You are on page 1of 6

QUAL A VERDADE SOBRE A VIOLÊNCIA NO ESPÍRITO SANTO?

Prof.Ms.Marco Aurélio Borges – Doutorando em Ciências Humanas/ Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia (capes 7) da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professor e pesquisador do Centro Universitário São Camilo – ES, atuando na coordenação do Laboratório de Pesquisas Históricas e Sociais Aplicadas – LAPHIS; Pesquisador associado do Núcleo de Estudos em Conflito, Cidadania e Violência Urbana – NECVU da UFRJ.

A IMPORTÂNCIA DA PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSE E LATO SENSU PARA A ECONOMIA E O DESENVOLVIMENTO DO ESPÍRITO SANTO

• Qualidade dos dados e confiabilidade dos “rankings” de violência. .Introdução • Espírito Santo como 2º estado mais violento do Brasil. • Perigo das afirmações categóricas sobre violência.

15) afirma que esses Mapas da Violência que popularizam os rankings de violência entre os estados e cidades terminam “(. p. .. ou material de análise de uma sociologia semi leiga”. Caso de Simões Filho na Bahia – encontro de vítimas de assassinatos acontecidos em Salvador.DESENVOLVIMENTO • Mapas da Violênca Beato (1998.) sendo uma curiosidade para o público leigo..

2012). Sem falar na baixa rotinização dos processos e mesmo o cuidado com o registro (2011). todos são agrupados apenas como homicídios (2012). Homicídio Culposo. Segundo a Gestora Estadual. “(.DESENVOLVIMENTO • Rotinização de procedimentos • Marcelo Durante aponta que existem 27 sistemas estaduais diferentes de classificação de delitos. compostos normalmente por duas estruturas independentes de registro. pela melhoria na qualidade do registro da informação (BRASIL.” O aumento dos óbitos por causas externas na região nordeste. uma da Polícia Militar e outro da Polícia Civil..” • • .. Homicídio Doloso. Anuário de Segurança Pública 2012 publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública “(. Homicídio Culposo no Trânsito.. o crescimento do número de homicídios na região Nordeste pode ser explicado.) o Espírito Santo não separa os tipos penais de acordo com a legislação vigente. Portanto..) acompanhou um processo realizado pelo Ministério da Saúde que aprimorou a qualidade dos registros de óbitos. ainda que parcialmente.

padrões populacionais extremamente diferenciados. . taxas relativas. padrões de urbanização.DESENVOLVIMENTO • Problemas estatísticos Taxas brutas. etc. taxas por 100 mil. valores absolutos. habitantes.

sendo a zona litorânea e o norte do estado os lugares com maiores taxas brutas.CONCLUSÃO De acordo com Zonatelli e sua equipe (2011. um padrão nacional. p. seguindo. .80). inclusive. Houve a partir daí uma generalização dos assassinatos por quase todos os municípios do estado do Espírito Santo a partir do fim dos anos 90. a acentuação do problema dos homicídios no estado aconteceu em meados dos anos 80.