ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Prof Silvio Ribeiro silvioadm@mail.fpte.br

PLANO DE ENSINO DISC. 500.022 – Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
Carga Horária: 40 horas – 4 horas semanais
Professor: Silvio Ribeiro silvioadm@mail.fpte.br Acesso à matéria ftp://silvio@ftp.unilins.edu.br

2

silvioadm@mail.fpte.br

Administração dos Serviços de Compras.Plano de Ensino Ementa: Visão Geral sobre a Administração de Recursos materiais e Patrimoniais.br . Gestão de Estoque. Recursos Humanos 3 silvioadm@mail.fpte. Arranjo Físico. Comercialização e Consumo.

inclusive compras. com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes.Plano de Ensino Objetivos do Curso: Desenvolver habilidades para trabalhar OS RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS DISPONÍVEIS dentro da Empresa. de forma centralizada ou não. o recebimento.fpte. a armazenagem dos materiais. até as tarefas gerais de controle de estoques etc. abastecimento.br . 4 silvioadm@mail. Tais atividades abrangem desde a provisão. destinada a suprir as diversas unidades.

aulas práticas com aplicação de exercícios.Plano de Ensino Metodologia: Aulas teóricas. Trabalhos práticos e Avaliações Continuadas.br . 5 silvioadm@mail.fpte. com recursos de áudio-visual.

Plano de Ensino Critério de Avaliação: O Aproveitamento será obtido da média aritmética das notas Bimestrais Nota Bimestral: 0. onde: P: nota de prova T: nota de trabalhos e Avaliações Continuadas 6 silvioadm@mail.br .70 P + 0.30 T.fpte.

ALT.Plano de Ensino Bibliografia Livro: ADMINISTRACAO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS Autor(es).fpte.br .: 658.: MARTINS. PETRÔNIO GARCIA .: Português Editora. PAULO RENATO CAMPOS.: SARAIVA Paginação.: M386A Idioma.: 2000 7 silvioadm@mail.: 353 Local de Publicação.7 Código Autor. Código do Assunto.: SAO PAULO Ano de Publicação.

processo.Calendário e Conteúdo Programático 12/09 Capítulo 1: Os Recursos 19/09 Capítulo 2: Tecnologia: produto. gestão e informação 26/09 Folga 03/10 Capitulo 3 e 4 10/10 Capitulo 5 e 6 17/10 Prova I Bim 24/10 Capítulo 7 31/10 Folga 07/11 Capítulo 8 e 9 14/11 Folga 21/11 Capítulo 10 e 11 28/11 Capítulo 12 e13 05/12 Prova II Bim 12/12 Prova Sub 8 silvioadm@mail.fpte.br .

br .fpte.  Produzir. passando pela Revolução Industrial. 9 silvioadm@mail. trocar objetos (escambo) e mercadorias é algo tão antigo quanto a existência do ser humano.UMA INTRODUÇÃO HISTÓRICA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS  À A atividade de material existe desde a mais remota época. através das trocas de caças e de utensílios até chegarmos aos dias de hoje. estocar.

UMA INTRODUÇÃO HISTÓRICA À ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS  O trabalho.fpte. fazendo com que a produção evoluísse para um estágio tecnologicamente mais avançado e os estoques passassem a ser vistos sob um outro prisma pelas administrações. 10 silvioadm@mail. totalmente artesanal foi em parte substituído pelas máquinas.br . até então.

expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX. 11 silvioadm@mail.UMA INTRODUÇÃO HISTÓRICA À ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS  A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo.fpte.br . em nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII.

12 silvioadm@mail.br . dinheiro e serviços virtuais. novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa. Hoje o mercado globalizado. uma nova relação entre capital e trabalho se impôs.UMA INTRODUÇÃO HISTÓRICA À ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Ao longo do processo a era agrícola foi superada.fpte. entre outros eventos. a máquina foi suplantando o trabalho humano.

o empreendimento de Napoleão Bonaparte.UMA INTRODUÇÃO HISTÓRICA À ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Outros fatores que marcaram o avanço tecnológico.fpte.br . Imperador Francês 13 silvioadm@mail. sem dúvida. isso sem contar com outros desejos de conquistas como. comprovando a necessidade de que materiais devem ser administrados cientificamente foram. principalmente. as duas grandes guerras mundiais.

14 silvioadm@mail.br .fpte.

br .fpte.15 silvioadm@mail.

br .16 silvioadm@mail.fpte.

br .17 silvioadm@mail.fpte.

br .fpte.18 silvioadm@mail.

fpte.br .19 silvioadm@mail.

fpte. que faz com que ele possa ser utilizado inclusive na aquisição de outros recursos. 20 silvioadm@mail.br .FATORES DE PRODUÇÃO CAPITAL Sob a forma de numerário. é o recurso mais facilmente reconhecido. por sua característica de liquidez.

Não obstante seja denominado como fator terra.FATORES DE PRODUÇÃO TERRA Em seu significado econômico.br . 21 silvioadm@mail. este recurso é constituído pelo conjunto dos elementos da natureza utilizados no processamento da produção . ele não inclui apenas a disponibilidade total de terras disponíveis para a agricultura e a produção animal mas também para a agricultura utilizada com o conjunto dos elementos naturais.fpte.

FATORES DE PRODUÇÃO TRABALHO As pessoas que trabalham na empresa também constituem recursos. serviços cada vez mais adequados ao uso dos consumidores. 22 silvioadm@mail. novos métodos de trabalho. que são transformadas em novos produtos. pois com seu conhecimento geram novas idéias.br .fpte.

23 silvioadm@mail.br .fpte.

prédios. 24 silvioadm@mail.fpte.br . equipamentos e veículos da empresa. São o foco deste estudo.Bens Patrimoniais Podem ser entendidos como as instalações. terrenos.

25 silvioadm@mail.fpte.br .

26 silvioadm@mail.fpte.br .

br .fpte.27 silvioadm@mail.

fpte.28 silvioadm@mail.br .

br .Visão geral dos Recursos Empresariais 29 silvioadm@mail.fpte.