Poder Judicirio a petio deve ser direcionada?

Competncia
Para o profissional do Direito, to importante quanto saber as normas aplicveis ao caso ou determinar a presena das condies da ao, saber, com preciso, perante qual rgo jurisdicional deve ser posta a demanda.

Sabemos que a jurisdio, enquanto funo estatal, essencialmente una. Contudo, seu exerccio exige que, na prtica, ocorra uma diviso de trabalho entre os diversos rgos que compe nosso Poder Judicirio. Todos os rgos do Poder Judicirio exercem jurisdio, mas, obviamente, nem todos sero competentes para examinar determinado litgio Vasto e complexo sistema que o aparelho judicirio - se a lei facultasse a qualquer deles exercer, indistintamente, a jurisdio, seria um contra-senso.

Estrutura do Poder Judicirio


a existncia de diversos organismos jurisdicionais autnomos entre si (as diversas "Justias"); a existncia, em cada "Justia", de rgos judicirios superiores e rgos inferiores (o duplo grau de jurisdio); a diviso judiciria, com distribuio de rgos judicirios por todo o territrio nacional (comarcas, sees judicirias); a existncia de mais de um rgo judicirio de igual categoria no mesmo lugar (na mesma comarca, na mesma seo judiciria); Da observao desses dados fundamentais e caractersticos torna possvel determinar qual juiz o competente para conhecer e julgar determinada demanda.

Noo de Competncia
Na medida em que o legislador delimita as atribuies de determinado rgo do Judicirio, ele est definindo a competncia daquele rgo para determinadas funes e proibindo-o de exercer outras. Cada rgo do Judicirio recebe a sua parcela de funo e, desse modo, s est habilitado a exercer as funes contidas nesses limites. Isso ocorre no porque lhe falta jurisdio, mas sim porque lhe falta competncia. Conceituao da competncia como medida (limite) do exerccio da jurisdio: cada rgo s exerce a jurisdio dentro da medida que lhe fixam as regras sobre competncia.

Competncia conjunto de limites dentro dos quais cada rgo do Judicirio pode exercer legitimamente a funo jurisdicional. (Alexandre Cmara) Competncia quantidade de jurisdio cujo exerccio atribudo a cada rgo ou grupos de rgos (Liebman) A diviso de competncia entre diferentes rgos do Judicirio realizada por intermdio de um critrio racional que busca estabelecer regras para facilitar o exerccio da Jurisdio.

FONTES NORMATIVAS DISTRIBUIO DE COMPETNCIA

DE

a competncia de cada uma das Justias e dos Tribunais Superiores da Unio determinada pela Constituio Federal; as regras de competncia, principalmente as referentes ao foro competente, esto na lei federal (Cdigos de Processo civil e penal); A competncia originria dos tribunais locais determinada nas Constituies estaduais; nas leis de organizao judiciria esto as regras de competncia de juzo (varas especializadas)

METODOLOGIA DE VERIFICAO DE COMPETNCIA


1) competente a Justia brasileira? (competncia internacional); 2) Qual a Justia competente? (competncia "de jurisdio) ; 3) Qual o rgo, superior ou inferior, o competente? (competncia originria); 4) Qual a Comarca, ou Seo Judiciria, competente? (competncia de foro); 5) Qual a Vara competente? (competncia do juzo).

1) competente brasileira?

Justia

O primeiro questionamento que se faz no plano internacional: preciso saber se cabe Justia Brasileira conhecer a causa. No processo civil brasileiro, a competncia internacional determinada pelos artigos 88 a 90 do CPC. Nas hipteses do art. 88, temos a chamada competncia internacional concorrente. Atravs dela existe a possibilidade de, se for o caso, a Justia de outro pas poder, tambm, se considerar competente.

1) competente brasileira?

Justia

Na competncia concorrente (art. 88): sempre que versar sobre a mesma lide duas aes, uma nacional e outra estrangeira, que tenham estas sido propostas sucessiva ou simultaneamente, prevalecer a nacional se produzir efeitos de coisa julgada material antes que a estrangeira tenha sido homologada pelo STJ (EC 45/2004). Inversamente, prevalecer a deciso estrangeira se a homologao pelo STJ preceder sentena nacional passada em julgado.

No se cogita, nesses casos, os efeitos impeditivos da litispendncia (art. 90, CPC)

1) competente brasileira?

