A Auto-Estima

23ª Aula da Disciplina de Psicologia e Bem-Estar

reflectindo o julgamento implícito da nossa capacidade de lidar com os desafios da vida. como ela se vê e o que ela pensa sobre ela mesma. Neste sentido. mas também aos que o rodeiam.  A auto-estima é composta de sentimentos de competência e valor pessoal.1. Define-se como sendo o sentimento. ela irá condicionar o comportamento do indivíduo não só relativamente a si próprio. . o apreço e a consideração que uma pessoa sente por si própria. ou seja. DEFINIÇÃO DE AUTO-ESTIMA  A auto-estima exprime o conceito que cada um tem de si mesmo. acrescida de auto-respeito e auto-cofiança. o que ela gosta de si.

 A presença de uma auto-estima positiva leva o indivíduo a sentir-se confiante. sendo pois fundamental a uma vida satisfatória. DEFINIÇÃO DE AUTO-ESTIMA  O desenvolvimento da nossa auto-estima é grandemente influenciado pelas nossas experiências de vida e. simultaneamente. adequado à vida. pela forma como nós as vamos assimilando e gerindo.  Uma auto-estima positiva é. causa e efeito de um crescimento saudável em todas as dimensões da pessoa.1. . competente e merecedor.

.2..  Os modelos sociais padrão da nossa cultura. O QUE FAZ BAIXAR A AUTO-ESTIMA?  A auto-estima expressa-se através da razão entre o nível de sucesso obtido e as pretensões de cada pessoa. não iremos ser socialmente tão bem aceites. Assim. o que tende a fazer diminuir a nossa auto-estima. Se não existir equilíbrio entre as pretensões e o sucesso obtido a pessoa tende a baixar a sua auto-estima e a sua auto-confiança. se nós não correspondermos aos mesmos. também vão influenciar a nossa autoestima. que nos são ensinados desde a infância.

3. . Sentimento de inadequação. Perfeccionismo.  Sentimento de não ser capaz da fazer nada. PODEM SER CARACTERÍSTICAS DE UMA BAIXA AUTOESTIMA:  Insegurança. Tender a imitar o comportamento dos outros.  Não gostar da sua aparência física.  Sentimento de rejeição.  Necessidade de aprovação e/ou reconhecimento.  Pensamentos negativos constantes.  Dúvidas constantes.  Não se permitir errar.

assim como a persistência são as fórmulas de todos os grandes sucessos.  Escolha agradar a si mesmo e tenha em conta as suas necessidades e desejos. não se culpabilize pelos seus erros.  Não tenha medo de errar e. Crie uma imagem de si mesmo como sendo uma pessoa confiante em que você aspira tornar-se. .4. Use o poder da imaginação. A ”tentativa-erro”. ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR A AUTO-ESTIMA:  Crie uma imagem satisfactória de si mesmo.

 Alimente a sua vida com experiências aliciantes e motivadoras. reforça a crença nas suas habilidades e pontos fortes. Nunca dependa de ninguém para dar início a um objectivo. ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR A AUTO-ESTIMA:  Evidencie os seus sucessos e faça algo naquilo em que sabe que é bom. Procure antes. Fazer regularmente coisas em que você é bom. ser você a dar o exemplo.  Estabeleça objectivos realistas e esforce-se por conseguir concretizá-los. .4.

Aceite-se tal e qual como é.4.  Deixe de se comparar com os outros. Procure sim. ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR A AUTO-ESTIMA:  Não procure atingir a perfeição. com as suas “qualidades” e os seus “defeitos”. enriquecer o seu interior com experiências e sentimentos positivos. e de se ver através dos olhos deles. pois ela é inatingível. Ela é apenas um conceito construído por cada um de nós. não é uma realidade concreta. .  Dê menos importância aquilo que julga serem os defeitos do mundo exterior.

bem como o que pensamos e sentimos relativamente a elas.  Procure criar momentos para estar apenas consigo mesmo. a socialização é importante. . perdermos algum tempo a analisar as situações significativas da nossa vida. É importante. se sentir necessidade disso.4. uma vez que a convivência com os outros lhe dará oportunidades de estabelecer contacto com outras pessoas. e praticar uma comunicação efetiva e relacionamento interpessoal. ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR A AUTO-ESTIMA:  Procure clarificar as várias áreas da sua vida. No entanto.

Preocupe-se em viver o melhor possível o momento presente.4. ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR A AUTO-ESTIMA:  Ajude os outros a sentirem-se bem.  Liberte-se do peso do passado e não procure antecipar o futuro. .

AVALIANDO A NOSSA AUTO-ESTIMA…  Tem apreço por si próprio como pessoa. fraquezas. embora diferente. independentemente do que possa fazer ou ter. de tal forma que se considera igual. e reconhece com tranquilidade os aspectos desagradáveis da sua personalidade? .5. a qualquer outra pessoa?  Aceita as suas limitações. erros e fracassos.

físicas e psicológicas?  Está bem consigo mesmo e sente-se bem na sua pele?  Escuta-se a si próprio e toma consciência do seu mundo interno. AVALIANDO A NOSSA AUTO-ESTIMA…  Tem em atenção as suas necessidades reais.5. com um sentimento de aceitação e auto-valorização? .

frequentemente.5. e reconhece que não podemos viver isolados nem independentes uns dos outros?  Deixa-se facilmente humilhar ou subordinar pelos outros?  Aprecia pelo menos alguns aspectos da sua aparência física?  Tende a imitar as características e comportamentos dos outros. em vez de tentar construir a sua própria personalidade?  Tem. dificuldade em tomar decisões? . AVALIANDO A NOSSA AUTO-ESTIMA…  Tem uma atitude aberta e atenta face ao outro.

O importante é a forma como nos vemos a NÓS MESMOS! E que a imagem que vemos de NÓS reflectida no “espelho da VIDA”. seja aquela que desejamos! .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful