You are on page 1of 46

A Jornada do Herói: Uma visão mitológica e psicanalítica do Tarô

Seminário apresentado no curso de Psicanálise Integrativa da SBPI por Luiz Roberto Terron São Paulo 22/3/2009

O que vai ser visto
 Introdução
– O que é o Tarô? Origens do Tarô. Origens da palavra Tarô. Tipos de Tarôs. Quais os possíveis usos do Tarô?

 Alguns aspectos do Tarô sob o ponto de vista da psicanálise.  O Tarô contando a história do ser humano: A Jornada do Herói pela Vida.  Bibliografia usada.

O que NÃO vai ser visto
Usos do Tarô como oráculo.
Modos de leitura das cartas. Exemplos de leituras.

Primeira Parte
O Tarô

divididas em dois grupos: • Arcanos* Maiores: 22 cartas.O que é o Tarô?  Estrutura atual (desde o século XVI) – Baralho com 78 cartas. arkana = mistérios .do latim: arkanum = mistério. • Arcanos Menores: 56 cartas * Arcano .

Uma dessas cartas (O Louco) pode assumir tanto o número 0 (zero) quanto o número 22 – (veja exemplo na próxima transparência) . – as cartas são numerados de 1 a 21.Arcanos Maiores Os Arcanos Maiores são: – 22 temas individuais que não se repetem (uma figura em cada carta).

Exemplo de Arcanos Maiores (Tarot Jean Dodal. 1701-1715) .

Taças e Moedas Tarocchi Classici.Arcanos Menores (I) Arcanos Menores – Precursores do baralho de carta comum. 1835 . Espadas. – Subdividem-se em quatro conjuntos: • Bastões. Milano.

Arcanos Menores (II)  Significado dos conjuntos Tarô Classes Sociais Quatro Elementos da Idade Média Fogo Ar Água Terra Camponeses Cavaleiros Clero Mercadores Insígnias Celtas Lança Espada (Excalibur) Taça (Graal) Bandeja Bastões Espadas Taças Moedas .

respectivamente. Espadas. que deriva do Arcano 0 (ou 22) o Louco .Arcanos Menores (III) Dos Arcanos Menores. surgiram as cartas de baralho de jogar. Copas e Ouros – A única carta que lembra os Arcanos Maiores é o Coringa (Joker). as cartas de: • Paus. – posteriormente...

3. – A seguir vêm as cartas da Corte: Pajem.até 10.. cada série começa (como no baralho comum) com o Ás (representado o número 1) e continua com os números 2..Arcanos Menores (IV) Arcanos Menores – No Tarô. . Cavaleiro. Rainha e Rei (nas cartas comuns não existe o Cavaleiro.. e o Pajem é o Valete).

versão Muller 1870 .Exemplo de Arcanos Menores Sequencia de bastões .

. – O Tarô está ligado à Cabala (22 Arcanos = 22 letras do alfabeto judaico).  Os Arcanos Maiores e os Menores surgiram simultaneamente? Ou um grupo foi reunido ao outro no transcorrer do tempo?  Arcanos Maiores – possibilidades: – Surgiu na Renascença: primeiro indício na Itália. 1430 – Tarô Visconti-Sforza. – O Tarô foi trazido para a Palestina pelos judeus devido ao Êxodo (Moisés era um sacerdote egípcio). – O Tarô é uma versão do Livro da Sabedoria dos sacerdotes egípcios.Origens do Tarô  Muitas dúvidas.

Torá = Lei Divina. – O termo vem do francês e surgiu em fins do século XVI (fabricantes de cartas eram chamados de tarotiers).Origens da palavra Tarô (I)  Muitas dúvidas e possibilidades: – Palavra egípcia (antes da pedra da Roseta): Tar (caminho) Ro (real). – As cartas surgira na Itália (Parma) e receberam o nome do rio Taro. – Tarô vem de Torah ou Torá (cinco livros do Pentateuco). .

