You are on page 1of 37

Rapel

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Rapel
Rapel (em francs: rappel) uma actividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredes e vos livres bem como outras edificaes. Trata-se de uma actividade criada a partir das tcnicas do alpinismo o que significa que requer preocupao com a segurana do praticante. Este deve ter instrues bsicas e acompanhamento de especialistas. Cursos preparatrios so indispensveis. A actividade praticada essencialmente em grupo onde cada integrante se deve preocupar com o companheiro, questionando qualquer situao que possa gerar um incidente e at um acidente. Rappel uma palavra que em francs quer dizer "chamar" ou "recuperar" e foi usada para batizar a tcnica de descida por cordas. O termo veio da explicao do "criador" do rappel,Jean Charlet-Stranton, por volta de 1879, quando explicava a tcnica: "je tirais vivement par ses bouts la corde qui, on se le rappelle...." que quer dizer em traduo livre "Quando chegava perto de meus companheiros eu puxava fortemente a corda por uma de suas pontas e assim a trazia de volta para mim...", ou seja, ele chamava a corda de volta ao terminar a escalada e a descida de uma montanha ou pico

Categorias de Rapel
Quando os ps tm contato com a parede, durante a descida, utilizam-se as tcnicas de Rappel em Positivo. Do contrrio, quando praticado em vos livres, onde no h contato dos ps com a parede, a tcnica de Rappel em Negativo. Para cada tcnica possvel realizar algumas manobras como saltos, giros e descidas de ponta-cabea.

Salvamento com rapel


De forma direta, o rapel tambm utilizado como tcnica de salvamento em diversas situaes. Os corpos de bombeiros do mundo todo utilizam desta tcnica para o resgate de pessoas.

Equipamento
So utilizados diversos equipamentos diferentes para cada necessidade. preciso estar atento a cada detalhe, revendo todos os pontos sempre. Redundncia um fator de segurana. Existem equipamentos voltados para a amarrao ou ancoragem da corda de descida, como os mosquetes, as fitas tubulares e as ancoragens back-ups 1 . Entre os equipamentos individuais bsicos esto a arns, mosqueto, luva, freio e capacete. Normalmente so utilizados equipamentos com certificao de segurana internacional.

Equipamento
Esse conjunto adapta-se ao corpo com conforto na altura da cintura e, depois de conectado corda e travado, permite ao praticante uma descida com velocidade controlada, sem esforo maior, utilizando o atrito entre o oito (um tipo de descensor) e a corda e controlando com uma das mos a passagem da corda pelo sistema. No requer fora, apenas determinao, um pouco de coragem e tcnica, sendo necessria uma formao antecipada de forma a evitar acidentes trgicos e fatais. Quem cai, por no saber utilizar correctamente os equipamentos, s cai uma vez! As descidas devem ser monitoradas por um agente, no lanamento, e por outro agente, durante a descida cuidando da segurana l embaixo. Ele segura a ponta da corda, esticando-a, caso necessrio e provocando atrito no sistema conectado, colaborando com o praticante em caso de alguma dificuldade. uma atividade segura desde que praticada com muita ateno aos princpios de segurana.

Descrio dos equipamentos


Mosquetes de ao: usados na ancoragem da corda em que feita a descida. Os de ao so os mais recomendados por terem uma resistncia e durabilidade maior. Mosqueto de alumnio: Servem para ligar o equipamento de descenso ao arns .

Descrio dos equipamentos


Fitas Solteiras: So as mais aconselhadas para se fazer ancoragens, por resistirem bastante e serem mais confiveis.

Descrio dos equipamentos


Cordas: Usadas para fazer a descida, devem ser do tipo que possuem "alma", ou seja, que tenham um ncleo tranado independente alm da capa (parte externa). De preferncia deve ser de material muito resistente, como o Nylon e oPoliester.

Descrio dos equipamentos


Luvas: Servem para proteger a mo do praticante contra queimaduras ao haver frico com a corda. Serve tambm para dar mais atrito na hora de reduzir a velocidade da descida.

Descrio dos equipamentos


Capacete: Indispensvel em qualquer atividade radical, protege de vrios perigos, desde deslizamentos de pedras queda acidental de um equipamento de um praticante que esteja acima de voc.

Descrio dos equipamentos


Freio 8 (ou blocante / ou descensor "oito"): De ao ou alumnio. Usado para torcer a corda, aumentando o atrito e assim, reduzindo a velocidade da descida. esta pea que lhe d o controle da descida.

Descrio dos equipamentos


Baudriers (ou Cadeirinha / ou arns): Uma espcie de "cinta" que envolve as pernas e os quadris dando o aspecto de uma "cadeirinha" mesmo. Pode ser fabricada (costurada em modelos) ou pode ser feita de cabo solteiro (pedao de corda do mesmo material usado na corda do rappel, em mdia de 5m, podendo variar de acordo com as exigncias do praticante).

