You are on page 1of 11

Histórias diferentes que têm um único tema: A PROMESSA da Terra e da descendência (Gn 12,1-3

)

   Abraão – Gn 12-25 Isaac – Gn 22-35 Jacob (Israel) – Gn 25-50 .

dando início à história da salvação. Deus intervém.Depois de Babel. preparando. de longe o destino da tribos de Judas. que simboliza o máximo do pecado. . de David e seus descendentes. e da espera do Messias.

Podemos colocar este acontecimento por volta do 1850 aC. Deus pediu-lhe de não mais voltar à sua terra. Ur. Mesopotâmia. pois o tinha escolhido para realizar o seu plano de salvação. .Abraão deixou a sua terra. actual Irac. Para ele viajar não era novidade. e dirigiu-se para a terra de Canan. Mas desta vez. Abraão obedeceu.

7)  Deus chamou Abraão (Gn 12) e fez Aliança com ele (Gn 15-1-18). Ele é o grande patriarca do Povo de Israel.2-3) . (Gn 12.» (Gn 12.» (Gn 12.  Abraão teve um filho: Isaac. e vai para a terra que Eu te indicar. abençoar-te-ei e serás uma fonte de bênçãos… todas as famílias da Terra serão em ti abençoadas. a tua família e a casa do teu pai.1) «Darei esta terra à tua descendência. «Farei de ti um grande povo.  Isaac teve dois filhos: Isaú e Jacob.Abraão: o Pai da fé «Deixa a tua terra.  Jacob e seus 12 filhos emigraram para o Egipto e foram reduzidos em escravidão.

durante a vida vadia de Jacob (Gn 28.Deus prometeu a Abraão  Uma descendência numerosa (Gn 12. Gn 32 e 49.2.7.2425) .13.29-30) e de José (Gn 50. 15.13-16  Promessa que continuará durante a vida de Abraão (Gn 23). e dom de uma terra (Gn 12. 15.5).

e vai para a terra que Eu te indicar… (Gn 12. a tua família e a casa do teu pai. (Dt 34. Isaac e Jacob. Dá-la-ei à vossa descendência.4) .O Senhor disse a Abrão: «Deixa a tua terra.1) 4O Senhor disse-lhe: «Esta é a terra que jurei dar a Abraão.

(Ex 1. . realiza-se a segunda parte da promessa: a terra.7)  Deus conduz o povo da escravidão para a liberdade. O Livro do Êxodo recorda que Deus cumpriu a sua promessa: «Os filhos de Israel foram fecundos e multiplicaram-se. tornaram-se tão numerosos e poderosos que encheram o país».

à pátria celeste. 15Se eles tivessem pensado naquela que tinham deixado. teriam tido oportunidade de lá voltar.8Pela fé. estabeleceu-se como estrangeiro na Terra Prometida. obedeceu e partiu para um lugar que havia de receber como herança e partiu sem saber para onde ia. 14Ora. isto é. os que assim falam mostram que procuram uma pátria. habitando em tendas. 9Pela fé.8-10. ao ser chamado. cujo arquitecto e construtor é o próprio Deus. Abraão. 10pois esperava a cidade bem alicerçada.14-16) . 16mas agora eles aspiram a uma pátria melhor. tal como Isaac e Jacob. (Eb 11. co-herdeiros da mesma promessa.

(Jo 3.«E todas as famílias da Terra serão em ti abençoadas. que lhe entregou o seu Filho Unigénito. mas tenha a vida eterna. a fim de que todo o que nele crê não se perca.16) .3) 16Tanto amou Deus o mundo.» Gn 12.

como Deus lhe falou. O reunir-se com os antepassados não significa «ser posto no mesmo sepulcro: Jocob reuniu-se com seus antepassados no Egipto (Gn 49.Antigamente o povo de Israel não tinha a ideia clara da vida eterna. não lestes no livro de Moisés. mas a pessoa não morria. «reunia-se com os antepassados». o Deus de Isaac e o Deus de Jacob? 27Não é um Deus de mortos. 8Abraão morreu numa ditosa velhice. no episódio da sarça. mas de vivos.13). de idade avançada e repleto de dias.26-27) . foi reunirse aos seus (Gn 25. contudo acreditava na continuação da vida além da morte: o corpo era depositado no sepulcro. (Mc 12.29-32) e depois os restos mortais foram trasladados (Gn 50.7-10). dizendo: Eu sou o Deus de Abraão. 26E acerca de os mortos ressuscitarem.