You are on page 1of 27

SOLDAGEM

Eduardo Vieira Domingos

Introdução
A soldagem está intimamente ligada às mais importantes atividades industriais que existem no mundo moderno:
Construção naval, ferroviária, aeronáutica

e automobilística, caldeiraria, construção civil metálica, indústria metalúrgica, mecânica e elétrica.

.  Os avanços na metalurgia obrigam a soldagem a procurar novas técnicas e materiais que sejam compatíveis com as novas ligas criadas. Apesar de importantíssimo. teve seu maior avanço nos últimos 100 anos.

com ou sem a utilização de pressão e/ou material de adição” (American Welding Society.AWS). . “Soldagem é o processo de união de materiais usado para obter a coalescência (união) localizada de metais e não metais. produzida por aquecimento até uma temperatura adequada.

resumo .Evolução dos processos .

Por isso. . os processos de soldagem estão em contínua evolução.Soldabilidade na  Pouco adianta desenvolver um novo material sem que ele possibilite alcançar boa soldabilidade.Propriedade imprescindível soldagem .

Soldabilidade .

 Ênfase: DOCUMENTOS TÉCNICOS DE SOLDAGEM .

usando os seguintes documentos: 1 .Especificação de Procedimento de Soldagem (EPS).Registro de Qualificação do procedimento de Soldagem (RQPS) 4 .Certificado de Qualificação do Soldador (CQS) 5 .Relatório de Acompanhamento do Procedimento de Soldagem (RAPS) 3 .Controle de Desempenho de soldadores/Operadores de Soldagem 7.Relação de Soldadores/Operadores de Soldagem Qualificados. 6 . 2 .Plano de Soldagem .OBJETIVO Controlar a operação de soldagem.

. deve conter detalhadamente todos os parâmetros e condições da operação de soldagem. Para atingir o seu objetivo.Especificação de Procedimento de Soldagem (EPS) A Especificação de Procedimento de Soldagem é um documento preparado para fornecer aos soldadores e operadores de soldagem as diretrizes para a produção de soldas. com o objetivo de verificar se os parâmetros e condições estabelecidas estão sendo seguidos. A Especificação de Procedimento de Soldagem é usada pelo inspetor de soldagem para o acompanhamento das qualificações e da soldagem de produção.

.

.: Peça de teste soldada em mais de uma posição de teste). 2 . Os parâmetros principais da operação de soldagem e os resultados dos ensaios e exames são registrado em formulário denominado Registro de Qualificação do Procedimento de Soldagem.Podem ser necessários vários RQPS para dar suporte a um EP’s (Ex.Registro de Qualificação do procedimento de Soldagem (RQPS) A Qualificação do Procedimento de Soldagem é feita observando todos os parâmetros e condições estabelecidas nas EPS. Observações: 1 . seguida de ensaios e exame da chapa ou tubo de teste.Diversas EP’s podem ser preparadas com base em um RQPS. em função das variáveis essenciais.

.

Tração .

Dobramento .

exames e testes são registrados em um formulário denominado “Registro de Qualificação de Soldadores e Operadores de Soldagem”. todas as variáveis essenciais com os valores efetivamente utilizados na qualificação e os resultados de ensaios. .Certificado de Qualificação do Soldador (CQS) A qualificação dos soldadores e operadores de Soldagem é feita observando todos os parâmetros e condições estabelecidas na EPS qualificada. O procedimento de soldagem empregado. seguida de ensaios e exames da peça de teste.

.

.

Relação de Soldadores/Operadores de Soldagem Qualificados Relação onde se deseja obter praticidade e agilidade na busca de soldadores que atendam os parâmetros desejados .

.

..Praticando.........

.

Quais soldadores podem soldar a junta 3? .

Controle de Desempenho de soldadores .

Plano de Soldagem .

.

Obrigado! .