PERMUTADOR DE CALOR

Permutadores
são equipamentos que promovem a troca de calor entre dois fluidos. Esses fluidos podem ser ambos fluidos de processo ou apenas um deles.
Nos permutadores de calorconvencionais, temos dois fluidos circulando por dois circuitos independentes: o fluido quente e o fluido frio. Um desses fluidos passa por dentro dos tubos do feixe tubular (lado dos tubos) e o outro passa por fora do feixe (lado do casco)

de

calor

etc. em geral. REFRIGERADOR: resfria também um fluido de processo.PERMUTADOR DE CALOR CLASSIFICAÇÃO QUANTO A UTILIZAÇÃO: RESFRIADOR: é o equipamento que resfria um líquido ou gás com o emprego de água ou ar (Cooler). vaporizando o produto ali acumulado. O resfriamento é obtido pela expansão de um fluido refrigerante como amônia. vaporizando-o total ou parcialmente. . de um vapor até a sua AQUECEDOR: aquece o fluido de processo utilizando. parcial ou total. REFERVEDOR: vaporizador que trabalha conectado ao fundo da torre de resfriamento. VAPORIZADOR: cede calor ao líquido de processo. GERADOR DE VAPOR: gera vapor d’água aproveitando calor excedente de um fluido de processo. propano. porém a temperatura mais baixa do que a que poderia ser obtida empregando-se água ou ar. freon. CONDENSADOR: retira calor condensação. vapor d’água.

que é preso ao casco.PERMUTADOR DE CALOR CLASSIFICAÇÃO QUANTO A FORMA: PERMUTADORES DE CASCO E TUBO: São os permutadores mais encontrados na indústria de petróleo. sem sofrer interferência do casco. enquanto o outro tem liberdade para se deslocar na direção longitudinal do aparelho. B) Permutadores com espelho flutuante: um dos espelhos é preso ao casco. A) Permutadores com espelhos fixos: o feixe de tubos é fixado ao casco por meio de solda. C) Permutadores com tubos em U: os tubos são dobrados formando elementos em forma de U e fixados a um espelho apennas. Neste caso os tubos dilatam-se individualmente. acompanhando a dilatação térmica do feixe de tubos. . sem interferirem uns com os outros. Eles são constituídos basicamente de um feixe de tubos envolvido por um casco cilíndrico.

que pode ser aletado ou não. RESFRIADORES A AR (Air Cooler): São constituídos de um feixe de tubos. constituídos de um tubo. através do qual o ar é “forçado” ou “induzido” a passar. PERMUTADORES BITUBULARES: São equipamentos muitos simples. péla ação de um ventilador. encamizado por outro. por meio de tirantes. .PERMUTADOR DE CALOR CLASSIFICAÇÃO QUANTO A FORMA: PERMUTADOR DE PLACAS: São equipamentos formados por placas superpostas e comprimidas entre dois cabeçotes.

Junta de expansão. Conexão para indicador de nível . 14. Gaxetas 25. Flange do cabeçote flutuante. Casco. 16. Sapata de sustentação 38. Boleado 3. 18. 17. Tampo do carretel 5. 1 e 2. Chicanas ou placas de sustentação 29. Anel de separação das gaxetas 27. Divisor de passes 32. 12. Espelho flutuante.PERMUTADOR DE CALOR NOMENCLATURA DOS COMPONENTES DOS PERMUTADORES CASCO E TUBOS. Tampo do cabeçote flutuante ou tampo flutuante. Flanges do casco. Flange do tampo do casco. Flange sobreposto 21. Flange do cabeçote estacionário 4. Anel bipartido de retenção do flange 20. Berço de sustenntação 36. Conexão para respiro 33. Tirantes e espaçadores 28. Quebra-jato 30. 13. Caixa de gaxetas 24. Anel bipartido de fixação do tampo flutuante. 9. Tipo carretel 2. Saia do espelho flutuante 23. Tampo do cabeçote flutuante externo 22. 8. Defletor longitudinal 31. Cabeçote estacionário 1. 19. Espelho estacionário 7. 15. Conexão para dreno 34. Preme-gaxetas ou “sobreposta” 26. Bocal do cabeçote estacionário 6. Tubos. 10 e 11. Conexão para instrumentos 35. Olhal de suspensão 37. Vertedouro 39. Tampo do casco. Bocal do casco.

