4 – Métodos de Diagnósticos de Máquinas

Conteúdo do capítulo Neste capítulo efetuaremos o estudo de: 4.1 – Diagnóstico de máquinas;

4.2 – Desbalanceamento de eixos;
4.3 – Desalinhamento de eixos; 4.4 – Desalinhamento de correias; 4.5 – Componentes soltos;

4.6 – Falhas em engrenagens;
4.7 – Roçamento; 4.8 – Falhas em motores elétricos.

AMBIENTE MULTIMÍDIA DE SUPORTE À DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO FERRAMENTAS DE DIAGNÓSTICO DE MÁQUINAS

Capítulo 4.1 - Diagnóstico de máquinas

4 - Diagnóstico de falhas através de análise de vibrações
Teoria Através da análise de vibrações de conjuntos mecânicos é possível identificar uma variedade de falhas e as mais comuns que respondem pela maior parte das ocorrências em manutenção são: • Desbalanceamento • Desalinhamento • Componentes soltos

• Defeitos em mancais de rolamentos
• Defeitos em engrenagens

• Desalinhamento de eixos.Bancada para testes de: • Desbalanceamento. . • Mancais de rolamentos. • Desalinhamento de correias. • Falhas em engrenagens.Diagnóstico de falhas através de análise de vibrações Procedimentos experimentais Os procedimentos experimentais demonstrados neste material serão executados em bancadas experimentais especialmente desenvolvidas para simulação das falhas a serem apresentadas: 1ª .

Diagnóstico de falhas através de análise de vibrações Procedimentos experimentais Os procedimentos experimentais demonstrados neste material serão executados em bancadas experimentais especialmente desenvolvidas para simulação das falhas a serem apresentadas: 2ª Bancada para testes exclusiva para Mancais de rolamentos. .

.

• Acoplamentos flexíveis. . • Falhas em engrenagens.Diagnóstico de falhas através de análise de vibrações Procedimentos experimentais Os procedimentos experimentais demonstrados neste material serão executados em bancadas experimentais especialmente desenvolvidas para simulação das falhas a serem apresentadas: 3ª Bancada para testes de: • Desalinhamento de eixos. • Mancais de rolamentos.

• Falha em motores elétricos. • Falhas em engrenagens. • Roçamento. • Componentes soltos.Diagnóstico de falhas através de análise de vibrações Procedimentos experimentais Os procedimentos experimentais demonstrados neste material serão executados em bancadas experimentais especialmente desenvolvidas para simulação das falhas a serem apresentadas: 4ª Bancada para testes de: • Desbalanceamento. • Desalinhamento de eixos. • Mancais de rolamentos. .

.Diagnóstico de falhas através de análise de vibrações Sinais gerados por máquinas rotativas • Quando se busca identificar falhas em máquinas rotativas.4 . assim nesta primeira etapa iremos apresentar os sinais gerados por equipamentos que trabalham a carga e velocidade constante. uma mudança no sinal de vibração pode ser considerada uma mudança na condição da máquina. • Vibrações tendem a se alterar com a velocidade e a carga da máquina.

AMBIENTE MULTIMÍDIA DE SUPORTE À DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO FERRAMENTAS DE DIAGNÓSTICO DE MÁQUINAS Capítulo 4.2 – Desbalanceamento de eixos .

Massa desbalanceando o eixo 1x RPM O desbalanceamento pode ser identificado no espectro de freqüências como um pico com valor igual ao valor de rotação do eixo: Não há a presença de harmônicas. . gerando cargas nos mancais como resultado das forças centrífugas.Diagnóstico de falhas através de análise de vibrações Desbalanceamento O desbalanceamento ocorre quando há uma distribuição desigual de massa em torno da linha central de rotação de um eixo.

Diagnóstico de falhas através de análise de vibrações Desbalanceamento .Exemplo Utilizando a bancada experimental nº 1 serão efetuadas coletas de dados demonstrando como se caracteriza o defeito desbalanceamento: Nos discos serão acopladas massas para induzir desbalanceamento no eixo em 3 condições: • Massas opostas a 180º (sem desbalanceamento) • Massas a 90º • Massas lado a lado (situação mais crítica) .

Exemplo Utilizando a bancada experimental nº 1 serão efetuadas coletas de dados demonstrando como se caracteriza o defeito desbalanceamento: Video demonstrativo do experimento realizado disponível na base Teleduc na aba vídeos do cápítulo 4. .Diagnóstico de falhas através de análise de vibrações Desbalanceamento .

Exemplo 1º caso – Massas opostas (Eixo sem desbalanceamento) Massas no disco: Massa 1 Sinal coletado com eixo a 20 hz: Não Freqüência há freqüência de desbalanceamento indicativa de falha não noidentificada espectro Massa 2 Tempo Freqüência .Diagnóstico de falhas através de análise de vibrações Desbalanceamento .

Exemplo 2º caso – Massas a 90º Massas no disco: Massa 1 Sinal coletado com eixo a 20 hz: Surge Surge pico pico no no espectro espectro a a 20 20 hz hz Massa 2 Tempo Freqüência .Diagnóstico de falhas através de análise de vibrações Desbalanceamento .

