You are on page 1of 34

CLASSIFICAO DAS INFRAES PENAIS

Existem vrias classificaes dos crimes, assim optamos em analisar sucintamente, aquelas que apresentam maior interesse prtico.

Assim, os crimes podem ser:

Dolosos, Culposos e Preterdolosos


Essa classificao refere-se ao elemento subjetivo do tipo. Doloso: quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo (art.18 I, CP); Culposo: quando o agente deu causa ao resultado por imprudncia, negligncia ou impercia (art.18, II do CP). Preterdoloso ou Preterintencional: o crime cujo resultado total mais grave do que o pretendido pelo agente. H uma conjugao de dolo (no antecedente) e de culpa (no subsequente).

Crimes comissivo, omissivo e comissivo por omisso

Comissivo: consiste na realizao de uma ao positiva visando um resultado tipicamente ilcito,ou seja, no fazer o que a lei probe. Omissivo (prprio): consiste no fato de o agente deixar de realizar determinada conduta, tendo a obricao jurdica de faz-lo; configura-se com a simples absteno da conduta devida,quando podia e devia realiz-la, independentemente do resultado (art.135 omisso de socorro).

Comissivo por omisso ou comissivoomissivo (omissivo imprprio): a omisso o meio atravs do qual o agente produz o resultado. Nestes crimes, o agente responde no pela omisso simplesmente, mas pelo resultado decorrente desta, a que estava, juridicamente obrigado a impedir (art. 13, 2 do CP).

Instantneo, Permanente e Instantneo de efeitos permanentes Instantneo: Crime instantneo aquele que,
quando consumado, encerra-se. A consumao ocorre em determinado momento e no mais se prossegue. No homicdio, por exemplo, o crime consumado quando da morte da vtima, no importando o tempo decorrido entre a ao e o

resultado. No significa o crime praticado rapidamente, mas significa que uma vez realizados os seus elementos nada mais se poder fazer para se impedir sua ocorrncia.

Permanente: aquele crime cuja consumao se alonga no tempo, dependente da atividade do agente, que poder cessar quando este quiser (Crcere privado, sequestro). Instantneo de efeitos permanentes: aquele em que a permanncia do efeito no depende do prolongamento da ao do sujeito ativo, ou seja, ocorre quando, consumada a infrao em dado momento, os efeitos permanecem, independentemente da vontade do sujeito.

Crimes de dano e de perigo


Ainda quanto ao resultado, podem os crimes ser divididos em crimes de dano e de perigo. Crime de dano s se consuma com a efetiva leso do bem jurdico visado (ex.: leso vida). No crime de perigo, o delito consuma-se com o simples perigo criado para o bem jurdico. O perigo pode ser individual (quando expe ao risco o interesse de uma s ou de um nmero determinado de pessoas) ou coletivo (quando ficam expostos ao risco os interesses jurdicos de um nmero indeterminado de pessoas).

Obs: os crimes de perigo podem ainda ser de perigo concreto e abstrato. Concreto aquele que precisa ser comprovado, isto , deve ser demonstrada a situao de risco ocorrida pelo bem juridicamente protegido. Abstrato um perigo presumido. No precisa ser comprovado, pois a lei contentase com a simples prtica da ao que pressupe perigosa.

Crimes materiais, formais e de mera conduta Os crimes materiais, formais e de mera conduta so assim classificados em relao ao seu resultado. Crime material aquele em que h necessidade de um resultado externo ao, descrito na lei, e que se destaca lgica e cronologicamente da conduta (ex.: homicdio: morte).

Crime formal aquele em que no h necessidade de realizao daquilo que pretendido pelo agente e o resultado jurdico previsto no tipo ocorre em concomitncia com o desenrolar da conduta (ex.: no delito de ameaa, a consumao d-se com a prtica do fato, no se exigindo que a vtima realmente fique intimidada; no de injria suficiente que ela exista, independentemente da reao psicolgica do indivduo).

No crime de mera conduta a lei no exige qualquer resultado naturalstico, contentando-se com a ao ou omisso do agente. Em outras palavras, o crime classificado como sendo de mera conduta quando no relevante o resultado material (ex.: violao de domiclio, ato obsceno, omisso de notificao de doena e a maioria das contravenes).

Obs:De uma forma geral, a doutrina tem dificuldades em constatar com preciso a diferena entre o crime formal e de mera conduta.

