You are on page 1of 30

DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM

WMS WAREHOUSE MANAGEMENT SYSTEM
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ARMAZÉM/DEPÓSITO

WMS
► Software

de gerenciamento de depósito que auxilia as empresas na busca de melhorias nos processos de armazenamento e distribuição de materiais, através de funcionalidades impensáveis em décadas passadas, tais como: roteirização (desenvolvimento de uma melhor picking list), parametrização de cargas, controle real time de inventários, etc.

WMS
► Proporciona

um alto nível de controle menos suscetível a falhas e mais dinâmico no gerenciamento de informações e resolução de tarefas

.WMS A empresa é capaz de:       receber inspecionar estocar separar embalar expedir mercadorias de uma maneira muito mais eficaz.

.WMS ► Os sistemas de gerenciamento eletrônico da armazenagem são modernas ferramentas que eliminam a interveniência humana no processo. planejando eletronicamente o trabalho de forma a eliminar erros e agilizar os procedimentos.

WMS ►A gestão estratégica do tempo proporciona uma sensível redução de custos principalmente no quesito de eficiência de mão-de-obra e na redução na quantidade de estoques. . ferramentas fundamentais para estimular a competitividade e agregar valor ao produto final.

WMS ► Este tipo de sistema identifica de quem é o pedido. . quantos foram expedidos e qual foi o funcionário responsável pela atividade.

WMS ► Com a ajuda de coletores de dados. ligados em rede via radiofreqüência. . o sistema alerta os operadores para o fato de que ainda faltam produtos para completar o pedido de uma nota fiscal ou se está sendo expedida uma mercadoria errada.

WMS ►O endereçamento dos produtos é informado pelo sistema. . esquecidos ou retirados indevidamente. o que facilita e agiliza a sua localização. além de evitar que produtos sejam armazenados em locais errados.

WMS ► Outra característica é o controle da data de validade. principalmente para produtos alimentícios e congelados. . o que evita a perda ou a devolução do produto.

Além disso. (ECR Brasil) .WMS ► Para manejar cargas com mais agilidade os centros de distribuição exigem que as mercadorias venham paletizadas do fornecedor. todas as caixas de embarque possuem códigos de barras padrão EAN/DUN-14. ► ► DUN 14: É uma estrutura numérica e código de barras para identificação de unidades de despacho. EAN/DUN-14 (European article numbering): É a entidade internacional que administra o sistema de numeração de produtos e locais. os códigos de barras e a linguagem de negócios EANCOM dentro de padrões aceitos internacionalmente.

OBJETIVOS BÁSICOS DO SISTEMA ► Aumentar a precisão das informações de estoque a velocidade e qualidade das operações do centro de distribuição ► Aumentar ► Aumentar a produtividade do pessoal e dos equipamentos do depósito .

o controle de estoque acontece em tempo real e digitalmente.Aumentar a precisão das informações de estoque ►A preocupação dos fornecedores de serviços logísticos com a precisão e acuracidade das informações é justificável. sem a necessidade da ida ao centro de distribuição para inspecionar fisicamente . afinal faltas e excessos de estoque são prejudiciais tanto à empresa quando aos consumidores ► Com a implementação de um WMS.

. ► as operações de recebimento e separação dos pedidos devem ser muito bem elaboradas para prestar-se um atendimento mais dinâmico e evitar erros. porém mais freqüentes.Aumentar a velocidade e qualidade das operações do centro de distribuição ►a tendência mercadológica é de que cada vez mais os pedidos sejam menores e fragmentados.

porém muito mais freqüentes obrigam o gerenciamento mais eficaz e produtivo dos recursos empregados ► A habilidade dos sistemas de trabalhar com equipamentos de movimentação automatizados propiciam uma redução de custos com pessoal e de dispositivos tecnológicos se compararmos com os antigos sistemas tradicionais. .Aumentar a produtividade do pessoal e dos equipamentos do depósito ► lotes e prazos menores.

Metas de implantação de um sistema WMS ► ► ► ► ► ► ► ► ► ► ► Rastreabilidade das operações Picking (separação dos pedidos) Controle de rotas Cálculo de Embalagem e emissão de etiquetas/listas Controle de lotes e situações de controle de qualidade Interface amigável do sistema com parceiros Administração de vários centros de distribuição ao mesmo tempo Possibilidade de administrar mercadorias de diferentes proprietários Coleta de dados via rádio freqüência Atribuição de tarefas Sistema de classificação de itens .

