You are on page 1of 24

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Escola Técnica Federal de Palmas - Tocantins Unidade de Ensino Descentralizada de Paraíso

do Tocantins

Curso: Curso Técnico em Informática Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Módulo: I Disciplina: Informática Básica

Ementa
 

Introdução e noções de Informática; Sistema operacional Windows;


  

Ferramentas do sistema operacional Windows;
Browsers para utilização da internet; Trabalhar com email utilizando cliente e direto no navegador; Utilização de softwares aplicativos:
  

Word Excel PowerPoint


Compactar e descompactar arquivos;
Trabalhar as funcionalidades do antivírus.

ou seja. é preciso uma ferramenta adequada: o computador eletrônico. . Informática: Informação Automática. a utilização de métodos e técnicas no tratamento automático da informação. Para tal.O QUE É INFORMÁTICA?  Informática pode ser considerada como significando “informação automática”.

com o objetivo de resolver problemas.COMPUTADOR O que é? Equipamento constituído por componentes mecânicos e eletrônicos capaz de receber. sequências previamente programadas de operações aritméticas (como cálculos) e lógicas (como comparações). sobre estes. e de efetuar. . armazenar e enviar dados.

com seus componentes eletrônicos e peças. A essas “ordens” preestabelecidas chamamos também de programas.   .Divisão do Computador  Os componentes do computador se dividem em duas partes principais: Hardware e Software. HARDWARE É a parte mecânica e física da máquina. SOFTWARE São conjuntos de procedimentos básicos que fazem que o computador seja útil executando alguma função.

Hardware  O computador está organizado basicamente em 3 Unidades:   Unidade de Entrada Unidade Central de Processamento(CPU)  Unidade de Armazenamento  Unidade de Saída Entrada CPU Saída Memória .

 .Unidade de Entrada As unidades de entrada do computador.  Os dispositivos de entrada são: Teclado. têm como função ler e transmitir dados. Leitor Óptico. Mouse. Microfone.Hardware . CDs. Mesas Digitalizadoras . Tela Sensível. Disquetes. Scanner.

símbolos e outras funções. números.Unidade de Entrada Teclado É um tipo de periférico utilizado para a entrada manual no sistema de dados e comandos. responsável por identificar a tecla pressionada e por mandar as informações para o PC. baseado no modelo de teclado das antigas máquinas de escrever. Possui teclas representando letras. Basicamente.Hardware . os teclados são projetados para a escrita de textos. . embora os teclados sirvam para o controle das funções de um computador e seu sistema operacional. Essas teclas são ligadas a um chip interno.

. O mouse tem como função movimentar o cursor pela tela do computador. especialmente em programas com interface gráfica.Unidade de Entrada Mouse É um periférico de entrada que historicamente se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados.Hardware .

. é usado tanto para entrada como saída de dados.Hardware .Unidade de Entrada CD/DVD Unidade de cd/dvd são meios mais eficiente e barato para armazenamento de dados.

A Unidade de Controle (UC) é responsável pela tarefa de controle das ações a serem realizadas pelo computador. cada um tendo uma função específica no processamento dos programas.  . Unidade de controle .Hardware . Unidade lógica e aritmética .  O processador é composto por alguns componentes. desvio. como instruções lógicas. etc. é uma das partes principais do hardware do computador e é responsável pelos cálculos.Unidade de Processamento  CPU – Unidade Central de Processamento O Processador (ou CPU) atua como o cérebro do sistema. comandando todos os outros componentes. matemáticas. execução de tarefas e processamento de dados e analisa todas as informações que entram e saem do microcomputador.A Unidade Lógica e Aritmética (ULA) é a responsável por executar efetivamente as instruções dos programas.

conhecidas como unidade de controle (UC) e unidade lógica e aritmética (ULA) CPU Unidade Controle Unidade de Aritmetica e Lógia UC ULA Memoria .Hardware .Unidade de Processamento  CPU – Unidade Central de Processamento Compreende duas grandes subunidades.

portanto.Memórias  Memórias são divididas em :  ROM (Memória Somente para Leitura) – Essa memória não perde as informações ao ser desligado o equipamento. . Quando o computador é desliga seu conteúdo é perdido.Hardware . Ex: Placa Mãe   RAM (Memória de Acesso Randômico) .É usada para o armazenamento temporário de dados ou instruções. utilizada para guardar os códigos básicos de operação de um equipamento. Também chamada de memória Principal. sendo.