Exemplo 3º caso – Massas lado a lado (situação mais crítica) Massas no disco: Massa 1 Sinal coletado com eixo a 20 hz: Pico com alta Pico com alta amplitude amplitude Massa 2 Tempo Freqüência .Diagnóstico de falhas através de análise de vibrações Desbalanceamento .

Exemplo Comparando os espectros dos 3 sinais coletados a 20hz (1200 rpm): Massas opostas Massas a 90º Massas lado a lado .Diagnóstico de falhas através de análise de vibrações Desbalanceamento .

Diagnóstico de falhas através de análise de vibrações Desbalanceamento .Exemplo Visualização dos sinais coletados: A aquisição de dados encontra-se na base Teleduc (aquisições de sinais): •Desbalanceamento massas a 0 graus sinal no tempo e na freqüência •Desbalanceamento massas a 90 graus sinal no tempo e na freqüência •Desbalanceamento massas a 180 graus sinal no tempo e na freqüência .

3 – Desalinhamento de eixos .AMBIENTE MULTIMÍDIA DE SUPORTE À DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO FERRAMENTAS DE DIAGNÓSTICO DE MÁQUINAS Capítulo 4.

Diagnóstico de falhas através de análise de vibrações Desalinhamento O desalinhamento ocorre quando o eixo motor e movido não estão no mesmo centro e pode ser de 2 tipos: • 1º Tipo: Angular: quando as linhas de centro estão em direções diferentes do tipo paralelo (quando as linhas de centro estão na mesma direção porem lado a lado). .

Diagnóstico de falhas através de análise de vibrações Desalinhamento angular O desalinhamento angular pode ser identificado no espectro de freqüências como um pico com valor igual ao valor de rotação do eixo e com a presença de harmônicas da rotação do eixo: 1x RPM 2x RPM 3x RPM Este tipo de desalinhamento pode indicar componentes soltos que estão gerando impacto no sinal .

Diagnóstico de falhas através de análise de vibrações Desalinhamento angular – exemplo nº 1 Utilizando a bancada experimental nº 4 serão efetuadas coletas de dados demonstrando como se caracteriza o defeito desalinhamento: O eixo será colocado em desalinhamento angular em relação ao eixo motor para a aquisição de dados. Os pinos indicados na figura ao lado deslocam a base do eixo causando um desalinhamento angular. .

Diagnóstico de falhas através de análise de vibrações Desalinhamento angular – exemplo nº 1 Sinal característico de desalinhamento angular com rotação de eixo 25Hz: 1x RPM 2x RPM 3x RPM .

Diagnóstico de falhas através de análise de vibrações Desalinhamento angular – exemplo nº 1 Visualização dos sinais coletados: A aquisição de dados encontra-se na base Teleduc (aquisições de sinais): • Desalinhamento angular na bancada nº 4 – execução • Sinal aquisitado demonstrando a forma do sinal e do espectro resultantes do desalinhamento angular. .

.Diagnóstico de falhas através de análise de vibrações Desalinhamemento angular – exemplo nº 2 Utilizando a bancada experimental nº 3 serão efetuadas coletas de dados demonstrando como se caracteriza o defeito desalinhamento: Foram montados proxímetros ao redor de um acoplamento flexível a fim de demonstrar o uso destes para avaliação de desalinhamentos de eixos.

mostrando o comportamento do eixo: .Diagnóstico de falhas através de análise de vibrações Desalinhamento angular – exemplo nº 2 Sinal coletado e demonstrado através de um gráfico de órbita.

Diagnóstico de falhas através de análise de vibrações Desalinhamento angular – exemplo nº 2 Visualização dos sinais coletados: A aquisição de dados encontra-se na base Teleduc (aquisições de sinais): • Sinal aquisitado demonstrando a forma do sinal no gráfico de órbita resultantes do desalinhamento angular .

.Diagnóstico de falhas através de análise de vibrações Desalinhamento paralelo 2º tipo de desalinhamento: Paralelo (quando as linhas de centro estão na mesma direção porem lado a lado).

gerando assim a freqüências de 2x RPM com maior amplitude que a de 1x RPM 1x RPM 2x RPM 3x RPM .Diagnóstico de falhas através de análise de vibrações Desalinhamento paralelo O desalinhamento paralelo caracteriza-se por dois impactos por revolução do eixo (a cada 180º ocorre um impacto).

. Os pinos indicados na figura ao lado deslocam a base do eixo causando um desalinhamento paralelo.Diagnóstico de falhas através de análise de vibrações Desalinhamento paralelo – exemplo nº 1 Utilizando a bancada experimental serão efetuadas coletas de dados demonstrando como se caracteriza o defeito desalinhamento: O eixo será colocado em desalinhamento paralelo em relação ao eixo motor para a aquisição de dados.

Diagnóstico de falhas através de análise de vibrações Desalinhamento paralelo – exemplo nº 1 Sinal característico de desalinhamento paralelo com rotação de eixo 25Hz: 2x RPM 1x RPM 3x RPM .

.Diagnóstico de falhas através de análise de vibrações Desalinhamento paralelo – exemplo nº 1 Visualização dos sinais coletados: A aquisição de dados encontra-se na base Teleduc (aquisições de sinais): • Sinal aquisitado demonstrando a forma do sinal e do espectro resultantes do desalinhamento paralelo.