ASSUNTO: GPS

Instrutor: Ten Pontes Instrutor: Sgt Galdino

OBJETIVOS
- Conhecer e empregar o GPS;
- Capacitar o militar a empregar e realizar uma pista de orientação utilizando o GPS.

I – INTRODUÇÃO II – DESENVOLVIMENTO • Cacterísticas do GPS SUMÁRIO: • • • • • • • • • III – CONCLUSÃO Funções do GPS Captação dos sinais Telas principais Configurações Conceito de Waypoint e Rota Registrar uma posição Opção Nav Apagamento de Emergência Função MOB .

.I – INTRODUÇÃO O GPS (SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL) É UM APARELHO QUE FORNECE A POSIÇÃO DE SEU OPERADOR NO GLOBO TERRESTRE.

Surgimento durante a guerra fria. .1973 DEP DEF EUA inicia o sistema posicionamento global. .HISTÓRICO: . .Concebido para fins bélicos mas se estendeu para todo o mundo.

. QUE CIRCUNDAM A TERRA DUAS VEZES POR DIA. EM UM TOTAL DE 24.A POSIÇÃO É FORNECIDA ATRAVÉS DA CAPTAÇÃO DE SATÉLITES.

cobertura global 24 horas resistente à interferência (f=1575Mhz). .Precisão.Acesso irrestrito(SPS).Info em tempo real. .POSSIBILIDADES . .

.Controle do Dep Defesa Norte- Americano (PPS é reservado).Gasto de baterias.LIMITAÇÕES . .

II – DESENVOLVIMENTO .

CARACTERÍSTICAS PESO: Aproximadamente 220 g (com baterias) TEMPERATURA DE OPERAÇÃO: -15°C a 70°C PRECISÃO DA POSIÇÃO: 15 metros com correção ALIMENTAÇÃO: 2 Pilhas AA DURAÇÃO DA BATERIA: 16 horas .

. . .Permite a localização e navegação geográfica (através de dados lançados ou adquiridos).Permite mapeamentos. levantamentos de áreas. obtenção de dados meteorológicos.Objeto de Segurança Orgânica e meio AUXILIAR de navegação.FUNÇÕES DO GPS . entre outras funções.

CAPTAÇÃO DOS SINAIS DE SATÉLITES A visão do céu do receptor GPS. entre outras estruturas. montanhas. Os sinais GPS são relativamente fracos e não trafegam através rochas. . geralmente determinará a rapidez com que você obterá uma posição fixa ou se obterá uma completa fixação para a posição. edifícios.

.• MÍNIMO FIXA 2D). CASO ISSO NÃO ACONTEÇA. 3 SATÉLITES(POSIÇÃO •VISÃO PARA O CÉU DEVE ESTAR DESOBSTRUÍDA. O SINAL DO SATÉLITE PODE CHEGAR FRACO OU ATÉ MESMO NÃO SER CAPTADO.

APRESENTAÇÃO INICIAL Antes de identificarmos as Telas Pcp. identificaremos os principais botões do nosso GPS: .

Antena embutida Zoom Direcional Navegação/MOB On/Off/Luz Sair/Voltar Página/Avançar Menu Principal Enter/Mark Display em LCD com luz de fundo .

TELAS PRINCIPAIS 1. Tela de Mapa 4. Tela de Posição 3. Tela de Navegação (Bússola/Estrada) 5. Tela de Satélites 2. Tela de Menu .

Elevação Velocidade Tela de Satélites Posicionamento dos Satélites Data Precisão Barra de Captação Coordenadas Horário .

Tela de Mapa Velocidade “Eu” Horário “Way Point” previamente marcado .

Tela de Navegação (Bússola/Estrada) Velocidade Azimute do curso atual Distância para o próximo ponto CUIDADO! Esta seta não é o ponteiro da bússola! É a seta da direção de navegação! Distância para retornar ao curso correto. .

Rota Ativa Tela de Rota Nome da Rota Distância do Ponto em que estou para o Ponto 003 1° Ponto Distância do Ponto em que estou para o último Ponto (Distância total da rota) .

Tela de Menu Computador de bordo Trajetos Pontos Rotas Proximidade Info celestes Info do software Info do sistema Configuração Luz Memória Interna Energia .

CONFIGURAÇÕES (AJS MENU) NAVEGAÇÃO SISTEMA DE COORDENADAS DATUM UNIDADES DE MEDIDAS PROA (Declinação magnética) .

Simulador.CONFIGURAÇÕES (AJS MENU) SISTEMA MODO (Modo Normal. Econômico) HORA LUZ (Tempo de iluminação) .

(PONTO DE DESTINO) ROTA É UMA TRAJETÓRIA DE WAYPOINTS PRÉ-DEFINIDA .WAYPOINT LOCAL ESPECÍFICO ARMAZENADO NA MEMÓRIA DO RECEPTOR GPS.

. . . .Montagem de rota a partir de dados do terreno.Lançamento de um ponto (no terreno e por dados).Deslocamento e Montagem de Rotas .Montagem de rota a partir de dados da carta.Deslocamento para um ponto lançado.

Por dados: 1º .Teclo “Mark” (Mantenho “Enter” pressionado).Insiro as coordenadas. 3º . caso não queira colocar nome.Lançamento de um ponto: . . 2º .Teclo “Enter”. 2º .Teclo “Enter”.Teclo “Mark” (Mantenho “Enter” pressionado).No terreno: 1º . . caso não queira colocar nome.

Deslocamento para um ponto lançado: Aperto “Nav” e seleciono o ponto desejado. .

2º . teclando “Mark” em suas posições no terreno. teclo “Enter” e coloco o nome e os pontos.Monto a rota da seguinte forma: a) Teclo “Menu” (tela menu).Montagem de rota a partir de dados do terreno: 1º .Lanço vários pontos com numeração crescente. c) Ao aparecer “nova”. . b) Seleciono “Rotas”.

.Monto a rota da seguinte forma: a) Teclo “Menu” (tela menu). 2º . teclo “Enter” e coloco o nome e os pontos. b) Seleciono “Rotas”. colocando suas coordenadas.Montagem de rota a partir de dados da carta: 1º . c) Ao aparecer “nova”.Lanço vários pontos com numeração crescente.

. basta teclar “Nav”.A partir de então. escolher a rota ou o ponto para onde desejo ir e seguir a tela bússola.

pressione a tecla para ligar a unidade. Então aperte a tecla ENTER. Enquanto mantém pressionada a tecla MENU.APAGAMENTO DE EMERGÊNCIA GPS desligado. . Surgirá um mensagem de advertência com a opção SIM em destaque.

MAN OVER BOARD (MOB) .MANTER PRESSIONADO A TECLA MOB .

. . .Um grande recurso do GPS .

Avaliação formativa prática (Grupo).Avaliação formativa teórica (Individual). .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful