You are on page 1of 19

Unidade 03 Estatstica

Joo Luiz Ramos Andrade

2.4. Fases do Mtodo Estatstico

So as fases do processo utilizado para coletar, apresentar, descrever, interpretar e at mesmo prever os aspectos quantitativos dos fenmenos analisados, desde que eles possam conseguir a forma de contagem ou medida.
As fases principais so: Definio do problema; Planejamento; Coleta de dados; Apresentao dos dados; Anlise e interpretao dos dados.

- Definio do Problema: Saber exatamente aquilo que se pretende estudar o mesmo que definir corretamente o problema. O pesquisador deve realizar uma reviso bibliogrfica sobre o assunto a fim de subsidi-lo no estudo. - Planejamento: Consiste em determinar o procedimento necessrio para resolver o problema. Como levantar as informaes? Que dados devero ser obtidos? Como se deve obt-los ?

- Coleta de Dados: Refere-se obteno, reunio e registro sistemtico de dados, com um objetivo determinado. Tipos de Dados: Dados Primrios : so dados obtidos diretamente pelo pesquisador, na fonte originria. Exemplo: Quando o IBGE faz o levantamento (censo) da populao brasileira. Dados Secundrios : so dados obtidos em instituies ou outros pesquisadores que j os coletou. Exemplo: fazer um estudo sobre uma cidade do interior.

- Apresentao dos Dados: Aps a coleta dos dados, torna-se necessria sua apurao, ou contagem, denominando-a tabulao. H duas formas de apresentao dos dados.

- Apresentao Tabular: uma apresentao numrica dos dados. Consiste em dispor os dados em linhas e colunas distribudas de modo ordenado, segundo regras adotadas pelos diversos sistemas estatsticos.
- Apresentao Grfica: permite ao analista obter uma viso rpida, fcil e clara do fenmeno estudado.

Exemplo de Apresentao Tabular:

Exemplo de Apresentao Grfica:

- Anlise e Interpretao dos Dados:

Esta a fase que apresenta maiores dificuldades. Isto


porque todo trabalho efetuado at o momento deixar de ter o valor devido, se a concluso no estiver coerente.

A anlise dos dados est ligada essencialmente ao clculo de medidas, cuja finalidade principal descrever o fenmeno. O significado exato de cada um dos valores, obtidos atravs do clculo das vrias medidas estatsticas disponveis, deve ser bem interpretado.
Exige-se que o analisador tenha muita sensibilidade com os dados que ora esto sendo manipulados. Muitas vezes, alguma prtica lhe indispensvel.

2.5. Sries Estatsticas

Aps a coleta dos dados, geralmente, o conjunto de valores extenso e desorganizado, e seu exame fica complicado. Para facilitar, os dados devem ser resumidos e organizados em tabelas, pois, consegue-se apresent-los e descrev-los com mais eficincia. Essa condensao dos valores permite ainda a utilizao de representao grfica que normalmente representa uma forma mais til e elegante de apresentao da caracterstica analisada.

Uma srie estatstica define-se como toda e qualquer coleo de dados estatsticos referidos a uma mesma ordem de classificao quantitativa. Para diferenciar uma srie estatstica de outra, h de se levar em conta, os trs caracteres presentes na tabela que ela se apresenta: fenmeno, local e poca. - Fenmeno: o fato que foi investigado e cujos valores numricos esto sendo apresentados na tabela. - Local : o espao geogrfico onde o fenmeno ocorreu. - poca : tempo em que o fenmeno foi analisado.

As sries estatsticas podem ser de quatro tipos, conforme a variao de um desses caracteres ou fatores. Vejamos, ento, esses tipos: 1. Srie Temporal; 2. Srie Geogrfica; 3. Srie Especfica;

4. Distribuio de Frequncias.

Srie Temporal : a varivel o Tempo(poca), permanecendo fixos o local e o fenmeno estudado. Exemplo: Brasil - Renda Per Capta Anual -1994/1997.

Exemplo: Brasil - ndice de Inflao para os Meses de Out/Dez de 1997 Ms Inflao(%)

Outubro
Novembro

0,15
0,54

Dezembro

0,23

Fonte: Jornal OPOVO- Caderno de economia-18/02/98 (*) Medido pelo INCC(FGV)

Srie Geogrfica : a varivel o local, permanecendo fixos o tempo e o fenmeno.


Exemplo: Cear/1997- As 10 Principais Cidades em Constituio de Empresas

Srie Especfica : a ocorrncia do fenmeno varivel, permanecendo fixos o local e o tempo.


Exemplo: Cear- Nmero de Empresas Industriais Ativas, por Gnero -1991

Distribuio de Freqncia : na distribuio de freqncia, os dados so ordenados segundo a magnitude, em classes, permanecendo constantes o fato, o local e o tempo.
Exemplo: Cear - Pessoas em Idade Ativa por Faixa Etria - 1990.

2.5.1. Sries Conjugadas(Mistas): Surge, quando h a necessidade de se apresentar, em uma nica tabela, mais do que uma srie, surgindo as chamadas sries mistas ou conjugadas.

Podemos encontrar sries:


1. Especfico-Temporal; 2. Geogrfico-Temporal; 3. Especfico-Geogrfica; 4. Especfico-Geogrfica-Temporal.

Exemplo:

As sries estatsticas tambm podem ser classificadas segundo a variao da varivel descrita. Podendo ser: a. Srie Homgrada: aquela em que a varivel descrita apresenta variao discreta ou descontnua. So sries homgradas as sries temporal, geogrfica e especfica.

b. Srie Hetergrada: aquela na qual o fenmeno ou o fato apresenta gradaes ou subdivises. Embora fixo, o fenmeno varia em intensidade. o caso da distribuio de frequncia.

You might also like