Cuidados que se deve ter


Toda prtica de rapel deve ser executada em grupo, pois um integrante sempre responsvel pela vida de outro. Toda descida deve ter no mnimo trs participantes: O que aborda: Que o responsvel por colocar o praticante na corda, conferir se seu equipamento est correto e orient-lo no momento da abordagem. O que desce: Que o praticante atual, ou seja, quem vai fazer a descida. O que faz a segurana: Que a pessoa que vai estar l em baixo, segurando a corda, atento a qualquer vacilo que o que desce possa dar. Quem fica responsvel pela segurana da descida, deve ter total ateno, pois com ele fica o ultimo recurso antes de uma fatalidade. Se algum que est descendo perde o controle de sua descida, o segurana quem vai ter que fazer o bloqueio dele na corda, ou seja, parar a sua queda e evitar que ele caia.

Mosqueto (escalada)
O mosqueto, um anel metlico que possui um segmento mvel, chamado gatilho, que se abre para permitir a passagem da corda. um equipamento tpico de uso em esportes que utilizam cabos (cordas) como item de segurana, como escalada, espeleologia ecanyoning. Existem diversos tipos e formatos, cada qual com uma funo especifica. Mosquetes sem roscas podem ser usados para clipar na cadeirinha os equipamentos que usaremos em uma escalada. Esses mosquetes tambm podem fazer parte de umacostura e seu gatilho pode ser reto ou curvo. Mosquetes com rosca servem para ancoragem, para momentos em que se indispensvel mxima ateno por parte do esportista. O mosqueto pode ter o formato 'ovalado', de um Dassimtrico ou ainda formato de pra (triangular). A rosca do gatilho tambm pode ser manual ou automtica. Ao contrrio do que algumas pessoas pensam, 'mosqueto' no aumentativo de mosquete(um tipo de espingarda) , por tanto no importando o tamanho o nome sempre Mosqueto. Esse nome talvez tenha sido herdado de uma pea metlica, de mesmo nome e formato parecido, usada nos antigos relgios de bolso, exatamente a pea que prende o relgio corrente.

Mosquetonagem
Chama-se de mosquetonagem a aco de se passar a corda numa das costuras, normalmente um mosqueto (donde a expresso), para assegurar a progresso do segundo.

Tipos de Mosqueto
So caractersticas importantes nos mosquetes o tipo de trava, o material de construo, o formato, a resistncia e a amplitude da abertura. Na face lateral do mosqueto devero estar gravadas as informaes de homologao e teste do material. A UIAA, a Unio Internacional das Associaes de Alpinismo, estabeleceu a norma UIAA 121, baseada na norma europia EN 12275:1998 com os padres de construo para os mosquetes.

Tipos de Mosqueto
Na seqncia, as inscries se referem a: Resistncia longitudinal com o mosqueto fechado Resistncia transversal com o mosqueto fechado Resistncia longitudinal com o mosqueto aberto Unidade de medida (e.g. KN ou daN, quilonewton ou decanewton) Classificao dentro da norma EN12275. Uma letra: B: (basic) - para uso normal D: (directional) uso com fitas expressas X: (oval) uso mltiplo: escalada, espeleologia H: (HMS) para fazer segurana, para uso com ns (belaying) K: (klettersteig ou Via ferrata) para auto-segurana na via de escalada; tem trava automtica e abertura mnima de 21mm (todos os outros tipos tm abertura de 15mm) Q: (quick link) mosqueto para segurana extra, uso em espeleologia, malha rpida (maillon rapide) Mosquetes sem informaes no devem ser utilizados. H reprodues em alumnio de baixa qualidade, com uso somente como chaveiros ou para pendurar coisas nas mochilas.

Resistncia
Uma das principais caractersticas a ser observadas, a resistncia do mosqueto deve estar inscrita no corpo do equipamento. As resistncias por tipo de mosqueto, conforme a norma EN12275, so:

Resistncia
Resistncia longitudinal com o mosqueto fechado X 18 kN K, Q 25 kN Outros tipos 20 kN Resistncia transversal com o mosqueto fechado B, H, K, X 7 kN Q 10 kN D no se aplica Resistncia longitudinal com o mosqueto aberto K - 8 kN B, D 7 kN H 6 kN X 5 kN Q no se aplica O mosqueto tipo K possui as seguintes exigncias adicionais: abertura mnima de 21mm resistncia a presso lateral (em toro) de 8 kN

Resistncia
Assim, valores mdios para um mosqueto particular podem, por exemplo, 22 KN, 8 KN e 10 KN (resistncia longitudinal fechado, resistncia transversal fechado e resistncia longitudinal com o gatilho aberto). A resistncia descrita em QuiloNewton (KN) ou DecaNewton (daN): 1 KN corresponde a 100 Kgf ou 100 kg