Crimes unissubjetivos e plurissubjetivos


Crime unissubjetivo aquele que poder ser praticado por uma s pessoa, embora nada impea a co-autoria ou a participao (ex.: calnia e estelionato). Crime plurissubjetivo aquele que, por sua conceituao tpica, exige dois ou mais agentes para a prtica da conduta criminosa. As condutas podem ter o mesmo objetivo, como no crime de quadrilha, ou divergentes, em que as aes so dirigidas de uns contra outros, como na rixa. Crime plurissubjetivo passivo aquele que demanda mais de um sujeito passivo na infrao, como ocorre na violao
de correspondncia.

Crimes unissubsistentes e plurisubsistentes


O crime unissubsistente, como o prprio nome diz, realiza-se apenas com um ato, ou seja, a conduta una e indivisvel (ex.: injria), coincidindo o ato, temporalmente, com a consumao, de modo que no admitem tentativa. O crime plurissubsistente , por sua vez, composto de vrios atos, que integram a conduta, ou seja, existem fases que podem ser separadas, fracionando-se o crime. Admitem a tentativa e constituem a maioria dos delitos: homicdio, furto e roubo, por exemplo.

Crimes comuns, crimes prprios e de mo prpria

Crimes comuns podem ser praticados por qualquer pessoa. Crimes prprios ou especiais so aqueles que exigem ser o agente portador de capacidade especial. Este assunto est situado no campo da tipicidade: a descrio legal que exige, para configurao do tipo, que haja sujeito ativo especfico. Crimes de mo prpria so passveis de serem cometidos por qualquer pessoa mas no podem ser praticados por intermdio de outrem (ex.: falsidade ideolgica, falso testemuno).

Crimes de ao nica, de ao mltipla e de dupla subjevidade


Ao nica aquele que contm somente uma modalidade de conduta, expressa pelo verbo ncleo da tipo (matar, subtrair). Ao mltipla ou de contedo variado aquele cujo tipo penal contm vrias modalidades de conduta, e ainda que seja praticada mais de uma, haver somente um nico crime. De dupla subjetividade passiva, quando so vtimas, ao mesmo tempo, dois indivduos, como, por exemplo, a violao de correspondncia.

Crime tentado e Crime Consumado


Consuma-se o crime quando o tipo est inteiramente realizado,ou seja, quando o fato concreto se subsume no tipo abstrato da lei penal. Quando so preenchidos todos os elementos do tipo objetivo. A Tentativa a realizao incompleta do tipo penal, do modelo descrito na lei. Na tentativa h prtica de atos de execuo, mas o sujeito no chega a consumao por circunstncias independentes de sua vontade.

O crime consumado no se confunde com o exaurido; o iter criminis se encerra com a


consumao.

O crime exaurido quando, aps a consumao, que ocorre quando estiverem preenchidos no fato concreto o tipo objetivo, o agente o leva a conseqncias mais lesivas.

Algumas consideraes sobre os crimes consumados

Nos crimes materias, de ao e resultado, o momento consumativo o da produo deste; assim, consuma-se o homicdio com a morte da vtima. Nos crimes culposos a consumao ocorre com a produo do resultado; assim, no homicdio culposo, o momento consumativo aquele em que se verifica a morte da vtima.

Nos crimes de mera conduta a consumao se d com a simples ao; na violao de domiclio, uma das formas de consumao a simples entrada.

Em se tratando de crimes formais, a consumao ocorre com a conduta tpica imediatamente anterior fase do evento, independentemente da produo do resultado descrito no tipo. Os crimes de perigo consumam-se no momento em que o sujeito passivo, em face da conduta, exposto ao perigo de dano.

A consumao nos crimes permanentes se protrai no tempo desde o instante em que se renem os seus elementos at que cesse o comportamento do agente.

O crime omissivo prprio, por se tratar de crime que se perfaz com o simples comportamento negativo (ou ao diversa), no se condicionando produo de um resultado ulterior. O momento consumativo ocorre no instante da conduta. No crime omissivo imprprio a consumao se verifica com a produo do resultado, visto que a simples conduta negativa no o perfaz, exigindose um evento naturalstico posterior.

Iter Criminis o conjunto das fases

pelas quais passa o delito; compese das seguintes etapas:


a) cogitao; b) atos preparatrios; c) execuo; d) consumao.