Memórias  Secundaria (Discos) – A memória secundária é usada para gravar grande quantidade de dados. o DVD. Pen Drive HD / Disco Rígido / Winchester . que não são perdidos com o desligamento do computador. Exemplos de memória de massa incluem o disco rígido e mídias removíveis como o CD-ROM. por um período longo de tempo. o disquete e o pen drive.Hardware .

existem diversos periféricos de saída como: Monitor. Unidade de DVD.  .Unidade de Saída Servem para que possamos obter os resultados dos dados processados pelo computador... Unidade de Disco Rígido. Impressora. Unidades de Disco Flexível.Hardware . Caixa de Som etc.

assim formando as imagens. essas tecnologias são duas: CRT e LCD. Atualmente. em que a tela é repetidamente atingida por um feixe de elétrons.Hardware . . LCD (Tela de Cristal Líquido) é um tipo mais moderno de monitor. a tela é composta por cristais que são polarizados para gerar as cores.(Tubo de Raios Catódicos) é o monitor "tradicional".Unidade de Saída Monitor O monitor é um dispositivo de saída do computador. estimulando assim a visão. CRT . que atuam no material fosforescente que a reveste. cuja função é transmitir informação ao utilizador através da imagem. Os monitores são classificados de acordo com a tecnologia de amostragem de vídeo utilizada na formação da imagem. Nele.

. Para ouvirmos o som emitido pelos computadores.Unidade de Saída Caixas de Som Os sinais digitais do computador são convertidos em áudio.Hardware . conectamos à placa de som caixas acústicas ou fones de ouvido.

Unidade de Saída Impressora Uma impressora é um periférico que. •Impressora a laser . que adere apenas às zonas sensibilizadas. gráficos ou qualquer outro resultado de uma aplicação. o pó é transferido para sua superfície.Hardware . tem a função de imprimir textos. Tipos de Impressoras: •Impressora de jato de tinta . Quando o tambor passa sobre a folha de papel.O funcionamento das impressoras a laser baseia-se na criação de um tambor fotossensível.utilizam sistemas dotados de uma cabeça de impressão ou cabeçote com centenas de orifícios que despejam milhares de gotículas de tinta por segundo. Em seguida. o qual queima o Toner fixando-o na página . comandados por um programa que determina quantas gotas e onde deverão ser lançadas as gotículas e a mistura de tintas. quando conectado a um computador. formando as letras e imagens da página. que passa por um aquecedor chamado de FUSOR. que por meio de um feixe de raio laser cria uma imagem eletrostática de uma página completa. é aplicada no tambor. que será impressa. citado acima. um pó ultrafino chamado de TONER.

.

.A Placa Mãe Todos os dispositivos de hardware são implantados nela para o seu funcionamento. possuindo conectores para cada tipo de hardware. a placa mãe interliga todos os dispositivos. Ou seja.Hardware .

.Gabinete ou Torre O gabinete. que aloja todos os componentes necessários para o funcionamento do computador e os protege. torre de computador é uma caixa. normalmente de metal.

Software Eles podem ser classificados em duas grandes categorias:   Software de sistema Software aplicativo .

permitem ao usuário interagir com o computador e seus periféricos. em conjunto.Software de sistema São drivers de dispositivos. o sistema operacional e tipicamente uma interface gráfica que. .

janelas. •Gerencia todos os recursos. instalados na que se tarefas computador. opções de menus.O. disco. A função de um S. tais como: ícones. permitindo possa executar as básicas de um por meio da ativação elementos na tela. periféricos) •Define quais aplicações podem ser executadas. é controlar todos os equipamentos máquina. (memória.Sistema Operacional •É o intermediário entre o hardware e o software. opções em janelas etc. de .