You are on page 1of 28

Gesto Agroindustrial

Quando se fala em Agronegcios - Agribusiness, no que voc pensa???

Agronegcio Conceito e Dimenses


No incio da humanidade os homens viviam em bandos nmades Agricultura de subsistncia, sua atividade resumia-se a extrair da natureza seu sustento, por meio da coleta de razes e frutos silvestres, da caa e da pesca, Descobriram o poder da germinao das plantas, e o excedente da produo comea ser comercializado Com a fixao do homem no campo, dada necessidade de produzir alimentos, surgiram as grupos organizados, com a determinao de quem manda e quem obedece. As propriedades rurais eram muito diversificadas, produziam, industrializavam e comercializavam. Por isso qualquer referncia agricultura relacionava-se a todo o conjunto de atividades desenvolvidas no meio rural.

Agronegcio Conceito e Dimenses


Ainda comum encontrarmos na literatura a diviso da economia em trs setores: primrio, secundrio e tercirio, incluindo o agronegcio no primeiro denominado normalmente AGRICULTURA. A histrica da diviso da economia em trs setores, primrio (agricultura, extrativismo vegetal e mineral), secundrio (indstria de transformao e construo) e tercirio (comrcio, transporte e servios), perdeu sua importncia para a anlise da organizao econmica de pases e regies. A abordagem moderna das atividades rurais no mais comporta a denominao de setor primrio para a agricultura. Por meio do conceito de AGRONEGCIO, o setor rural estudado com base em suas relaes com a indstria fornecedora e de transformao, com o comrcio e distribuio e com o armazenamento e instituies financeiras.

Agronegcios ou Agribusiness
O conceito de agronegcio soma: Operaes de produo e distribuio de insumos agropecurios Atividades de produo nas fazendas;

Armazenamento,
industrializados.

processamento,

distribuio

consumo dos produtos agropecurios in natura ou

(Abrange todas as escalas de propriedade e no restringe formas de gesto).

AGRONEGCIO:
Alimentos de origem vegetal
Alimentos de origem animal
Fibras Combustveis (lcool, biodiesel) Florestas cultivadas Bebidas (vinho, cachaa) leos vegetais Etc.

Agronegcio: a construo do conceito


Costuma-se dividir o agronegcio em trs partes. Negcios agropecurios propriamente ditos, dentro da porteira, que representam os produtores rurais, constitudos na forma de pessoas fsicas ou jurdicas. Negcios montante, pr-porteira, representados pela indstrias e comrcios que fornecem insumos para os negcios agropecurios. Por exemplo, os fabricantes de fertilizantes, defensivos qumicos, equipamentos, etc. Negcios jusante, ps-porteira, aqueles negcios que compram os produtos agropecurios, os beneficiam, os transportam e os vendem para os consumidores finais. Por exemplo, os frigorficos, as fbricas de fiao, tecelagem e de roupas, os curtumes e as fbricas de calados, os supermercados e varejistas de alimentos etc.

Agronegcio Em Resumo
ANTES DA PORTEIRA: indstria de insumos agropecurios,
mquinas agrcolas, fertilizantes, defensivos agrcolas, produtos veterinrios, vacinas, embalagens, combustveis, gua, energia, materiais genticos: (smem, mudas, sementes), sal mineral, etc); DENTRO DA PORTEIRA: produo agropecuria (produtores rurais) individuais ou organizados em cooperativas, corresponde ao ciclo vegetativo, plantas anuais, perenes e semi-perenes, sistema de criao agropecuria, manejo. DEPOIS DA PORTEIRA: beneficiamento, industrializao e distribuio (atacado e varejo); consumo (familiar, restaurantes, etc). SERVIOS COMPLEMENTARES: Central de Abastecimento (CEASA), Armazns (CONAB), Pesquisa (EMBRAPA, EPAMIG, universidades), Sindicatos (produtores e trabalhadores), Crdito rural (bancos), Bolsa de Mercadorias, Mercado Futuro (BM&F), etc.

Segmento DEPOIS DA PORTEIRA


Infelizmente a agroindustrializao ainda considerada uma alternativa e no uma necessidade.

Gera empregos, distribui rendas, cria novos produtos, busca novos mercados, agrega valores e praticidade para o consumidor.
Embora o agronegcio brasileiro tenha mostrado competncia histrica, necessita ser mais gil, conquistar mais espaos e permanecer em destaque em nveis interno e externo, com maior competitividade.

