You are on page 1of 18

Acadêmicos: 1. Francisco das Chagas 2. 3. 4. Profª.

Sandra Brusasco
1

Kátia de Queiroz Núbia Martins Patrícia Alves

 A → Consiste na administração de oxigênio com finalidade terapêutica. 2 .

.diminuição da tensão de O2 no sangue arterial.diminuição do suprimento de O2 para os tecidos.INDICAÇÕES  Alteração na freqüência respiratório do paciente: ou padrão  Hipoxemia .  Hipóxia .

MATERIAL NECESSÁRIO CILINDRO DE OXIGÊNIO KIT RÉGUA .

 Cânula nasal.  Máscara facial simples .SISTEMA BAIXO FLUXO  Fornecem oxigênio por meio de um fluxo inferior à demanda do paciente.  Máscara de nebulização .  Desta forma. ocorre diluição do O2 fornecido com o gás inspirado  Cateter nasal.

 Vantagens – conforto. aceitação por crianças . facilidade para manter a posição.  Desvantagens – concentração de O2 respirada é desconhecida  De pouca pequenas.  Fluxo de até 6 l/min.CÂNULA NASAL  Suporte plástico com 2 dentes de garfo.  Fornece quantidade moderada de O2. economia.

 É de fácil aplicação. mas pouco tolerada por crianças  Desvantagens  Nem sempre é bem tolerado em função do desconforto produzido.  Visa administrar baixas concentrações a moderadas de O2.  Necessidade de revezamento das narinas a cada 8 horas .CATETER NASAL É um dispositivo composto por um tubo plástico macio com vários pequenos orifícios em sua extremidade.

fornece quantidade moderada de O2.  VANTAGEM.MÁSCARA FACIAL SIMPLES • Dispositivo aberto. que cobre o nariz e a boca. alimentação e na . confortável.utilizar taxas altas de O2. de plástico.  Interfere na expectoração.

podendo regular a fio2  De acordo com as necessidades terapêuticas.SISTEMA DE ALTO FLUXO  Suplantam a demanda inspiratória do paciente.  VM (Ventilação Mecânica) .  máscara/colar para traqueostomia e peça T(tubo T).  Máscara de Venturi  Tenda Facial (máscara de Hudson ou macronebulização).

Rosa 40% 15 l/min.Cores dos Pinos Concentração de Gás . . .MÁSCARA DE VENTURI  Método mais confiável e preciso para uma administração de O2 por meios não invasivos. 60 l/min. .Verde 35% 12 l/min. . 72 l/min.Branco 31% 8 l/min.Azul 24% 3 l/min. 78 l/min. 66 l/min.Amarelo 28% 6 l/min. . . 40 l/min. . 72 l/min.  VANTAGENS – mistura o fluxo de O2 com um fluxo alto e variável de ar para produzir uma concentração de O2 constante.Laranja 50% 15 l/min.

que podem ser ajustadas para concentrações que variam de 27% a 100%.  Fornece um teor elevado de umidade. . além suplementar.MÁSCARA DE AEROSOL TENDAS FACIAIS • São utilizadas com dispositivo de aerossol. de O2  Utilizada com freqüência em crianças.

máscara. identificação do siNJHGC . líquido. MATERIAL • Não tem medicação é usado pra  Fluxômetro. umidificar e fluidificar secreção.MACRO NEBULIZAÇÃO • Serve para nebulização contínua de pacientes que necessitam de oxigenação complementar.

VM • A ventilação mecânica é a metodologia de substituição funcional mais utilizada na era da moderna medicina intensiva. é necessária quando o indivíduo necessita do auxílio de um dispositivo externo para que ocorra a renovação de ar alveolar .

além da manutenção das trocas gasosas. 14 . ou seja. dessa forma reduzindo o desconforto respiratório.OBJETIVOS VM  A Ventilação mecânica Tem por objetivos. correção da hipoxemia e da acidose respiratória associada à hipercapnia: aliviar o trabalho da musculatura respiratória que. está elevado a reverter ou evitar a fadiga da musculatura respiratória diminuir o consumo de oxigênio. em situações agudas de alta demanda metabólica.

 Monitorizar e instalar a oxigenoterapia. e controlar a quantidade de litros por minutos.  Executar medidas para manter a ventilação ou aumentar os suprimentos de oxigênio disponíveis para a absorção.CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA ADMINISTRAÇÃO DE 02  Dar apoio psicológico ao paciente.  Proteger os pacientes da falta de oxigênio local. 15 . • Colocar aviso de não “NÃO FUMAR” na porta do quarto do paciente.

manutenção e restauração da função e sistemas do corpo. O bom senso e a indicação de maneira intermitente da oxigênoterapia. 16 . pode gerar conforto e melhora na troca gasosa de pacientes que necessitam de atendimento respiratório. como suporte. assim como a promoção. A OXIGENOTERAPIA objetiva o suporte básico de vida.

Obrigado! .

. 5ª.  http://pt.shvoong.Patrícia A.com/medicine-and-health/1742120ventilacão mecânica  Slmeltezer Suzane C. Rio de Janeiro: Guanabara. POTTER.. Fundamentos de Enfermagem.ed. 18 .Brunner & Suddarth Tratado de Enfermagem Médico Cirúrgico.