20) .Origens da palavra Tarô (II)  Rota = roda (italiano)  Orat = anunciar (latim)  Ator = deusa egípcia da Iniciação  Tora = Lei  ROTA TARO ORAT TORA ATOR = A Roda do Tarô Anuncia a Lei dos Iniciados (Paul Foster Case. séc. tarólogo americano.

Tipos de Tarôs  Além do tradicional Tarô de Marselha. Alguns exemplos: 1 – O Mago Mitológico 2 de Água Tarô de Oz 19 – O Sol Tarot White Cats 01 – O Mago Salvador dali . Inúmeros tipos.

– Os Arcanos Menores ganharam representação pictórica semelhante a dos Arcanos Maiores Pamela Colman Smith Arthur Eduard Waite .em 1909/1910: surgiu o Tarô idealizado por Arthur Eduard Waite. chamado de Tarô Rider-Waite – Diferencial: os Arcanos maiores foram revisados em forma e cores. desenhado por Pamela Colman Smith e editado por William Rider. A numeração do Arcano Justiça foi trocado pela da Força.(I)  ..... Assim ficou: Força = Arcano VIII e Justiça = Arcano XI.No séc XX.

No séc XX. Três de paus Oito de copas Marselha Rider-Waite A.(II)  Comparação entre Tarôs de Marselha... Rider-Waite e Crowley (outro Tarô moderno). Crowley .

etc. Vamos ver os seguintes: – Oráculos de Mlle Lenormand. Astrológicos. Qabalah.ex. muitas vezes são confundidos com o Tarô. dos Elementais. IChing. P. – Exemplo de Cartas dos Anjos .Outros oráculos Existem diversos tipos de oráculos sob a forma de cartas.: Anjos. Runas.

Grand Lenormand – Exemplos de Cartas A Mulher (A Consulente) O Homen (O Consulente) Duas cartas De Setores .

Jeu du Destin e Baralho Cigano Exemplos de Cartas Jeu du Destin Baralho Cigano .

Outros Oráculos: Dos Anjos .

. – Objeto de estudo psicanalítico (processo de individuação). holístico. esotérico. – Fonte de conhecimento filosófico.. metafísico. – História da Arte. etc.Quais os possíveis usos do Tarô?  Os usos do Tarô podem ser como: – Expressão artística. – Material de estudo mitológico através da “Jornada do Herói”: uma generalização dos mitos. – Oráculo (sincronicidade). lendas e contos de fadas.

Segunda parte Mitos. lendas e contos de fadas: A Jornada do Herói A Jornada do Herói e o processo de individuação (Jung) .

Concepção do Universo pelos antigos – Universo Babilônico .

. Histórias fantásticas de Heróis.Origem das narrativas Baseados na concepção de Universo. . Mitos.. os seres humanos elaboraram: Panteons. Lendas. Contos de Fadas.

. J. de várias procedências e épocas e escreveu um livro:  Campbell. lendas. O Herói de mil faces.Estudo das narrativas por Joseph Campbell  O antropólogo e historiador Joseph Campbell estudou mitos. etc. 2007. Pensamento. São Paulo. contos.

10. 8. 5. 11. Chamado à Aventura. 3. Renascimento. 9. Campbell detectou 12 etapas n’A Jornada do Herói: 1. 6. edição em 1949). A Caminho do Retorno. 7. Provação Suprema. Travessia do Limiar. Ressurreição. .“A Jornada do Herói”: Etapas (I)  N’ O Herói de mil faces (1a. Retorno Transformado  Retorno com o Elixir. Aproximação do Objetivo. Recusa ao Chamado. Retorno. Mundo Comum  A Vida Normal do Herói. Aliados e Inimigos. 2. 4. 12. Testes. Encontro com o Mentor. Conquista da Recompensa.

A Jornada do Herói – Etapas (2) .

“A Jornada do Herói” e o Ouroboros .

