AR CONDICIONADO

http://www.energieplus-lesite.be/energieplus/page_10089.htm

br/wp/?p=2840 .com.nteditorial.Assembléia Nacional de País de Gales Richard Rogers & Partnership Projeto 1998 Conclusão 2005 http://www.

.

.

.

.

.

.

1873-75.Elisha Graves Otis (1811-1861) Otis demonstrando sua invenção em 1853. Fonte: www. "o edifício mais alto da Ilha de Manhattan" .org O Tribune Building de Nova York. tinha 9 pavimentos mais torre.ltmcollection.

1828 .Desenvolveu sistema que viabilizou o ar condicionado em arranha-céus Década de 50 .Inventou um processo mecânico para condicionar o ar.Allegheny General Hospital de Pittsburgh.Modelos residenciais de ar condicionado começaram a ser produzidos em massa.Câmara dos Deputados dos EUA e o Senado Americano 1930 .primeiro exemplo de condicionamento de ar por um processo mecânico.Grauman's Metropolitan Theatre em Los Angeles.springercarrier.1ª aplicação em prédio público . 0 papel absorvia a umidade do ar e se dilatava.com.Willis Carrier (1876-1950) Modelo comercial. . 1914 . desenhou uma máquina que fazia circular o ar por dutos resfriados artificialmente.1ª aplicação residencial . http://www. processo que controlava a temperatura e umidade .br/springer/site/conheca/conheca_inventamos. Uma empresa de Nova York estava tendo problemas com trabalhos de impressão durante os meses de verão. 1922 .mansão em Minneapolis.1º condicionador de ar hospitalar .Escritórios executivos da Casa Branca 1939 .Forma-se Engenheiro Mecânico na Universidade de Cornell 1902 . gerando imagens borradas. Acreditando poder retirar a umidade da fábrica através do resfriamento do ar. 1923 1901 .asp .

pt/ventilacao.Exaustor Tubular 7 .Ventilação Industrial 1 .arq.br/arq5661/trabalhos_2003-1/ventilacao/equipamento.Exaustor Telhado 2 .Exaustor Telhado 5 .Exaustor Murais http://www.Caixas Centrífugas 6 .Exaustor Murais 11 .Caixas Centrífugas 4 .php http://www.Exaustor Tubular 3 .Exaustor Telhado 10 .ufsc.Exaustor Tubular 9 .htm .megaclima.Ventilador Centrífugo 8 .

.

.

Um ventilador elétrico sopra ar para acelerar o processo. Na parte exterior da unidade. 6.html . O ar quente da sala é sugado através de uma grade na base da máquina 2 . Como na geladeira. há varias placas de metal que dissipam o calor para a atmosfera. e gradualmente a arrefecer a sala.O ar passa sobre tubos resfriadores onde circula um fluido refrigerante. o fluido refrigerante flui através de um compressor e alguns tubos de condensação e se transforma em um líquido fresco. 4.Enquanto isso. 3. 5. Lentamente.explainthatstuff.Como funciona um aparelho de ar condicionado 1. o calor no interior do edifício é levado para o exterior. e carrega o calor do interior da sala para o exterior do edifício. O ar que entra é resfriado e um desumidificador remove a umidade. 7. pronto para circular pela alça novamente. http://www. O ar flui sobre um elemento de aquecimento (semelhante ao de um aquecedor de ar).Um ventilador no alto joga o ar devolta por outra grelha para o ambiente. O ar que volta para o ambiente é muito mais frio. Esta parte da unidade ligada de modo direito do funciona como um aquecedor. o fluido rerigerante (um líquido volátil que evapora facilmente) flui através dos tubos do resfriador. e se transforma de líquido frio em gás frio.com/airconditioner.

. fazendo com que ele se torne gás líquido quente de alta pressão O gás frio passa pelo espiral. expande /vaporiza e se torna gás frio de baixa pressão O compressor (B) comprime o gás frio.Os mecanismos do ciclo de refrigeração são os mesmos na geladeira e no ar condicionado -usam a evaporação de um fluido refrigerante – O termo Fréon é genericamente usado para qualquer dos vários fluorcarbonos não inflamáveis utilizados como refrigerantes e combustíveis nos aerossóis. o aparelho de ar condicionado. joga de volta o ar frio para o ambiente. fazendo trocas de calor (absorve o calor do ar que foi sugado pelo ar condicionado) e. após resfriado. O gás liquido escoa pela válvula de expansão (A).

.

Aparelhos de janela Sistema de condicionamento de ar para locais pequenos. . Contém: 1 compressor 1 válvula de expansão 1 condensador (do lado de fora) 1 evaporador (do lado de dentro) 2 ventiladores 1 unidade de controle Os ventiladores sopram ar sobre os trocadores de calor para melhorar a sua capacidade de dissipar calor (para o ar exterior) e frio (para o ambiente ser resfriado).

.

.

.

055 Joules.webarcondicionado. uma casa de 185 m² pode ter um sistema de ar condicionado de 5 toneladas.br/calculo-de-btu/ .com.British Thermal Unity BTU = quantidade de calor necessária para aumentar a temperatura de 0. Um ar condicionado normal de janela pode ter uma capacidade de 10 mil BTU. 1 BTU =1.3 http://www.56º C.45 kg de água em 0. Exemplo: Supondo necessários 300 BTU /m². ou 60 mil BTU.200 watts 10 mil BTU/1. EER – Energy Efficency Ratio A classificação da eficiência enérgica = capacidade em BTU / consumo. Exemplo: um ar condicionado de 10 mil BTU consome 1.200 watts = 8.BTU .

http://www.htm .be/energieplus/page_10089.energieplus-lesite.

http://www.energieplus-lesite.be/energieplus/page_10089.htm .

Ar Condicionado Central .Multi Split Variável .

.

.

.

.

.

.

.

AR CONDICIONADO Dicas do professor Dominique .