You are on page 1of 9

Trabalho realizado por: Bruno Fernandes nº4 Daniela Pinto nº8 Tânia Alves nº25 Joana Állen nº29

Índice  Inseminação Artificial (IIU .Inseminação IntraUterina)  Fases da IIU  Vantagens e desvantagens  Curiosidades  Conclusão .

ou também conhecida como Inseminação Intra-Uterina.Inseminação Intra-Uterina) A Inseminação Artificial. . é uma técnica de reprodução medicamente assistida que consiste na deposição dos esperma no aparelho reprodutor feminino. Esta técnica é empregada em casos de incapacidade de ejaculação. bem como determinadas alterações na qualidade do sémen.Inseminação Artificial (IIU . nas trompas e a endometriose. distúrbios de ovulação ou alterações no muco cervical que impeçam a livre penetração dos espermatozóides no útero.

unida à indução da ovulação com as hormonas comporta o desenvolvimento de diversos folículos. aumentando por sua vez a possibilidade de gravidez. que depois da indução ao estudo da ovulação. permite dispor mais de um óvulo para que este possa ser fecundado de forma natural.Fases da IIU 1ª fase: A estimulação do ovário com as hormonas. .

Fases da IIU (cont. para este efeito são processadas amostras através de técnicas de preparação seminal.) 2ª fase: A preparação do esperma consiste na seleção e na concentração dos espermatozóides. Com estas técnicas de lavagem. eliminam-se os espermatozóides mortos. A sua baixa mobilidade é um dos fatores que podem afetar a realização de uma gravidez. .

. a mulher deve permanecer alguns minutos em repouso. Terá que fornecer ao laboratório uma amostra seminal e uma vez preparada a amostra.Fases da IIU (cont. a mesma é depositada com uma seringa especial no interior do útero. Depois do esperma depositado. não é necessário aplicar nenhum tipo de anestesia nem é causado nenhum incómodo. A inseminação pode ser realizada após a indução da ovulação.) 3ª fase: A inseminação é realizada nas consultas.

 Probabilidade elevadíssima de ocorrer gravidez.  Método rápido e prático. . precisando realizar mais um procedimento. Desvantagens:  Não tem eficácia para mulheres com trompas obstruídas.Vantagens:  Pouco agressivo.  A fertilização pode não ocorrer.  Risco de gravidez múltipla.

o casal poderá optar pelo banco de esperma. Nesta circunstância. . Na doação de esperma preserva-se o anonimato do dador e do casal infértil.Curiosidades Existem homens que não apresentam nenhum espermatozóide no esperma ou mesmo no testículo. nestes casos. que apresentam falhas no processo de fertilização. Existem mulheres que perderam os seus ovários em cirurgias ou possuem doenças hereditárias. estas podem receber ovócitos de pessoas que fazem doação dos mesmos.

. aumentamos também.Conclusão Com este trabalho ficamos a saber um pouco melhor em que consiste a inseminação artificial. os nossos conhecimentos acerca do tema em questão. como é realizada e.