Caracterstica da trava
Podem ser com rosca ou sem rosca, com rosca automtica ou no. Mosqueto com rosca Para operaes de maior risco - segurana e rapel - um mosqueto de rosca essencial. Muito simples, porque com rosca o mosqueto no abrir inesperadamente. Um tubinho rosqueado por cima da abertura do mosqueto impedindo que este se abra. Um mosqueto de rosca pode parecer mais robusto mas no mais resistente que um simples. Ele simplesmente fica fechado com mais segurana. Lembre-se que ele somente um mosqueto de rosca se voc lembrar de rosque-lo! Porque no usar somente mosquetes de rosca? Para top-roping, no uma m idia.

Caracterstica da trava
Trava manual [editar] Nos mosquetes cujo gatilho travado manualmente pelo acionamento de uma roscao usurio obrigado a girar a trava vrias voltas completas. Este mecanismo pode tornar desconfortvel seu uso em situaes em que o escalador esteja estressado, cansado ou precise agir rapidamente. Por ter menos partes, este mecanismo est menos sujeito a defeitos. Trava automtica [editar] A rosca automtica se caracteriza por um sistema interno de mola que simplifica o mecanismo de acionamento ou liberao da trava, reduzindo o esforo do usurio e aumentando a velocidade da tarefa. Por ter mais partes em sua fabricao, este mecanismo est mais sujeito a defeitos e a uma vida til mais curta.

Caracterstica da trava
Mosqueto sem rosca [editar] Muito utilizado em escalada permitindo a rpida e fcil colocao e retirada da corda. No possui a trava que permite fixar o gatilho.

Material de construo
Liga de alumnio ou zicral [editar] A maior parte dos mosquetes so feitos de uma liga de alumnio 7075 conhecida como Zicral, com 88% alumnio, 6% de zinco, 4% de magnsio e 2% de cobre. Ao [editar] A linha de mosquetes de ao foi desenvolvida para atender as necessidades especficas das reas Profissional e de Resgate. Devido ao peso tendem a ser utilizados apenas em situaes de grande frico do equipamento com outras partes metlicas, principalmente em sistemas de transporte de cargas. Possuem maior resistncia aos desgaste mecnico. Sob tenso extrema tendem a deformar at o rompimento (e no a "estourar").

Formato
Basicamente os mosquetes so divididos por seu formato em simtricos e assimtricos, se referindo isto correspondncia de medidas entre os dois lados de seu eixo maior. O formato da construo corresponde s possibilidades de uso do equipamento. Os formados mais comuns so o oval, o Delta Simtrico, o Delta Assimtrico e o Pra (ou HMS). Mosqueto simtrico sem trava em uso em um n borboleta. Mosqueto tipo pra (HMS) com trava manual. Por exemplo, um mosqueto simtrico em forma de elo de corrente (oval) ser adequado ao uso com polias. Um mosqueto "delta"" (em forma de D) e com grande espao de abertura ser adequado para o uso junto ao corpo numa cadeirinha. Alm do uso, o formato determinar o sentido das foras que devero ser aplicadas ao equipamento, por exemplo em um sistema de transporte de cargas. O gatilho do mosqueto tambm possui diferentes formatos de construo que permitem maior facilidade para fisgar uma corda ou ala de equipamento, maior ergonomia ou o aumento do dimetro de abertura. Este o caso dos mosquetes delta assimtricos com travas curvas. Os mosquetes tambm podem vir de fbrica preparados para o uso com costuras ou fitas expressas ('express'), com uma pequena barra incorporada a sua base, com a funo de evitar que a costura saia do lugar. Uma costura, mosquetes delta sem trava unidos por fitas expressas. H dois tipos de mosqueto na figura, com gatilhos clssicos (slidos) e com gatilho tipowiregate (abaixo e direita), diferindo na tecnologia de construo, mas com usos e resistncia similares.

Abertura A abertura de um mosqueto o espao livre que resulta do deslocamento do gatinho para a colocao da corda ou outros mosquetes e equipamentos. Quanto maior o espao aberto, maior a facilidade para o uso.

Recomendaes gerais
Mantenha seus mosquetes limpos e sem arestas que possam danificar a corda. Para remover esta aresta use lixa grana 220-400, se isto no adiantar, destrua o mosqueto. No guarde mosquetes danificados, voc poder usa-lo por engano e sofrer algum acidente durante a escalada. Sempre limpe e lubrifique os mosquetes aps o contato com gua salgada ou maresia.