Permite fácil limpeza mecânica interna dos tubos (tubos retos). Permutador com Feixe Tubular em U: . . em igualdade de demais condições.PERMUTADOR DE CALOR CARACTERÍSTICAS DOS PERMUTADORES DE CALOR Permutador com Espelho Flutuante: . . Usado para fluidos limpos. e assim ambos os fluidos podem ser viscosos. . sujos. Nesse tipo de permutador só é possível a substituição dos tubos externos do feixe. Não é adequado para grandes pressões do lado dos tubos devido a construção do espelho flutuante. . ou que deixem depósitos. podendo com facilidade ser feita a substituição de qualquer tubo quando necessário. . . Feixe tubular desmontável para inspeção e manutenção. . Em média é 15 a 20% mais barato que o permutador com tampa flutuante. Construção cara e tradicional para serviços severos. Permite qualquer diferencial de temperaturas e também qualquer pressão nos tubos. . . principalmente quando a pressão do lado dos tubos for muito alta. Permite qualquer diferencial de temperatura entre os fluidos. Exige fluidos limpo pelos tubos porque a limpeza interna mecânica dos tubos é difícil e não recomendada.

Só pode ser empregado para serviços não essenciais ou de baixa responsabilidade. . para inspeção e manutenção. Exige-se sempre que o fluido que passa pelo casco seja não corrosivo e limpo. mas permite limpeza mecânica interna dos tubos. É em média. Construção econômica permitindo qualquer diferencial de temperatura. 25 a 30% mais barato que o permutador de tampa flutuante. . Feixe tubular não desmontável. Feixe tubular não é desmontável. A substituição dos tubos embora possível é difícil. e temperatura do fluido mais quente (< 150°C). Permutador com ambos os Espelhos Fixos: Não há compensação para a dilatação diferencial entre casco e tubos.PERMUTADOR DE CALOR CARACTERÍSTICAS DOS PERMUTADORES DE CALOR Permutador com junta de expansão no casco e Espelhos Fixos: . Pode ser empregado para pequenas diferenças médias de temperaturas entre os dois fluidos (< 50°C). podendo estar sujeita a ruptura súbita. . Permite limpeza mecânica interna dos tubos. Empregado também para altas pressões pelo casco (construção forjada). e com fluido pelo casco não perigoso. . porque a junta de expansão é sempre um ponto fraco. . .

em muitos casos. . . . o que pode. cara ou de má qualidade. Colocando-se vários cascos em série. Feixe tubular desmontável e com possibilidade de fácil limpeza mecânica interna. Permite qualquer diferencial de temperaturas. . representar uma considerável economia. . em instalações onde a água é escassa. Tipo próprio para pequenas cargas térmicas (pequena área de troca de calor) e baixas vazões. Em compensação. . Empregados para substituir os permutadores convencionais. a diferença entre as temperaturas de entrada e saída pode ser muito grande. os resfriadores a ar dispensam a construção das tubulações de entrada e de saída de água. com circulação de água de resfriamento. Permite com facilidade modulação de qualquer número de cascos. A área do terreno ocupado é em média três vezes maior do que a necessária para um permutador convencional de capacidade equivalente e o seu custo é 50% maior. Resfriadores a ar: .PERMUTADOR DE CALOR CARACTERÍSTICAS DOS PERMUTADORES DE CALOR Permutador Bitubular: . . além do custo adicional da energia elétrica consumida pelos ventiladores.

e a terceira o tipo da extremidade oposta ao carretel.PERMUTADOR DE CALOR PADRONIZAÇÃO “TEMA” PARA PERMUTADORES DE CALOR A TEMA fez uma padronização de tipos de permutadores convencionais. das quais a primeira indica o tipo do carretel. a segunda o tipo do casco. . Por exemplo um permutador AES combina um cabeçote estacionário tipo A com um casco tipo E e um cabeçote flutuante S. Cada tipo é designado por uma sigla de três letras.