Tem que buscar fortalecer todas as cadeias produtivas pois, uma corrente to forte quanto seu elo mais fraco.

AGROINDSTRIA So unidades empresariais onde ocorrem as etapas de beneficiamento, processamento e transformao de produtos agropecurios in natura at a embalagem, prontos para a comercializao.
agroindstrias no alimentares: o conjunto das atividades que concorrem obteno de produtos oriundos da agropecuria, florestas e pesca, no destinadas alimentao mas aos sistemas energticos, madeireiro, couro e calados, papel, papelo e txtil. agroindstrias alimentares: o conjunto das atividades que concorrem formao e distribuio dos produtos alimentares, como sucos, polpas, extratos, lcteos, carnes e outros.

Quem puxa o agronegcio?

Agronegcio brasileiro (2007) - Total 642 R$ bilhes

A Importncia do Agronegcio para o Brasil


Um dos setores mais dinmicos da economia:
35% do PIB; 28% da populao economicamente ativa

35% dos empregos; - setor que mais gera mo-de-obra em relao ao valor
da produo. 5 milhes de propriedades rurais (18 milhes de habitantes em rea rural). 30-40% das exportaes brasileiras. 22% das terras agricultveis do mundo. Lder mundial de exportao de acar, caf, suco de laranja e soja. Lder mundial na produo de soja, milho, acar, caf, carne bovina e de

frango.

Perspectiva do Agronegcio para o Brasil


O Brasil detm terras abundantes, planas e baratas, como so os
cerrados com uma reserva de 80 milhes de hectares.
Dispe de produtores rurais experimentes e capazes de transformar essas potencialidades em produtos comercializveis. Detm um estoque de conhecimentos e tecnologias agropecurias, transformadoras de recursos em produtos. Por conta de condies extremamente favorveis para a contnua expanso deste mercado, como farto espao territorial, mo-deobra acessvel e diversas questes ligadas conjuntura internacional, o pas visto por muitos especialistas como principal candidato ao posto de grande fornecedor alimentcio global.

Perspectiva do Agronegcio para o Brasil


At 2015, a participao nacional no mercado internacional de soja deve crescer dos atuais 36% para 46%. No caso do frango, o salto ser de 58% para 66%. Nas reas em que o pas ainda tem uma fatia pequena do

comrcio mundial, as evolues devem ser muito maiores. Na


suinocultura, por exemplo, de acordo com previses dos especialistas da rea, o Brasil deve quadruplicar sua participao, conquistando metade do mercado internacional. "Num futuro prximo, a suinocultura ser to importante para a balana comercial do pas quanto so hoje o frango e a carne bovina (NETO, 2007 apud SEIBEL, 2007).

Dilemas do Agronegcio Brasileiro


Degradao do meio ambiente ( poluio do solo, gua e ar ); Preocupao com a segurana alimentar e melhoria da qualidade de vida; Tendncia de volta ao natural (produtos orgnicos); xodo rural e excluso social; Descapitalizao dos produtores rurais;

Custo da tecnologia (dependncia de patentes e royalties)


Infra-estrutura logstica, falta de ferrovia, precariedade da malha rodoviria 37% em pssimo estado de conservao e outros 32 com alguma deficincia.

Evoluo da rea cultivada e da produo de gros Brasil 1990 a 2002


SAFRAS 1990/1991 1991/1992 REA PLANTADA (milhes de h) 37,8 38,4 PRODUO (milhes de t) 57,8 68,2

1992/1993
1993/1994 1994/1995 1995/1996 1996/1997 1997/1998 1998/1999 1999/2000 2000/2001 2001/2002

35,6
39,0 38,4 36,8 36,4 35,0 36,7 37,7 37,3 39,0

68,3
76,0 81,2 73,8 78,9 76,5 82,4 82,8 98,2 100,9

Produo com sustentabilidade


Distribuio territorial Estimativa (milhes de ha)
Fontes: IBGE e CONAB Adaptao: MAPA

Floresta Amaznica Pastagens reas protegidas Culturas anuais Culturas permanentes

350 220 55 47 15

Cidades, lagos e estradas


Florestas cultivadas Sub-total Outros usos reas no exploradas ainda disponveis para a agricultura TOTAL