Na realizao do crime h um caminho, um itinerrio a percorrer entre o momento da idia de sua realizao at aquele em que ocorre a consumao. A esse caminho se d o nome iter criminis, que composto de uma fase interna (cogitao) e de uma fase externa (atos preparatrios, atos de execuo e consumao).

A cogitao no punida, segundo a lei: cogitationis poenan nemo patitutur (Ulpiano). Nem mesmo a cogitao externada a terceiros levar a qualquer punio, a no ser que constitua, de persi, um fato tpico, como ocorre no crime de ameaa (art. 147), de incitao ao crime (art. 286), de quadrilha ou bando (art. 288) etc.

Os atos preparatrios so externos ao agente, que passa da cogitao ao objetiva, como a aquisio de arma para a prtica de um homicdio ou a de uma chave falsa para o delito de furto, o estudo do local onde se quer praticar um roubo etc. Tambm escapam, regra geral, a aplicao da lei penal, apesar da opinio dos positivistas que reclamavam a punio como medida de preveno criminal (teoria subjetiva), uma vez que a lei exige o incio de execuo.

Obs: O legislador transforma esses atos em tipos penais especiais, quebrando a regra geral, como nas hipteses de "petrechos para falsificao de moeda" (art. 291), que seria apenas ato preparatrio do crime de moeda falsa (art. 289); de atribuir-se falsamente autoridade para celebrao de casamento (art. 238), que seria ato preparatrio da simulao de casamento (art. 239); de possuir "substncia ou engenho explosivo, gs txico ou asfixiante, ou material destinado sua fabricao" (art. 253), que pode ser ato preparatrio dos crimes de exploso (art. 251) e de uso de gs txico ou asfixiante (art.
252) etc.

ATENO:

De qualquer forma, "o ajuste, a determinao ou instigao e o auxlio, salvo disposio expressa em contrrio, no so punveis, se o crime no chega, pelo menos, a ser tentado" (art. 31).

Atos de execuo (ou atos executrios) so os dirigidos diretamente prtica do crime, "quando o autor se pe em relao imediata com a ao tpica." A distino entre atos preparatrios - usualmente impunes - e atos de tentativa - observam Zaffaroni e Pierangelli - um dos problemas mais rduos da dogmtica e, seguramente, o mais difcil da tentativa. Vrios critrios so propostos para a diferenciao, considerando-se como atos preparatrios os atos distantes da consumao e atos de execuo como os prximos desta; os primeiros no seriam perigosos em si, enquanto os atos executrios colocam em risco o bem jurdico; os atos preparatrios seriam equvocos e os de
execuo inequvocos etc.

Nenhum desses critrios, contudo, definitivo, podendo apenas auxiliar a distino em casos concretos. Os critrios mais aceitos so os do ataque ao bem jurdico, critrio material, quando se verifica se houve perigo ao bem jurdico, e o do incio da realizao do tipo, critrio formal, em que se d pelo reconhecimento da execuo quando se inicia a realizao da conduta ncleo do tipo: matar, ofender, subtrair etc.

O Cdigo Brasileiro adotou a teoria objetiva (formal) e exige que o autor tenha realizado de maneira efetiva uma parte da prpria conduta tpica, penetrando, assim, no "ncleo do tipo", ao dispor, no art. 14, que o crime se diz tentado, "quando, iniciada a execuo, no se consuma por circunstncias alheias vontade do agente". O entendimento, porm, de que a teoria objetiva necessita de complementao. "A complementao mais usual da formulao objetiva, atravs de um critrio material, o princpio assentado por Frank, que inclui na tentativa as aes que, por sua vinculao necessria com a ao tpica, aparecem como parte integrante dela, segundo uma concepo natural."

Welzel props ainda o critrio objetivo-individual, introduzindo um elemento individualizador (subjetivo), que o plano do autor, mas que, por sua natureza, suscetvel de ser valorizada por um terceiro elemento, que a determinao da proximidade imediata ao tpica.' A tentativa s pode ser reconhecida quando a conduta de tal natureza que no deixa dvida quanto inteno do agente.

Na hiptese, por exemplo, de ser o agente detido no interior de uma casa de onde pretendia subtrair objetos, sem que sequer tenha tocado neles, s impropriamente se pode afirmar que iniciou uma "subtrao". Como, porm, para a subtrao era necessria a sua entrada em casa alheia, esta aparece como parte integrante da conduta tpica "subtrair".

You might also like