. separações são registrados em tempo real com a possibilidade de identificar de qual terminal saiu a ordem e a realização da tarefa permitindo estudos de desempenho e o histórico das operações realizadas no centro de distribuição.Rastreabilidade das operações ► todos os recebimentos. envios.

níveis.(separação dos pedidos) ► através Picking de métodos adaptados e desenvolvidos ao perfil da empresa (FIFO. . LIFO) é possível armazenar as mercadorias em áreas específicas. dividindo o centro de distribuição em blocos. ruas e colunas ► o planejamento envolve a análise de quais os produtos representam significativa movimentação: os que apresentam maior giro devem ficar nas posições de mais fácil acesso para os operadores e de mais fácil ressuprimento.

Controle de rotas ►A administração desse recurso é muito importante para minimizar o custo total de atendimento. escolha do melhor veículo de transporte. conhecimento de estradas. levando em conta inúmeras variáveis (prioridade do consumidor. . etc). localização geográfica.

.Cálculo de Embalagem e emissão de etiquetas/listas ► um sistema de WMS deve conter software agregado que calcula qual a embalagem mais propícia para acondicionar as mercadorias que devem ser enviadas ao cliente e também capaz de emitir etiquetas e listas de conteúdo com peso bruto. dimensões de cada caixa. líquido.

Controle de lotes e situações de controle de qualidade ►o sistema fundamentalmente deve manter o registro das informações dos lotes de fabricação e informar a situação de cada produto em sua unidade de armazenagem. Se o lote é classificado por número de série o sistema deve permitir a rastreabilidade das transações fazendo referência àquele número. inspeção ou outras situações de bloqueio exigidas pelas características do item ou do processo. quarentena. em termos de aprovação. rejeição. .

fornecedores e clientes.Interface amigável do sistema com parceiros ►o sistema deve permitir uma fácil (porém segura) comunicação via internet com afiliados. .

Administração de vários centros de distribuição ao mesmo tempo ► capacidade de interligar centros de distribuição situados em diferentes localidades geográficas em um único software (fundamental para elaboração de rotas) . .

Possibilidade de administrar mercadorias de diferentes proprietários ► Quando se trata de operadores de serviços logísticos é necessário identificar as negociações feitas com cada empresacliente para ter a habilidade de informar os parceiros das atividades desenvolvidas. O sistema precisa ser consultado. . emitir relatórios específicos e receber dados das empresas de maneira a manter a privacidade das informações.

Assim é possível transmitir e gravar as informações de qualquer ponto do centro de distribuição. se comunicando com coletores de dados.Coleta de dados via rádio freqüência ►o conceito de “erro zero” e “aumento de produtividade” criam a necessidade de o sistema efetuar transações online e entender códigos de barra. .

. sendo tarefa do sistema recrutá-los para as missões que se adaptem ao perfil de cada colaborador.Atribuição de tarefas ► os operadores do depósito têm tarefas especificadas e habilitadas no sistema.

possibilitando que os materiais pertencentes àquela classe absorvam aquelas informações automaticamente.Sistema de classificação de itens ►o WMS deve ter um módulo de cadastramento dos itens de maneira a permitir o cadastramento de parâmetro em um nível. .

INPUT x OUTPUT .

tais como: terminais remotos. equipamentos de manuseio. . sistemas de rádio-freqüência.IMPLANTAÇÃO ► Os projetos de implantação de sistemas de gerenciamento são extremamente complexos devido ao fato de exigir a integração de varias áreas e tecnologias diferentes. scanners. transporte. estocagem.

como e quando fazê-lo. a base para o sucesso de um projeto de automação da armazenagem é o entendimento claro do que precisa ser feito. O esforço redobrado na etapa de planejamento será mais que compensado nas etapas futuras ao se evitar atrasos e minimizar problemas. De fato. bem como o atingimento das metas estabelecidas. .IMPLANTAÇÃO ►O grau de tranqüilidade e o nível de erros na implementação. depende da eficiência do planejamento.