Justia

Na competncia privativa: A lei processual brasileira estabelece dois casos de atribuio exclusiva de competncia autoridade brasileira Art. 89, CPC: Qualquer ao que verse sobre bens imveis situados no Brasil aqui dever ser processada, bem como o inventrio e partilha de bens situados no Pas, nada importando sejam os sujeitos da lide estrangeiros.

a sentena estrangeira que dispuser sobre os bens imveis explicitados no inciso I ou julgar partilha na hiptese do inciso II no produzir efeitos em nosso pas nem poder ser homologada pelo STJ

2) Qual a Justia competente?


fala-se em competncia de jurisdio, significando essa locuo o conjunto das atividades jurisdicionais conferidas a determinado organismo judicirio
Consultando a Constituio, que indica as atribuies das Justias Especiais, ser ento verificado se estamos diante de hiptese de julgamento de alguma das Justias Especiais (Eleitoral, Militar e Trabalhista) ou da Justia Comum (Federal ou Estadual). As atribuies da Justia Estadual no esto enumeradas analiticamente na Constituio, mas a elas se chega por excluso.

3) Qual o rgo, superior ou inferior, o competente?


Determinada em concreto a Justia competente para o processamento da demanda, cumpre verificar o grau de jurisdio em que correr o processo. A competncia originria, em regra, do juzo de primeira instncia. A exceo deve estar prevista nas Constituies Federal e Estaduais (Justia Comum Estadual) que tratam das competncias originrias dos tribunais. Esse critrio hierrquico de atribuio de competncia fundado, no mais das vezes, ou na qualidade das partes ou no objeto do processo

4) Qual a Comarca, ou Seo Judiciria, competente?


Estabelecer em que circunscrio territorial ser proposta a ao, determinando o foro competente para o conhecimento da lide. Por foro competente, entende-se a circunscrio territorial judiciria onde a causa deve ser proposta (Comarca ou Seo Judiciria). a que mais pormenorizada vem discriminada nas leis processuais, principalmente nos Cdigo de Processo Civil e Processo Penal

4) Qual a Comarca, ou Seo Judiciria, competente?


So os arts. 94 a 100 do Cdigo de Processo Civil os que fixam as regras que competncia territorial, Foro comum, ou geral, aquele correspondente regra geral de determinao de competncia territorial : o foro do domiclio do ru (art. 94, CPC); Nas aes ditas pessoais, a lei confere uma relativa vantagem ao ru, prevendo que ele ser demandado no local onde se situa o seu domiclio.

4) Qual a Comarca, ou Seo Judiciria, competente?


o foro comum (tomado como foro do domiclio do ru) se subdivide em foro do domicilio do ru e em foro subsidirio do foro comum, apontando como subsidirios os previstos no art. 94, 1 foro da residncia do ru; no art. 94, 2 e 3 foro do domiclio do autor; no art. 94, 3 qualquer foro; e no art. 94, 4 foro de qualquer dos rus.
Os demais artigos (95 a 100) estabelecem os foros especiais. Exs.: Para a propositura de ao real imobiliria, competente o foro de onde se situa o imvel objeto da lide (art. 95); para o processamento do inventrio e partilha dos bens situados no territrio brasileiro a legislao processual destinou foro especial: o do domiclio do autor da herana, no Brasil (ar.t 96)

5) Qual a Vara competente?


normalmente, temos diversos rgos jurisdicionais na mesma comarca ou seo e, ento, consultando o cdigo de organizao judiciria e o regimento interno dos tribunais, poder finalmente ser encontrado qual o juzo competente (essa diviso pode ser feita em relao a matria, qualidade das partes, valor da causa, etc.). Havendo mais de um juzo competente para a mesma matria, a fixao da competncia ser feita por distribuio.

5) Qual a Vara competente?


Justia Estadual do Cear CDIGO DE DIVISO E ORGANIZAO JUDICIRIA DO ESTADO DO CEAR (LEI N. 12.342, DE 28.07.1994, alterada. pela LEI N 14.407, DE 15.07.09) Justia Federal Resolues do TRF da 5 Regio

Title
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Vivamus et magna. Fusce sed sem sed magna suscipit egestas. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Vivamus et magna. Fusce sed sem sed magna suscipit egestas.

You might also like