Nova Fronteira. C. . 2008. – Vogler. S. Ediouro. Rio de Janeiro. A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Roteiristas.“A Jornada do Herói” como fonte de inspiração  Esse esquema vem sendo usado em literatura e roteiros de filmes. Rio de Janeiro. Exemplos: – Belloto. Você Já Pensou em Escrever um Livro?. 2006.

O encontro do Si Mesmo Que é. . o processo de individuação proposto por Jung. poderia ser o que será mostrado a seguir. o “Elixir”: • • • • O encontro com a parte desconhecida.Significado da viagem do Herói Em psicanálise (I)  A jornada representa o fortalecimento do Ego e o encontro do “Bem Precioso”. A luta para a unificação. A unificação.  O conjunto das doze etapas. em um tratamento psicanalítico. em suma.

Significado da viagem do Herói Em psicanálise (II)  As doze etapas. em um tratamento psicanalítico são: .

Terceira parte A Jornada do Herói e o Tarô .

o processo de individuação. – Conta. então. a história do ser humano (cada um de nós)  Vamos analisar isto através das cartas dos Arcanos Maiores do Tarô. – Apresenta. . lendas e contos de fadas.Significado da “Jornada do Herói” no Tarô  Vai ser visto. a seguir que: – O Tarô conta a história da “Jornada do Herói”: um “resumo” dos mitos. também.

H O Tarô e a Viagem do Herói. São Paulo. São Paulo. 1997. . S Jung e o Taro .Bibliografia sobre a “Jornada do Herói” e o Tarô  Banzhaf. Editora Cultrix. Editora Pensamento.Uma Jornada Arquetipica.  Nichols. 1980.

“Jornada do Herói” e os Arcanos Maiores do Tarô 1 2.5 6 7 8 9 a 12 .3 4.

II: A Sacerdotisa. – O Hierofante. III: A Imperatriz.  Arcano 5: A Educação do Herói. < .Etapa 1: Mundo Comum / A Vida Normal do Herói  Arcanos I a IIII: os Pais – – – – do Herói – A Família do Herói I: O Mago. IIII: O Imperador.

 Arcano VII: A Partida – O Carro.  Arcano VIII: O Aprendizado das Regras – A Justiça.Etapas 2 e 3: O Chamado à Aventura e a Recusa ao Chamado  Arcano VI: A Decisão de partir – Os Amantes. < .

< .Etapas 4 e 5: Encontro com o Mentor. Travessia do Limiar Arcano VIIII – O Presente do Mentor – O Eremita. Arcano X: Conhecimento da Tarefa – A Roda da Fortuna.

< . Aliados e Inimigos  Arcano XI: Luta contra o Orgulho e a Arrogância – A Força.  Arcano XII: A Paralisação – O Dependurado.Etapa 6: Testes.

Arcano XIIII: Conhecendo o Guia – A Temperança.Etapa 7: Aproximação do Objetivo Arcano XIII: A Transformação – A Morte. < .

Etapa 8: A Provação Suprema: O Grande Sacrifício  Arcano XV: Decida ao Inferno – O Diabo. < .  Arcano XVI: Destruição de Alicerces Antigos – A Torre.  Arcano XVIII: Inimigos Ocultos – A Lua.  Arcano XVII: Uma luz Surge nas Trevas – A Esperança.

 Arcano XX: Fim da Viajem – O Julgamento.  Arcano XXI: A Conquista Final – O Mundo. Ressurreição.Etapas 9 a 12: Conquista da Recompensa. Retorno. < .Retorno Transformado  Arcano XVIIII: Iluminação do Caminho – O Sol. A Caminho do Retorno. Renascimento.Final da Jornada .

Conclusão O Tarô está ligado à: – Mitologia através da figura do Herói Mítico e da Jornada do Herói. mas de arte e história. – psicanálise pois conta a Jornada do Herói que é uma forma de expressar o processo de individuação proposto por Jung. . Portanto é uma fonte de estudos não só de Mitologia e psicanálise.

Fim .