You are on page 1of 10

Psicomotricidade

O que Psicomotricidade?

Psicomotricidade a cincia do Homem em movimento, das relaes consigo e com o mundo, com o corpo, atravs do corpo e de sua corporeidade (Freinet). Psicomotricidade a cincia da educao que educa o movimento ao mesmo tempo em que pe em jogo as funes da inteligncia. A psicomotricidade est associada afetividade e personalidade, porque o indivduo utiliza o seu corpo para demonstrar o que sente, e uma pessoa com problemas motores passa a ter problemas de expresso.

Como se Fundamenta?
Em Atividades: Motoras - So as atividades globais de todo o corpo.

Sensrio-motoras - a percepo de diversas lies atravs da manipulao dos objetos. Percepto-motoras uma anlise profunda das funes intelectuais, motoras, tais como a anlise perceptiva, a precesso de representao mental, determinao de pontos de referncia.Destaca-se: percepo visual.

Objetivos da Psicomotricidade
As atividades psicomotoras visam propiciar a ativao dos seguintes processos:

Vivenciar estmulos sensoriais para discriminar as partes do prprio corpo e exercer um controle sobre elas; Vivenciar, atravs da percepo do prprio corpo em relao aos objetos, a organizao espacial e temporal; Vivenciar situaes que levem a aquisio dos pr-requisitos necessrios para aprendizagem da leitura escrita.

Elementos Bsicos da Psicomotricidade

A Psicomotricidade base sobre a qual se constroem as primeiras relaes lgicas e a decorrente aprendizagem escolar. Toda aprendizagem deve ser feita atravs de experincias concretas e vivenciadas com o corpo inteiro. Voltando ao primeiro objetivo, temos que trabalhar os seguintes aspectos: Percepo e controle do corpo; Equilbrio e Lateralidade; Independncia dos membros em relao ao tronco e entre si; Controle muscular; Controle da Respirao

Desenvolvimento Psicomotor

A psicomotricidade caracteriza-se por uma interveno educativa que se centra no movimento e auxilia a atingir outras aquisies mais elaboradas, como as intelectuais. Le Boulch, enfatiza a necessidade da educao psicomotora baseada no movimento, pois acredita ser preventiva, assegurando que muitos dos problemas de alunos, detectados posteriormente e tratados pela reeducao, no ocorreriam se a escola prestasse mais ateno educao psicomotora, juntamente com a leitura, a escrita e a aritmtica.

Psicomotricidade e Educao Fsica

necessrio que se faa utilizao da Educao Fsica como instrumento para a prtica do movimento.

Desenvolvendo com a criana atividades como: jogos de expresso livre, exerccios rtmicos, exerccios perceptivos, coordenao global, sesses de jogos etc., Chegando assim, ao controle do prprio corpo, com movimentos controlados, coordenados, que influenciam no desenvolvimento satisfatrio da leitura, e de todas as atividades escolares que so necessrias para a formao da criana.

Psicomotricidade e Educao Fsica

O professor deve dedicar uma ateno especial ao desenvolvimento, incentivando todas as formas de expresso, em favorecer, no decorrer dos jogos, as experincias relacionadas relao das crianas entre si para atra-las progressivamente cooperao. Assegurando o desenvolvimento harmonioso dos componentes corporais, afetivos, intelectuais da personalidade da criana.

Psicomotricidade e Educao Fsica

Desde cedo proporcionar a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginsticas e danas, com finalidade de lazer, expresso de sentimentos, afetos e emoes. A Educao Fsica indispensvel tanto no processo de alfabetizao estruturando a criana como um ser total, quanto na complementao da educao geral, onde as atividades psicomotoras, recreativas e esportivoeducacionais tm papel relevante na formao integral do educando.

Obrigado!

You might also like