Trabalho realizado por: Sofia Costa nª6 Andreia Rocha nº8 Catarina Ferreira nº 13 Renata Rocha nº24 Ano

Lectivo 2012/2013

As pessoas com quem estabelecemos relações preferenciais levam-nos a colocar em algumas questões: Por que razão me sinto atraído por determinada pessoa? Por que razão prefiro estar com ela? Por que razão gosto dela?
É o interesse pelo outro que nos leva a preferi-lo.

de amizade e amorosa). “ .Segundo G. uma componente cognitiva (saberes e crenças) e uma componente conativa( intenções comportamentais e projectos). para além desta componente avaliativa( qualidade e força dos sentimentos e emoções). ela está na origem das filiações e relações interpessoais do individuo ( relações de trabalho. Compreende. Moser: “A atracção pode ser considerada como uma constelação de sentimentos que condiciona a orientação avaliativa de um sujeito para com um outro. Enquanto componente afectiva.

Proximidade. Qualidades positivas. Familiaridade. Atracão física. Complementaridade. Reciprocidade. pela regularidade com que aparecem explicam o que nos leva a sentirmo-nos atraídos por algumas pessoas. . Semelhanças interpessoais.Fatores que influenciam a atracção: Embora o processo de atracão interpessoal esteja relacionado com a historia pessoal de cada um há fatores que.

Video sobre agressão .O que é? Agressão é um comportamento que visa causar danos físicos ou psicológicos a uma pessoa ou várias pessoas e que reflete intenção em destruir.

Inibida …à intenção do sujeito: 1. Dissimulada 3.. Instrumental .ao alvo: 1..As diversas formas de agressão Formas de agressão quanto… . Deslocada 3. Auto-agressão …forma de expressão: 1. Aberta 2. Hostil 2. Directa 2.

Origem da agressividade Há diferentes conceções: Freud Lorenz Dollard Bandura .

Conceção de Freud Segundo Freud: “A agressividade constitui uma disposição instintiva primitiva e autónoma do ser humano” .

.Conceção de Lorenz Lorenz defende que a energia agressiva faz parte integrante da natureza humana.

Conceção de Dollard Dollard juntamente com Neil Miller propuseram a hipótese frustraçãoagressão. .

.Conceção de Bandura Bandura defendia que o comportamento agressivo era aprendido por observação e imitação de modelos comportamentais.

Video sobre a experiência de Bandura .Experiência de Bandura Foi realizada em 1961 uma experiência que envolvia crianças (32 rapazes e 32 raparigas) entre os 3 e os 6 anos que foram divididas em três salas com situações diferentes.

estruturas do sistema límbico. o hipotálamo e outras zonas do cérebro. o sistema nervoso simpático.Apreciação Crítica Existem no ser humano estruturas relacionadas com a agressividade. O sistema límbico é a unidade responsável pelas emoções e comportamentos sociai s. designadamente as glândulas suprarrenais. .

Mecanismos Biológicos. insultos e humilhações. Cultura. Temperatura muito elevada.Fatores que induzem à agressão Elevados níveis de testosterona. Álcool. Provocações. .

. Nestas relações varia o grau de intimidade. podemos ter relações ocasionais. etc.Intimidade Existem diferentes níveis de intimidade. de namoro. A intimidade tem uma dimensão relacional e uma dimensão pessoal. de amizade.

sinceridade e confiança”.Intimidade Woolams define intimidade como “ a partilha de sentimentos. pensamentos e experiencias numa relação de abertura. .

Dimensões de intimidade Intimidade social Intimidade sexual Intimidade emocional Intimidade intelectual Intimidade lúdica .

Componentes das interações íntimas Interações verbais Interações não-verbais .

Que implica reciprocidade. Que envolve atração pessoal. Voluntária. Positiva. Que facilita os objetivos que os envolvidos querem atingir. . Informal.Intimidade e amizade Uma relação de amizade é: Pessoal. De longa duração.

Intimidade e amizade Na década de 70 foi feito um inquérito a 40 000 pessoas em que se perguntava quais as qualidades que privilegiavam numa relação de amizade. .

sempre que necessário. . confiar no outro e ser verdadeiro. apoia-lo emocionalmente sempre que precise. partilhar com ele os acontecimentos e as ocorrências relevantes. apoiar o outro de forma espontânea e voluntaria.Intimidade e Amizade Michael Argyle estudou as expectativas numa relação de amizade: defender o amigo quando está ausente.

Amizades Amizades variam segundo um conjunto de vários fatores: Idade. Género. Contexto social. Características individuais. .

Amar Amor .Intimidade e amor As palavras amor ou amar têm significados diferentes.

Intimidade e amor Existem dois tipos de amor Amor apaixonado Amor companheiro .

Segundo este modelo o amor tem três dimensões: Intimidade. Compromisso . Paixão.Modelo de amor O psicólogo Robert Sternberg propôs o modelo triangular do amor.

Modelo de amor Sternburger apresenta um quadro que representa os vários tipos de relação: . .