Malefícios do Tabaco

Escola EB 2,3 de Alfena Professores: Luísa Carvalho Jorge Seabra

Índice
Introdução………………………3º diapositivo ; De onde vem o Tabaco…………5º diapositivo; A que idade acontece o primeiro contacto com o cigarro………………………......6º diapositivo; Como pode ser fumado o Tabaco.7º diapositivo; Doenças dos fumadores………...8º diapositivo; O mal que faz fumar quando está grávida……. ……… ……………………9º e 10º diapositivo; Como é composto o Tabaco…...10º diapositivo; O Tabaco causa………………….11º diapositivo; Como deixar de fumar………….12º diapositivo; Conclusão……………………….13º diapositivo; Bibliografia……………………….14º diapositivo.

Introdução
Tenho o prazer de vos apresentar o meu trabalho sobre «Os Malefícios do Tabaco». Em que falo nos males do TABACO.

  

Não fume! Está a prejudicar-se a si e aos outros!

De onde vem o Tabaco

O tabaco é proveniente de uma planta chamada Nicotina Tabacum. Nele encontramos, para além da nicotina, um número muito grande de outras substâncias tóxicas como, por exemplo: a terebentina, o formol, a amónia, a naftalina, entre outras.

A que idade acontece o primeiro contacto com o cigarro
Infelizmente, em Portugal, o primeiro contacto com o cigarro acontece muito cedo, por volta dos 12-14 anos, sobretudo entre os estudantes do sexo masculino.

Como pode ser fumado o Tabaco

Habitualmente, o tabaco serve para ser fumado através do cigarro, do charuto ou cachimbo. No entanto, há quem prefira cheirá-lo (nesse caso usa rapé) ou então mascá-lo (é o chamado tabaco de mascar). O cigarro é o mais consumido, tanto pelos homens como pelas mulheres, e o seu uso pode acontecer em qualquer época da vida, provocando habituação. Os fumadores acabam por ficar viciados de tal forma que, mais tarde, quando querem largar o tabaco, têm imensa dificuldade, recorrendo então à ajuda de médicos e farmacêuticos.

Doenças dos Fumadores

Os fumadores podem apanhar doenças graves, tais como a pneumonia e o cancro (do pulmão, da laringe, da faringe, esófago, boca, estômago, entre outros). Sabe-se também que, quanto mais cedo se iniciam neste vício, mais dificuldade têm em libertar-se dele.

O mal que faz fumar quando está grávida

Durante a gravidez, se a mãe fumar, o feto também “fuma", recebendo as substâncias tóxicas do cigarro através do cordão umbilical. A nicotina provoca o aumento do batimento cardíaco no feto e várias alterações de origem nervosa, para além de fazer diminuir o seu peso. Entre outras complicações que surgem durante a gravidez, o risco de aborto é maior nas mães que fumam.

Se fuma e está grávida o seu bebé e os seus dentes pode ficar assim :

=

Como é composto o tabaco
O tabaco é constituído por:
        

NICOTINA ALCATRÃO URÂNIO METAIS PESADOS SUBSTÂNCIAS RADIOACTIVAS POLÓNIO TEREBENTINA FÓSFORO

• BENZOPIRENO • NITROSAMINAS • AGROCTÓXICO • SOLVENTES • NIQUEL • CIANETO HIDROGENADO • MONÓXIDO DE CARBONO

O tabaco causa:
MORTE CANCRO

DOENÇAS CRÓNICAS

Como deixar de fumar
Há medicamentos para deixar de fumar tipo como:

Nota: tudo isto pode ajudar Mas também dá para deixar de fumar sem mediamentos pois é só fazer um esforço.

Conclusão
Com este trabalho aprendi de onde vem o Tabaco, que doenças pode provocar, esclareci as minas curiosidades… E também aconselho que professores, colegas nunca fumem como vocês todos sabem faz mal.

Bibliografia
Fui ao Google e escrevi lá Malefícios do Tabaco.

Espero que tenham gostado.

Fim
Obrigado