Limpeza Limpe o gatilho na regio articulada, soprando o p e a sujeira. Se uma limpeza adicional for requerida, lave o gatilho em gua quente com detergente neutro. Enxge bem e lubrifique a articulao com p de grafite ou WD-40. Retire o excesso de lubrificante. Obs: O uso do p de grafite ou outro lubrificante seco, conserva a limpeza por mais tempo impedindo o acumulo de sujeira.

Conservao Mantenha todos os mosquetes longe de umidade ou maresia, equipamentos ou roupas midas e tambm agentes qumicos.

Inspeo Cheque seus mosquetes regularmente e verifique rachaduras e corroso. Tenha certeza de que o gatilho abre e fecha apropriadamente. Se o gatilho no funciona apropriadamente , ou est torto, separe o mosqueto. Mosquetes que sofreram grandes quedas tambm devem ser rejeitados.

Alguns Cuidados
Apesar de o mosqueto ser muito resistente, deve-se ter um cuidado muito grande com ele. Nunca deixe um mosqueto na areia, pois ele pode ficar difcil de abrir. Outro cuidado, e talvez o mais importante que deve-se tomar, de no deix-lo cair no cho. Se o seu mosqueto, ou o oito, carem de uma altura de mais de 2 mts no cho, aconselhvel que voc os aposente. Acontece que, ao cair, podem surgir microfissuras em sua estrutura, tornando-o perigoso. Ento, no hesite em aposent-lo. Afinal, a sua vida est em jogo, e creio que ela no valha 40 reais, o preo de um simples mosqueto.

Utilizao em caso de queda


difcil estabelecer se uma queda gerou algum dano estrutural no mosqueto. Para comprovar sus resistncia, seria necessrio um ensaio destrutivo - o que no serviria de nada! - ou um ensaio semelhante a um raio X para a identificao de micro fissuras, porm o custo superaria o valor do mosqueto. Quando o seu mosqueto sofrer uma pequena queda, faa uma inspeo minuciosa a procura de alguma marca profunda gerada pela queda, se for uma grande queda em uma superfcie rgida, descarte-o. O mais importante que se utilize o bom senso. Quando estamos lidando com a nossa segurana no pode existir dvida. Se no existir plena confiana no seu mosqueto, melhor que o utilize em outra funo, como iamento de carga, por exemplo.

Vida til dos mosquetes


Vida til o tempo que o equipamento leva para perder suas caractersticas mecnicas sem desgaste, ou seja, sem uso. No existe nenhum estudo cientfico conhecido sobre a vida til do Al 7075 utilizados nos mosquetes, porm j tivemos casos de mosquetes com mais de 10 anos de uso que mantinham suas caractersticas e romperam acima da carga estimada.

Retirada de uso
Novamente o bom senso o melhor parmetro, mas alguns casos que os mosquetes devero ser descartado so: mola do gatilho quebrada; grandes quedas (vide primeira questo) desgaste pela frico com a corda; desgaste por ao mecnica de outro equipamento de metal.

Limpeza de mosquetes e polias


Primeiro, limpe o mosqueto com um pano mido a gua para remover o excesso de partculas e outros corpos. Aps totalmente limpo, seque com um pano e lubrifique os eixos ou molas com um leo de mquina monoviscoso e de baixa viscosidade. Durante a aplicao do leo mexa o gatilho ou gire as polias para que haja uma melhor penetrao do produto e aps a aplicao remova todo o excesso de leo para evitar o contato com os equipamentos de tecido.

Arns
Arns (cadeirinha, arreio) uma espcie de cinto de segurana para a escalada, aespeleo logia, o iatismo etc. Construo Trata-se de um conjunto de fitas de alta resistncia (geralmente um tecido de poliamida, nylon ou outras fibras sintticas) costuradas de modo a permitir circundar o escalador nas duas pernas e cintura. Na parte frontal possui uma ala onde a corda de segurana amarrada ou fixada atravs de um mosqueto. Alm disso possui diversos suportes nas laterais e na parte posterior para o transporte de equipamentos a serem utilizados durante a escalada.

Escalada
A cadeirinha a nica conexo entre o esportista e o restante do equipamento de segurana na escalada. Mesmo sabendo estar corretamente instalado na cadeirinha, procure fazer checagens peridicas durante o percurso, verificando a integridade do material, se as fitas no esto se desprendendo das fivelas ou se o mosqueto est devidamente travado. Faa essa checagem tambm em seu companheiro de atividade e pea que ele verifique constantemente o seu equipamento. O constante monitoramento do equipamento, das condies ambientais e das pessoas envolvidas so importantes elementos no gerenciamento dos riscos inerentes s atividades verticais.
O uso de boldris (cintos-peitorais) como complemento da cadeirinha indicado como equipamento de reserva e para maior segurana, principalmente quando se est transportando uma mochila nas costas para que assim, no caso de uma queda ou desequilbrio, voc no acabe ficando de ponta cabea devido ao peso extra acima da linha da cintura.

You might also like