20
5 707 38

106
851

Elaborao: Revista VEJA, edio 03/03/2004

Nova Fronteira Agrcola

Dcada de 90

Dcada de 80 Dcada de 70 Dcada de 60 Dcada de 50

Fronteira Agrcola: Primeira Expanso

Anos 70 e 80 expanso baseada em P&D, crdito rural subsidiado e preos garantidos

Fronteira Agrcola: Segunda Expanso


Anos 90 e 00 expanso baseada em ganhos de eficincia (produtividade e escala) e grande demanda
Cerrados Lenta diversificao do modelo carne bovina/soja para algodo, milho, laticnios, frangos, sunos, acar e caf.

Reestruturao e Poder no Agronegcio


1a ONDA: o poder estava no campo (produtores); 2a ONDA: o poder estava na indstria (aps 2a. Guerra); 3 ONDA: o poder est na DISTRIBUIO (varejistas) ltimos 20 anos

MOTIVOS: identificao das tendncias de consumo; coordenao do fluxo de mercadorias (coordenao para trs); maior poder de negociao; maior margem de lucro; imagem junto aos consumidores.

PODER NO AGRONEGCIO:
INDSTRIA DE INSUMOS (oligoplio): maioria empresas bem administradas e competitivas; PRODUO AGROPECURIA (concorrncia perfeita): muitos produtores, mal organizados, desunidos e com pouca experincia administrativa; AGROINDSTRIAS: (oligoplio): administradas e competitivas. maioria empresas bem

Obs.: produtores rurais esto pressionados pelos dois lados (pouco poder de barganha):

- Na hora de comprar: quanto custa!


- Na hora de vender: quanto voc me paga!

Dimenses do agribusiness mundial e participao de cada setor


Setores/Anos 1950 % Insumos 18 Produo agrcola 32 Processamento e distribuio 50 2000 % 13 15 72 2028 % 9 10 81

Fonte: Ray Goldberg, baseado em discusses no USDA. In: Neves e Spers, 1996).

QUAL SER A 4a ONDA ?


O poder estar na coordenao do agronegcio (contratos + integrao vertical); Parcerias para agregao de valor; Tecnologias (produo + informao) visando a orientao para o mercado. (rastreabilidade).

MUDANA DO PARADIGMA:
CUSTO + LUCRO = PREO para PREO - CUSTO = LUCRO PREO: definido pelo consumidor; CUSTO: eficincia do agronegcio; LUCRO: definido pelo scios/acionistas.

CADEIAS AGROINDUSTRIAIS COMPETITIVAS DO BRASIL:


ALGUNS EXEMPLOS: AVICULTURA DE CORTE; AVICULTURA DE POSTURA; SOJA; FLORES; CARNE BOVINA DE CORTE FRUTICULTURA TROPICAL

Prosperidade Tecnolgica (exemplos):


REA QUMICA ( fertilizantes, defensivos, conservantes, etc.) REA BIOQUMICA (vacinas, produtos veterinrios, etc.) GENTICA VEGETAL (melhoramentos, hbridos, transgnicos, etc.) GENTICA ANIMAL (melhoramentos, inseminao artificial, transferncia de embries, etc.) MECANIZAO (preparo do solo, irrigao, colheitadeiras, processamento, transporte, automao na alimentao animal, etc.) MICROELETRNICA (microchips p/ identificao de animais, etc.) NOVOS MATERIAIS (construo rural, embalagens, etc.)

QUAL A SADA DO PRODUTOR RURAL ?


Sadas para os produtores rurais (individuais):

Definir claramente objetivos e metas;


Avaliar pontos fortes e fracos da empresa; Avaliar ameaas e oportunidades do ambiente externo;

Definir estratgias que proporcionem vantagens competitivas;


Aumentar produtividade;

Melhorar qualidade;
Agregar valor ao produto; Reduzir os custos.

QUAL A SADA DO PRODUTOR RURAL ?


Sadas para os produtores rurais (coletivas): Cooperativismo / associativismo; Participao nas leis agrcolas; Participao na reforma tributria; Fortalecer entidades de classe; Ao poltico-partidria; Marketing para valorizar o produto agropecurio; Parceiras e alianas estratgicas (uni, bi ou plurilaterais)

You might also like