You are on page 1of 12

Trabalho de Filosofia

E.E. Prof. Emygdio Campos Widal. Alunas :


Caroline L. Barbosa Hivana R. A. Ortiz Jssica da Costa Ferreira Talyssa M. S. Ribeiro Thas Gonalves

Biotica
Biotica o estudo transdisciplinar entre biologia, medicina e filosofia (dessa, especialmente as disciplina da tica, da moral e da metafsica), que investiga todas as condies necessrias para uma administrao responsvel da vida humana (em geral) e da pessoa (em particular). So temas dessa rea, questes delicadas como a fertilizao in vitro, o aborto, a clonagem, a eutansia, e os transgnicos.

O termo biotica surgiu em 1971 com a obra Bioethics: bridge to the future, escrita pelo oncologista norte-americano Van R. Potter, cuja preocupao primeira era buscar uma sada para o progressivo desequilbrio criado pelo homem na natureza. Oito anos mais tarde, Tom L. Beauchamp e James F. Childress publicaram juntos The principles of biomedical ethics, que restringiria a Biotica ao meio clnico

Assuntos Polmicos Relacionados Biotica

Aborto
De uma forma bem reduzida e de fcil entendimento aborto a interrupo da gravidez pela morte do feto ou embrio, junto com os anexos ovulares durante qualquer momento da etapa que vai desde a fecundao (unio do vulo com o espermatozide) at o momento prvio ao nascimento. Portanto o aborto vai contra todas as leis da Biotica.

Fertilizao in vitro
A fertilizao in vitro (FIV) uma tcnica de reproduo medicamente assistida que consiste na colocao, em ambiente laboratorial, (in vitro), de um nmero significativo de espermatozides, 50 a 100 mil, ao redor de cada ovcito II, procurando obter prembries de boa qualidade que sero transferidos, posteriormente, para a cavidade uterina.

Clonagem
A Clonagem o processo natural ou artificial em que so produzidas cpias fiis de outro indivduo (homem, animais, etc.), ou seja,a clonagem o processo que formar um clone. Porm, esse processo tambm vai contra os princpios da Biotica.

Eutansia
a prtica pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurvel de maneira controlada e assistida por um especialista. Enquanto h que, visa a proteo da vida acima de tudo, existem aqueles que, devido ao seu estado de sade, desejam dar um fim sua vida.

Transgnicos
So organismos que, mediante tcnicas de engenharia gentica, contm materiais genticos de outros organismos. A manipulao gentica recombina caractersticas de um ou mais organismos de uma forma que provavelmente no aconteceria na natureza. Pode-se, com essa tecnologia, inserir genes de porcos em seres humanos, de vrus ou bactrias em milho e assim por diante.

Concluso
Vimos que existe vrias maneiras de definir a biotica. Alguns a chamam de tica da vida, supostamente porque bios quer dizer vida. S que para os gregos existiam duas palavras para designar vida: bios e coe. Coe era a vida animal em geral; bios era a vida do ser humano, que inclua uma dimenso moral. A eutansia um mal. Temos que pensar na vida e no na morte. O filosofo grego Aristteles via a existncia humana como um fim em si mesma, e por isso no podia jamais ser violada por outro lado Ren Descartes com sua frase Penso, logo existo significa definir a vida no por sua existncia biolgica, mas pela conscincia.

Bibliografia :

Wikipedia; Info escola; Brasil escola;

Obrigada !

You might also like