You are on page 1of 43

Prof Ms.

Tercia de Tasso Moreira Pitta Pedagoga, psicopedagoga e Mestre em Educao, Arte e Histria da Cultura Oficina de Texto UNIP

So recursos que tornam mais expressivas as mensagens. Subdividem-se em figuras de som, figuras de construo, figuras de pensamento e figuras de palavras.

consiste na repetio ordenada de mesmos sons consonantais. Esperando, esperando, esperando, esperando o trem. Esperando algum. Chico Buarque "Quem bebe Grapete repete Grapete Atma: "A Atma tima Pense forte, pense Ford." "Vira vero Samoa.

b) assonncia: consiste na repetio ordenada de sons voclicos idnticos. Sou um mulato nato no sentido lato mulato democrtico do litoral. Moda Moldes. Tudo na moda. Tudo com moldes. (Molda Moldes). Novos vos, novos horrios, nova Vasp.

Na aproximao de palavras de sons parecidos, mas de significados distintos. Eu que passo, penso e peo. Tomou Doril, a dor sumiu. O importante comparar antes de comprar (Lojas Americanas) O Carto Nacional Visa, avisa.

Na omisso de um termo facilmente identificvel pelo contexto. Um termo que j apareceu antes. Na repetio de conectivos ligando termos da orao ou elementos do perodo Na mudana da ordem natural dos termos na frase. Na concordncia no com o que vem expresso, mas com o que se subentende, com o que est implcito.

consiste na omisso de um termo facilmente identificvel pelo contexto. Na sala, apenas quatro ou cinco convidados. (omisso de havia) BFB. Banco Francs e Brasileiro e Japons e Ingls e Alemo e Suo e. (BFB)

consiste na elipse de um termo que j apareceu antes. Ele prefere cinema; eu, teatro. (omisso de prefiro) DN Turismo. Voc leva a vida. A gente leva Voc. A VR faz palets, camisas, gravatas, calas e cimes

consiste na repetio de conectivos ligando termos da orao ou elementos do perodo. E sob as ondas ritmadas e sob as nuvens e os ventos e sob as pontes e sob o sarcasmo e sob a gosma e sob o vmito (...) O preo que voc quer, do jeito que voc pode. (Carrefour)

consiste na mudana da ordem natural dos termos na frase. De tudo ficou um pouco. Do meu medo. Do teu asco.

consiste na concordncia no com o que vem expresso, mas com o que se subentende, com o que est implcito. A silepse pode ser: De gnero
De nmero

De pessoa

De gnero Vossa Excelncia est preocupado.

De nmero Os Lusadas glorificou nossa literatura.

De pessoa O que me parece inexplicvel que os brasileiros persistamos em comer essa coisinha verde e mole que se derrete na boca.

Consiste em deixar um termo solto na frase. Normalmente, isso ocorre porque se inicia uma determinada construo sinttica e depois se opta por outra. Ruptura da ordem lgica da frase. um recurso muito utilizado nos dilogos, que procuram reproduzir na escrita a lngua falada. Tambm permite a caracterizao de estados de confuso mental. Dois gatinhos miando no muro, conversvamos sobre como complicada a vida dos animais. Novas espcies de tubaro no Japo, pensava em como misteriosa a natureza. A vida, no sei realmente se ela vale alguma coisa. Automobil, o revendedor Lada do seu lado.

consiste numa redundncia cuja finalidade reforar a mensagem. E rir meu riso e derramar meu pranto.

Consiste na repetio de uma mesma palavra no incio de versos ou frases. Repetio sistemtica de termos ou de estruturas sintticas no princpio de diferentes frases ou de membros da mesma frase. um recurso de nfase e coeso. Exemplo : Vi uma estrela to alta, Vi uma estrela to fria! Vi uma estrela luzindo Na minha vida vazia. (Manuel Bandeira) Amor um fogo que arde sem se ver; ferida que di e no se sente; um contentamento descontente; dor que desatina sem doer

consiste na aproximao de termos contrrios, de palavras que se opem pelo sentido. Os jardins tm vida e morte.

a coordenao de termos ou oraes sem utilizao de conectivo. Esse recurso costuma imprimir lentido ao ritmo narrativo. "Foi apanhar gravetos, trouxe do chiqueiro das cabras uma braada de madeira meio ruda pelo cupim, arrancou touceiras de macambira, arrumou tudo para a fogueira." (Graciliano Ramos)

a figura que apresenta um termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito crtico ou humorstico. A excelente Dona Incia era mestra na arte de judiar de crianas. Que bolsa barata, custou s mil reais!

consiste em substituir uma expresso por outra menos brusca; em sntese, procura-se suavizar alguma afirmao desagradvel. Aquele rapaz no legal, ele subtraiu dinheiro. Acho que no fui feliz nos exames. Ele enriqueceu por meios ilcitos. (em vez de ele roubou)

trata-se de exagerar uma idia com finalidade enftica. Estou morrendo de sede. (em vez de estou com muita sede)

consiste em atribuir a seres inanimados predicativos que so prprios de seres animados. O jardim olhava as crianas sem dizer nada. Seu computador est morrendo de vontade de ver este anncio.

a apresentao de idias em progresso ascendente (clmax) ou descendente (anticlmax) Um corao chagado de desejos Latejando, batendo, restrugindo. Supercreditao Ponto Frio Bonzo. (Supermercado Bonzo) Super na performance, mini no preo. (Edisa Informtica)

Consiste na interpelao enftica a algum (ou alguma coisa personificada). Senhor Deus dos desgraados! Dizei-me vs, Senhor Deus!

Consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relao de similaridade entre o sentido prprio e o sentido figurado. A metfora implica, pois, uma comparao em que o conectivo comparativo fica subentendido. Meu pensamento um rio subterrneo.

Como a metfora, consiste numa transposio de significado, uma palavra que usualmente significa uma coisa passa a ser usada com outro significado. A metonmia explora sempre alguma relao lgica entre os termos. Observe: No tinha teto em que se abrigasse. (teto em lugar de casa) "Hoje dia de sof,(Blockbuster)
- Sem chute, est a equipe que ganha todos os jogos do Campeonato Paulista (propaganda de emissora de Rdio)

Ocorre quando, por falta de um termo especfico para designar um conceito, torna-se outro por emprstimo. Entretanto, devido ao uso contnuo, no mais se percebe que ele est sendo empregado em sentido figurado. O p da mesa estava quebrado. Vou colocar um fio de azeite na sopa.

consiste em substituir um nome por uma expresso que o identifique com facilidade: ...os quatro rapazes de Liverpool (em vez de os Beatles)

trata-se de mesclar, numa expresso, sensaes percebidas por diferentes rgos do sentido. A luz crua da madrugada invadia meu quarto. Acorda, trabalhador. (panfleto da CUT, no qual aparece um n de corda)

A gramtica um conjunto de regras que estabelece um determinado uso da lngua, denominado norma culta ou lngua padro. Acontece que as normas estabelecidas pela gramtica normativa nem sempre so obedecidas, em se tratando da linguagem escrita. O ato de desviarse da norma padro no intuito de alcanar uma maior expressividade, refere-se s figuras de linguagem. Quando o desvio se d pelo no conhecimento da norma culta, temos os chamados vcios de linguagem.

consiste em grafar ou pronunciar uma palavra em desacordo com a norma culta. pesquiza (em vez de pesquisa) prototipo (em vez de prottipo) Felizcidade (outdoor em comemorao ao aniversrio de Curitiba) A inteligentsia brasileira finge que no l O Globo. O que uma tremenda burritsia.

consiste em desviar-se da norma culta na construo sinttica. Fazem dois meses que ele no aparece. (em vez de faz ; desvio na sintaxe de concordncia) Revolusim (numa de uma chapa eleitoral) Alfabetizao (panfleto sobre o tema) ;

trata-se de construir a frase de um modo tal que ela apresente mais de um sentido. O guarda deteve o suspeito em sua casa. (na casa de quem do guarda ou do suspeito?) Acorda, trabalhador. (panfleto da CUT, no qual aparece um n de corda) Revolusim (numa de uma chapa eleitoral) Alfabetizao (panfleto sobre o tema)

d) cacfato: consiste no mau som produzido pela juno de palavras. Paguei cinco mil reais por cada. A empresa dirigida pela dona Rosa. No pensei nunca nisso.

consiste na repetio desnecessria de uma idia. O pai ordenou que a menina entrasse para dentro imediatamente. Vi com meus prprios olhos. Ela cantou uma cano linda!.

trata-se da repetio de palavras terminadas pelo mesmo som. O menino repetente mente alegremente. A imensa pana balana.

Todo o poema uma grande metfora, onde existe uma comparao implcita entre a vida e uma escada que vamos subindo; a forma como est enunciado assemelha-se a uma adivinha Adivinhaste

Vai a caminho do Sol mas nunca passa do cho. - anttese entre sol e cho Os degraus, quanto mais altos, mais estragados esto. Nem sustos nem sobressaltos servem sequer de lio - aliterao dos S Quem tem medo no a sobe. Quem tem sonhos tambm no. - anfora H quem chegue a deitar fora O lastro do corao. - hiprbole

A tradio publicitria construiu uma srie de pressupostos e critrios que fundamentaram a criao de boa leva de frases publicitrias ao longo da histria. Mas nem sempre tais critrios so respeitados. 1 - Deve ter um nico perodo Exceo: "Algumas coisas no tm preo. Para todas as outras, existe Mastercard." 2 - Deve respeitar a ordem direta dos termos gramaticais. Exceo: "Se Cica, bons produtos indica." 3 - Deve ser uma frase afirmativa. Excees: "No d para no ler." (Folha) "No tem comparao." (Brastemp) " fresquinho porque vende mais ou vende mais porque fresquinho?" (Tostines) "Qual a sua Terra?" "Tomou?" (Parmalat)

Se Bayer bom. (Bayer) No esquea da minha Caloi! (Bicicletas Caloi) Tem 1001 utilidades. (Bombril) impossvel comer um s! (Cheetos) Legtimas, s Havaianas. (Sandlias Havaianas) Terrvel contra os insetos. (Inseticida SBP

Boa noite! Obrigada! Tercia

You might also like